ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Veja perguntas e respostas sobre a Rioeducopédia
10 Agosto 2022 | Por Assessoria de Comunicação
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Rioeducopédia Logo Saiba mais sobre

Veja algumas perguntas e respostas sobre a Rioeducopédia, ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido pela MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que oferece aos estudantes conteúdos produzidos por professores da Rede. 

1 - O que é a Rioeducopédia?

É um ambiente virtual de aprendizagem da SME-Rio, desenvolvido com a MultiRio, destinado a estudantes e professores da Rede Municipal. A Rioeducopédia tem linguagem gamificada e apresenta percursos formativos produzidos por professores da Rede, a partir do currículo carioca.

2 - Como acessar a Rioeducopédia? 

O acesso à Rioeducopédia é pelo app Rioeduca em Casa em um botão na aba “Outros”, com navegação sem consumo de dados. Basta preencher com os dados solicitados – matrícula e data de nascimento, para alunos; matrícula e cinco primeiros dígitos do CPF, para professores –, aceitar os “Termos de uso” e pronto. O estudante será direcionado, automaticamente, à página do ano de escolaridade em que está, com as devidas opções de componentes curriculares – Língua Portuguesa, Matemática, entre outros. Já o professor é levado a uma página onde deve escolher o ano que quer acessar. Assista ao tutorial de acesso.

3 - Como funciona a Rioeducopédia? 

A Rioeducopédia é constituída de percursos formativos destinados a cada ano de escolaridade e separados por disciplinas (Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, etc). Cada percurso tem uma videoaula de Rioeduca na TV, um desafio, um quiz e um “para saber mais”. A plataforma é autoinstrucional e foi pensada para oferecer autonomia aos alunos. Contudo, é desejável que você, professor(a), articule seu planejamento de trabalho com os diferentes percursos formativos da Rioeducopédia.

4 - O que são percursos formativos?

Os percursos completos são o coração da Rioeducopédia. Foram criados a partir das videoaulas de Rioeduca na TV e organizados por ano e componente curricular, com base no currículo da SME. Os percursos formativos consistem de quatro etapas pedagógicas (Videoaula, Desafio, Quiz e Para saber mais) que visam a ampliação da experiência de aprendizagem dos alunos.

5 - Como o professor pode utilizar a Rioeducopédia?

Os recursos da plataforma podem ser apropriados pelo professor, de acordo com seu planejamento e como material de apoio ao desenvolvimento dos componentes curriculares. A plataforma também oferece outros recursos, como relatórios de rendimento de turmas e alunos, além do reforço escolar. 

6 - Como são as videoaulas? 

As videoaulas são criadas por professores da SME e gravadas nos estúdios da MultiRio, sendo exibidas no Rioeduca na TV. Cada videoaula dá título a um percurso formativo. É preciso o aluno assistir à aula na plataforma Rioeducopedia – e avaliá-la por meio de uma escala de uma a cinco estrelas – para chegar às etapas seguintes do percurso formativo.

7 - Como ocorrem as atividades do Desafio? 

O objetivo da etapa Desafio é ampliar os assuntos abordados na videoaula. Pode ser uma proposta de reflexão ou uma atividade elaborada pelos professores da Rede que integram a equipe Rioeduca na TV, ou um “aquecimento” para a etapa seguinte. Para os estudantes da Educação Infantil, do EJA I e dos 1º, 2º e 3º anos, esta etapa é disponibilizada em texto e em áudio.

8 - Como funciona o Quiz? 

Com uma linguagem gamificada, simples e direta, o quiz apresenta questões relacionadas à videoaula e à atividade proposta (etapas um e dois). O número de perguntas varia conforme o ano escolar e, para respondê-las, é preciso clicar em uma das alternativas apresentadas. A cada resposta, certa ou errada, é aberta uma janela na tela com uma explicação que reforça o conteúdo. Após responder a todas as perguntas, o aluno recebe, automaticamente, a avaliação geral de sua performance. Cada acerto vale uma estrela. Se responder corretamente a todas as perguntas, ainda ganha um troféu virtual. Para os alunos da Educação Infantil e do 1º ano, os enunciados do quiz são apresentados em texto e em áudio.

9 - Qual a função da etapa "Para saber mais"? 

Esta etapa busca apresentar outras fontes elencadas na curadoria da videoaula para expandir o conhecimento sobre o tema do percurso. Pode conter até três links para conteúdos do Portal MultiRio ou de outras páginas externas. Só pode ser acessada se o aluno tiver terminado o quiz e é opcional.

10 - Como o professor pode utilizar os relatórios de desempenho dos alunos dentro da Rioeducopédia?

Os relatórios de desempenho, por turma ou por aluno, ajudam o professor a visualizar seus desempenhos nos percursos da Rioeducopédia. Para conferir os relatórios, basta o professor logar na plataforma, entrar em seu perfil clicando no ícone/avatar no menu inferior.

Acesso ao perfil do professor no Rioeducopédia

Ao acessar o seu perfil, o professor poderá selecionar a turma a qual gostaria de ver os relatórios.

Acesso do professor aos relatórios das turmas

Em seguida, ele terá a opção de selecionar o componente curricular e o período (bimestre ou trimestre, no caso da Educação de Jovens e Adultos - EJA) ou ainda as ações especiais (Reforço Rio, Simulados) que têm relatórios específicos.

Acesso aos relatórios pelo professor regente

O professor tem então uma visão geral da performance da turma selecionada. Para cada habilidade, os dados de quantos alunos acessaram algum percurso, quantas perguntas responderam e dessas, quantas acertaram. Ao rolar a tela para baixo, o professor terá a visão geral dos alunos da turma selecionada. Ele poderá ver, por aluno, quantas perguntas foram respondidas e o índice de acertos. Lembrando que o professor poderá sempre filtrar os componentes curriculares e o período.

Acesso aos relatórios pelo professor regente

O professor poderá também selecionar um aluno específico e analisar os percursos que ele concluiu na Rioeducopédia. Ao selecionar um determinado percurso nesta área, o professor poderá ver todas as respostas inseridas pelo aluno, certas ou erradas.

Acesso aos relatórios alunos pelo professor regente

11. É possível buscar conteúdos da Rioeducopédia para reforço escolar?

Sim. Na opção do menu “Reforço Rio”, você encontra os conteúdos utilizados para o reforço a partir de filtros conforme o ano de escolaridade, o assunto, a modalidade de ensino, o componente curricular e a habilidade.

12. O que são os avatares dos perfis?

O avatar é uma imagem com maior identificação com o usuário, seja aluno ou professor, tornando a navegação mais agradável e permitindo, também, uma apropriação da plataforma A MultiRio fomentou a criação de avatares a partir de desenhos dos próprios alunos da rede, adaptados pela equipe de Núcleo de Artes Gráficas e Animação para o ambiente virtual. Conheça alguns dos desenhos criados pelos alunos.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Quiz da etapa escolar da Batalha do Conhecimento já está disponível na Rioeducopédia

Quiz da etapa escolar da Batalha do Conhecimento já está disponível na Rioeducopédia

10/08/2022

  O Bicentenário da Independência é o tema transversal dos questionários para os alunos do 3º, 4º e 5º anos.

Rioeducopédia

texto
Conheça os desenhos selecionados no edital Crie um avatar para a Rioeducopédia

Conheça os desenhos selecionados no edital Crie um avatar para a Rioeducopédia

02/08/2022

 Veja os originais e as versões finais dos desenhos selcionados para serem incluídos como novos avatares da Rioeducopédia.

Rioeducopédia

texto
Quiz da Rioeducopédia ajuda a acompanhar turmas e alunos

Quiz da Rioeducopédia ajuda a acompanhar turmas e alunos

11/07/2022

Veja como a plataforma fornece dados sobre o rendimento  escolar.

Rioeducopédia

texto
Resultado do edital

Resultado do edital "Crie um avatar para a Rioeducopédia"

09/05/2022

Confira as produções selecionadas!

Rioeducopédia

pdf
Crie um avatar para a Rioeducopédia - Regulamento e inscrição

Crie um avatar para a Rioeducopédia - Regulamento e inscrição

29/10/2021

Confira o regulamento e o formulário de inscrição para o envio dos personagens.

Rioeducopédia

texto
Rioeducopédia: uma experiência de sucesso na sala de aula da Educação Especial

Rioeducopédia: uma experiência de sucesso na sala de aula da Educação Especial

31/08/2021

 Alunos adoram aulas a partir da plataforma que, agora, tem novas funcionalidades

Rioeducopédia

texto
Os professores envolvidos na produção de conteúdos da Rioeducopédia

Os professores envolvidos na produção de conteúdos da Rioeducopédia

13/08/2021

 Entenda o processo de elaboração dos percursos da plataforma de aprendizagem. 

Rioeducopédia

video
Rioeducopédia - Tutorial de acesso

Rioeducopédia - Tutorial de acesso

28/05/2021

Assista ao tutorial e fique por dentro da Rioeducopédia, nova plataforma de estudos para apoiar o ensino remoto da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Rioeducopédia

texto
Plataforma Rioeducopédia amplia aprendizagem e autonomia dos alunos da Rede

Plataforma Rioeducopédia amplia aprendizagem e autonomia dos alunos da Rede

28/05/2021

 Com linguagem lúdica e gamificada, plataforma potencializa experiência dos estudantes com videoaulas.

Rioeducopédia