ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Vera

A diretora-adjunta Vera Bastos, da E.M. Cuba (11ª CRE), na Ilha do Governador, leva sua paixão pela leitura e pela escrita para o trabalho. Além de auxiliar na direção da escola, ela participa de oficinas de escrita e tem poesias publicadas. Um de seus projetos mais bem sucedidos consiste em, anualmente, montar uma peça escrita por alunos em homenagem a um escritor e apresentá-la na Academia Brasileira de Letras.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
video
Marise

Marise

09/05/2018

Marise Raposo é membro do Conselho Escola Comunidade da E.M. Repúbica do Peru (3ª CRE), no Méier, representante do segmento de pais e responsáveis. Seu engajamento com o universo escolar começou quando suas filhas eram alunas da unidade e permanece até hoje, mesmo depois que elas se formaram.

Gente da Escola

video
Kely

Kely

02/05/2018

Saiba mais sobre a vida da agente de apoio à Educação Especial Kely Regli. Ela trabalha no EDI Professor Nestor Manoel Pinto (9ª CRE), em Campo Grande, onde garante o acolhimento e o aprendizado dos alunos com deficiência. Formada em Pedagogia, Kelly já foi professora da rede pública carioca. Nas horas vagas, participa de um projeto social e faz musculação.

Gente da Escola

video
Lourival

Lourival

25/04/2018

O padeiro Lourival Soares, aluno do Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos – Creja (1ª CRE), no Centro, teve que parar de estudar quando cursava a antiga 5ª série, atual 6º ano. Mais de 20 anos depois, ele voltou à escola para poder crescer profissionalmente. Está terminando o Ensino Fundamental e pretende concluir o Ensino Médio. Além de estudar, trabalhar e cuidar da família, Lourival ainda pratica muay thai.

Gente da Escola

video
Sandra

Sandra

18/04/2018

Conheça a vida de Sandra Félix, coordenadora pedagógica da E.M. Maestro Francisco Braga (11ª CRE), na Ilha do Governador. Em sua função, ela oferece condições para que o professor se aprofunde em sua área de atuação e promove a integração de toda a escola. Sandra se destaca por sempre organizar atividades fora de sala de aula e é, também, maratonista.

Gente da Escola

video
Gilberto

Gilberto

11/04/2018

Acompanhe a rotina de Gilberto Baroni, secretário da E.M. Tobias Barreto (3ª CRE), no Encantado. Ele também oferece aulas de reforço aos alunos da escola, voluntariamente. Fora do trabalho, Gilberto se dedica ao carnaval como membro da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

Gente da Escola

video
Elias

Elias

28/03/2018

Descubra a rotina de Elias Monteiro, que trabalha na E.M. Estados Unidos (1ª CRE), no Rio Comprido, como merendeiro, uma profissão exercida majoritariamente por mulheres. Morador da Baixada Fluminense, ele teve sua primeira experiência na preparação de alimentos no exército. Sorridente e de bem com a vida, Elias fala sobre seu trabalho e sua relação com os alunos.

Gente da Escola

video
Fabiana

Fabiana

21/03/2018

Conheça a professora de Educação Infantil Fabiana Rego, do EDI Maria Braz (3ª CRE), no Lins. Nascida na Bahia, ao chegar ao Rio ela percebeu que o negro e a cultura africana não eram devidamente representados dentro das escolas. Passou a confeccionar bonecos em tecido para representar os diferentes tons de pele dos brasileiros e a incluir instrumentos musicais de origem africana em suas aulas. Com esses elementos, e com o auxílio de histórias, Fabiana busca mostrar para seus alunos a influência africana na formação da nossa cultura, fortalecendo a autoestima de seus alunos negros.

Gente da Escola

video
Sebastião

Sebastião

14/03/2018

Saiba mais sobre a vida de Sebastião Chuab, agente educador do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa. Além de orientar o comportamento dos alunos, ele cuida do ambiente escolar e da manutenção predial. Sebastião também é instrutor de uma oficina eletiva de artesanato em madeira e estuda História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Gente da Escola

video
Ana Rosa

Ana Rosa

07/03/2018

Acompanhe a trajetória e a rotina de Ana Rosa Dourado, diretora da E.M. O'Higgins (8ª CRE), em Bangu. Ex-aluna da escola, ela estudou contabilidade, entrou para a rede municipal de ensino como merendeira, tornou-se professora e teve a oportunidade de trabalhar na unidade em que estudou e cresceu.

Gente da Escola