Web TV
Videoteca
Quarto de Brinquedo
Um mundo repleto de leitura
A escrita na representação de ideias: da pedra ao computador.
Últimos episódios
A seguir na NET Canal 26
18:00 -
Caixa Mágica
À procura do tesouro perdido
A partir da história de um tesouro perdido, são construídas molduras e máscaras com gel colorido e guache.
07:00
Arte, Artistas e Arteiros
Encontro marcado
Barroco e Romantismo. Revolução Industrial: a publicidade como novo “gênero” artístico tipicamente urbano. Art Nouveau, a arte aplicada à indústria e à inovação de materiais. A Pop Art: arte das mídias. Expressionismo. A Semana de Arte Moderna.
07:30
Inclusive Eu
Deficiência física
A mobilidade urbana e o acesso aos espaços públicos, à escola e ao trabalho. A força e a capacidade dos deficientes além das limitações físicas.
08:00
Aquela Conversa
Comunicação e saúde
Princípios e desafios da comunicação em saúde nos dias atuais; a importância do diagnóstico, do planejamento participativo, da escuta empática e da construção conjunta. Convidados: Nádia Rebouças, consultora de comunicação para transformação; Inesita Soares Araujo, professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fiocruz; Eduardo Alves, sociólogo e diretor da Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC) do Observatório de Favelas. Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica da SMS-Rio e consultora da MultiRio.
08:30
Biomas Brasileiros
Cerrado
SEM SINOPSE
09:00
Adoro Problemas!
A horta fracionada
Frações.
09:15
Coletivamente
Flautistas da Marambaia
O projeto Flautistas da Pro Arte, da escola de música Pro Arte, em Laranjeiras, se expandiu até a E.M. Vieira Fazenda/10ª CRE. Há mais de dez anos, os alunos, batizados de Flautistas da Marambaia, mergulham na cultura brasileira e descobrem talentos e habilidades musicais.
09:30
Caminhos da Escola
México (José, Alfredo & Angel)
José Alfredo Martínez tem 12 anos e é cego de nascença. Isso não impediu o seu desenvolvimento em uma das maiores cidades do mundo, a Cidade do México. Ele vive com seu irmão Ángel, de 8 anos de idade, sua mãe, seus primos, seus tios e sua avó em uma casa situada em uma colina afastada da cidade. Os perigos de se locomover em uma grande metrópole como essa são demasiados para uma pessoa cega. No entanto, José Alfredo embarca em uma viagem de duas horas a pé, de ônibus e metrô, confiando apenas na sua intuição, em sua bengala e na ajuda de seu irmão inseparável. Ele faz tudo isto para chegar a sua escola especializada em educação em Braille, onde ele se esforça diariamente para ser um grande aluno e ainda realizar o seu sonho de se tornar um grande cantor no futuro.
10:00
Como É Que É?
Chocante!
Fenômenos atmosféricos; descarga elétrica.
10:15
Como Vivemos - Reino Animal
Exóticos
A natureza é tão diversa que o exotismo é uma presença constante entre os animais. Conheça leões e tigres brancos, gatos sem pelos, salamandras que vivem mais de cem anos e a única espécie de mamífero com escamas do mundo.
10:30
Detetives da Ciência
Que tempo doido!
Mudanças climáticas. O efeito estufa e suas consequências sobre a vida em nosso planeta.
10:45
Curiosos por Natureza
Planeta terra
Composição da Terra; formas e agentes transformadores do relevo; função das placas tectônicas; acidente geográfico.
11:00
Conceito & Ação
Rituais em família
A importância dos rituais em família para o fortalecimento das relações interpessoais e das ligações afetivas. As consequências da falta de diálogo e convívio. Convidados: Juliana Puppin, psicóloga; e Moisés Groisman, psiquiatra.
11:30
Em Tempo Real
Sociedade de controle
Debate a proliferação de produtos culturais de inspiração tecnológica e as leis que regulamentam o setor no ambiente virtual.
12:00
Ensinar e Aprender
Gestão participativa
Os desafios da gestão escolar com a experiência de Jarilda da Fonseca, diretora da E.M. Professora Leocádia Torres (10ª CRE), em Guaratiba. A educadora cria um clima de responsabilidade compartilhada na direção, no qual toda a equipe pensa junto e dialoga, em busca de alternativas e soluções para gerenciar alunos e professores.
12:15
Entrando em Órbita
Eclipse solar total
Visão de um eclipse solar total no arquipélago indonésio. Videográfico sobre o fenômeno.
12:30
Megassaudável
Afinal de contas, quem sou eu?
Corpo como meio de interação com o outro e com o ambiente; hormônios; transformações físicas e psíquicas; higiene; padrões de beleza; alimentação.
13:00
Mestre do Tempo
Rio de Janeiro, capital do Reino
De D. João VI à independência do Brasil, por D. Pedro I.
13:15
Mãos à Ópera
Tudo junto, mas não misturado
Elenco e elementos como cenários e figurinos nas mãos do diretor, que vai harmonizar toda a estrutura e fazê-la funcionar; a parceria diretor e maestro; trabalho dos artistas que cantam e interpretam personagens; o coro. Depoimentos: Daniela Thomas, cenógrafa e diretora; Roberto Duarte, maestro; Sura Berditchevsky, diretora de cena; Inácio de Nonno, cantor barítono; André Heller-Lopes, diretor de óperas; Camila Schmidt, cenógrafa; Manoel Pouci, coordenador de palco voltado para a cenografia; Carol McDavit, professora de ópera da Unirio; Flavio Melo, cantor barítono; Maria José Chevitarese, diretora e regente do Coro Infantil da UFRJ; Cintia Graton, cantora mezzo-soprano; Caterina Scaini, Carolina de Melo, Isabeli Lopes e Luna Himmer, coro infantil; Gabriel Pigozzo, coordenador de palco.
13:30
Cronistas do Rio
Luiz Edmundo
Jornalista, autor teatral, participou ativamente da chamada Belle Époque carioca, na virada do século XIX para o XX. No teatro, buscou o registro histórico; nos livros, a crônica de costumes. Depoimentos: Alexei Bueno, poeta e crítico literário; Isabel Lustosa, pesquisadora; Antonio Edmilson, historiador; e Luciana do Nascimento, escritora.
14:00
Escolher Dá Trabalho!
Arquitetura & Engenharia
Os diversos segmentos relacionados às duas carreiras. Os campos na construção civil. 
14:15
Precisamos Agir
Permafrost: bomba-relógio climática
Permafrost é o subsolo congelado do Ártico e da Sibéria. Representa 25% da superfície terrestre do hemisfério norte, e seu aquecimento é uma verdadeira bomba-relógio climática ainda desconhecida.
14:30
MultiRio em Revista
Energia, monumentos e arquitetura, consumo e música clássica
O impacto ambiental provocado pelos hábitos consumistas; energias renováveis e não renováveis; monumentos históricos; patrimônio arquitetônico do Rio de Janeiro; Especial Villa-Lobos.
15:00
Café Literário
O Rio em livros
SEM SINOPSE
15:30
Por Trás da Cena
Câmera/Enquadramentos
Como o autor, por meio dos enquadramentos, orienta o olhar do espectadore sobre sua obra.
15:45
Entre Mídias
Câmera/Enquadramentos
Convidados: José Joffily, cineasta e Angélica Coutinho, roteirista e professora.
16:15
Rio Resiliente
Mobilidade urbana
A sustentabilidade em uma cidade resiliente. A relação das tragédias naturais com as emissões de gases do efeito estufa. Alternativas para o sistema de transportes que reduzam o uso do carro particular e incentivem o transporte coletivo. 
16:30
Cantos do Rio
Orquestra Itiberê
SEM SINOPSE
17:00
Morde a Língua
O pulso ainda pulsa: estratégias para ler um texto
Componentes de um texto; etapas do processo de leitura de diferentes tipos de texto: bulas, cardápios, folhetos de propaganda, matérias de jornais, poemas; gênero, suporte e interpretação.
17:15
Geolino
Os pequenos cavaleiros de Joaquim – Brasil
Luam, de dez anos de idade, passou quase toda sua vida nas ruas e agora está se mudando para a fazendo Senhor Joaquim. O senhor Joaquim e sua esposa, dona Terezinha, cuidam de crianças de rua e as oferecem uma nova vida. Na fazenda, as crianças podem ser crianças. Mas também aprendem sobre responsabilidade , já que todas ganham um cavalo. Luam também ganha um e, sozinho, precisa saber como tomar conta de seu animal. Se ele quiser, ele também pode estar sob os holofotes um dia, em um grande rodeio. Assim como todas as crianças que querem provar que são mais do que crianças de rua.
17:30
Tem Jogo!
Vôlei de praia e vôlei sentado
O vôlei convencional se desdobrou em duas outras modalidades, olímpica e paralímpica, sendo o Brasil um assíduo frequentador dos pódios nos circuitos de vôlei de praia.
17:45
Quarto de Brinquedo
Um mundo repleto de leitura
A escrita na representação de ideias: da pedra ao computador.
18:00
Caixa Mágica
À procura do tesouro perdido
A partir da história de um tesouro perdido, são construídas molduras e máscaras com gel colorido e guache.
18:15
O Que São as Coisas? - licenciado
O que me faz ser humano?
SEM SINOPSE
18:30
UniDuniTV
O tempo vai passando
Noções sobre ontem, hoje e amanhã...
19:00
Concertos da Juventude
Le Parole Non Dette - parte I
SEM SINOPSE
19:30
Tons e Sons
Francisco Mignone
SEM SINOPSE
20:00
Rio, Belezas e Afetos
Identidade carioca
A rotina de trabalho de Severino, como garçom de um botequim tradicional do Rio de Janeiro, o transforma em um atento observador da vida e dos hábitos do carioca. As conversas que ouve no bar o encorajam a se inscrever em um concurso de crônicas comemorativo dos 450 anos da cidade. Participações especiais: Antonio Edmilson, historiador; Marcus Faustini, escritor; e Rosa Magalhães, carnavalesca e artista plástica.
20:30
Um Céu de Perguntas
Um céu de perguntas
SEM SINOPSE
21:00
História do Futebol
Foi um maracanã que passou
SEM SINOPSE
21:15
O Mochileiro do Futuro
A Guerra do Contestado
Em 1912, a construção de uma ferrovia na região do Contestado, entre Santa Catarina e Paraná, levou à expulsão sumária, sem indenização, dos habitantes do local, conhecidos como sertanejos. Eles não aceitaram a determinação e lutaram durante quase três anos contra as tropas federais. Mas o conflito terminou com a prisão dos rebelados e a destruição do arraial.
21:30
Tela Aberta
Carlo Mossy
SEM SINOPSE
22:00
Concertos da Juventude
Encontros de cordas
Primeiros movimentos da Sonata nº 1 em Sol Menor BWV 1001, Adágio e Fuga; e Suíte para Violoncelo nº 1 em Sol Maior, BWV 1007, I, prelúdio, ambas de Johann Sebastian Bach; Quarteto de Cordas nº 15 em Ré Menor, K.421, de Wolfgang Amadeus Mozart Wolfgang Amadeus Mozart. Interpretação: Simone Porter e Francisco Roa (violinos), Margaret Carey (viola) e Eric Alterman (violoncelo). Apresentação: Eduardo Lakschevitz, especialista em História da Música.
23:00
Morde a Língua
O pulso ainda pulsa: estratégias para ler um texto
Componentes de um texto; etapas do processo de leitura de diferentes tipos de texto: bulas, cardápios, folhetos de propaganda, matérias de jornais, poemas; gênero, suporte e interpretação.
23:15
Rio de Janeiro a Janeiro
A música e a cidade
SEM SINOPSE
23:30
Pensares
Tolerância
O aumento da intolerância entre pessoas e povos no mundo contemporâneo. A definição de tolerância e reflexões sobre sua importância. Desequilíbrios que impedem o diálogo e a cooperação. A quem interessa uma sociedade intolerante? Convidados: Márcio Scalercio, professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio; Miriam de Oliveira Santos, professora da UFFRJ.
Programação Completa
Séries mais recentes