Volta às aulas com a programação de Rioeduca na TV
25 Julho 2022 | Por Assessoria de Comunicação

Imagem de videorreprodução de videoaula de Rioeduca na TV, com professor ao centro sentado, gesticulando as mãos, com camisa colorida em amarelo e preto, calça bege. Ao fundo, letras formam a palavra Ubuntu, globo terrestre sobre estante com livros e paredes azul e laranja.

No retorno escolar para o segundo semestre letivo, as videoaulas Gerer Tá On são destaque entre as videoaulas

Nesta semana de volta às aulas, de 25 a 29 de julho, videoaulas produzidas especialmente para trabalhar habilidades do currículo escolar sob a perspectiva da educação para as relações étnico-raciais estão na programação de Rioeduca na TV. Na sexta-feira (29), a partir das 16h, as videoaulas Gerer Tá On com os temas As Janelas do Mundo, com semelhanças e diferenças básicas entre os lugares, e O Que Há de África em Nós, sobre processos de formação de diferentes culturas e povos, para os anos iniciais (1º ao 5º ano); e Criando e Compondo Samba-Enredo e Oficina de Escrita Favelada, com planejamento da escrita do texto para os anos finais (6º a 9º ano), são destaque. Rioeduca na TV vai ao ar, na TV, pelo canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30.

As videoaulas, apresentadas por professores da Rede Municipal, são realizadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio. A programação de Rioeduca na TV é destinada a todos os anos de escolaridade - da Educação Infantil até o 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos projetos Carioca I, Carioca II e Travessia.

Videoaulas “mão na massa”

Fazem parte da programação as videoaulas “mão na massa” com novo formato e uma abordagem mais prática dos temas curriculares. Essas aulas trazem atividades, experiências e visitas externas, entre outros, propondo novas abordagens para habilidades curriculares já trabalhadas nas videoaulas “regulares” da programação. Voltadas para todos os anos de escolaridade são organizadas em “séries”: Programa de Criança, Agora é Com Você, Fique Ligado, Curiosidades, De Olho na Escrita e De Olho na Leitura, Língua Portuguesa em @ção, Onde Tem Matemática?, Se Liga na Ciência, #Segue na Rede, Por Aí, Curiosidades Históricas e Um Rio de Possibilidades.

Programação de videoaulas de Rioeduca na TV
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30 - videoaulas de 7h30 às 12h25 com reapresentações das 13h30 às 18h15 e das 19h às 20h30 (Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos).
Aulas “mão na massa” ao longo da programação da semana.
Canais: TV (canal MultiRio - 26 e HD 526 da NET/Claro); aplicativo Rioeduca em Casa e YouTube da MultiRio (www.youtube.com/multiriosme).