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GEO EMFA PROMOVE VISITA CULTURAL
Alunos do GEO Escola Municipal Fernando de Azevedo participam de visita ao Centro Cultural Banco do Brasil e ao AquaRio.
No início do 4º bimestre, o GEO EMFA, escola municipal que fica em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, levou 40 alunos, que mais se destacaram no 3º bimestre, ao Centro do RJ, para visitarem pontos culturais e turísticos.
A maioria dos alunos nunca havia saído da comunidade em que vivem, e essa oportunidade, oferecida pela escola, permitiu aos alunos vivenciarem uma experiência enriquecedora, ao visitar dois importantes espaços culturais: o Centro Cultural Banco do Brasil e o AquaRio, maior aquário marinho da América do Sul.
A primeira parada do passeio foi no CCBB, onde os estudantes puderam conhecer um pouco da história do CCBB antes de se tornar um Centro Cultural; quando ainda era um Banco da capital do Brasil. Puderam ainda explorar exposições interativas, várias artes visuais, histórias e cultura.
O trajeto até o AquaRio foi feito, pelos alunos e professoras, caminhando, pelo qual pode-se avistar com fascínio, a Baía de Guanabara, o Píer Mauá, a arquitetura do Museu do Amanhã e as paisagens das ruas, cheias de grafite nas paredes. Houve bastante interação sobre elas, o que proporcionou ainda mais conhecimento da arte aos alunos, que descobriram o que cada uma delas representava.
Já no AquaRio , o deslumbramento foi imediato ao contemplar a vasta diversidade de vida marinha. Os alunos se encantaram com a quantidade de espécies presentes nos grandes aquários. Puderam aprender sobre a importância da preservação ambiental e o papel de cada um na proteção dos oceanos.
Para Laura Marinho, uma das alunas que estava com o grupo, a experiência foi incrível:
“ Eu achei bem interessante as obras de arte do CCBB, conhecer sobre a história da ”Rua Direita”, hoje a famosa Rua Primeiro de Março, e adorei a visita ao AquaRio, amei os animais marinhos que vimos.”
A iniciativa, realizada em parceria com Secretaria Municipal de Educação, reafirma o compromisso com a inclusão social e o acesso à cultura. Que outras escolas possam passar essa experiência para os alunos.