Web TV

Videoteca
A seguir na NET Canal 26
07:30 -
Fato Matemático
Produtos notáveis
Aplicação dos produtos notáveis na Aritmética, na Geometria e no cálculo mental.
07:00
Palavra Puxa Palavra
Vozes veladas, veludosas vozes
SEM SINOPSE
07:30
Fato Matemático
Produtos notáveis
Aplicação dos produtos notáveis na Aritmética, na Geometria e no cálculo mental.
08:00
Matemática em Flashes
Resolução mental da equação do 2º grau
Resolução mental, soma e produto de raízes.
08:15
Adoro Problemas!
O que rola e o que não rola
Formas geométricas espaciais.
08:30
Arte, Artistas e Arteiros
Encontro marcado
Barroco e Romantismo. Revolução Industrial: a publicidade como novo “gênero” artístico tipicamente urbano. Art Nouveau, a arte aplicada à indústria e à inovação de materiais. A Pop Art: arte das mídias. Expressionismo. A Semana de Arte Moderna.
09:00
Cidade Mundo
A arte da delicadeza nissei
Teruko Monteiro é artista plástica e filha de imigrantes japoneses. Nasceu em Marília, no interior de São Paulo, e formou-se na capital paulista. Lecionou em faculdades paulistas antes da mudança para o Rio de Janeiro. Com o coração brasileiro, ela fala sobre a paixão por Santa Teresa, onde mora desde 1975, e pelo bonde, que retrata diversas vezes em suas obras.
09:15
Morde a Língua
Um mergulho no espelho: romance
Estrutura de texto; tipos de narrador; tempo psicológico e cronológico; protagonista e antagonista.
09:30
Bom dia arqueologia
Feliz Lusitânia
SEM SINOPSE
10:00
Coletivamente
Apostando no futuro – Cesgranrio
O projeto Apostando no Futuro, da Fundação Cesgranrio, beneficia moradores de quatro comunidades do Rio Comprido por meio de reforço escolar, capacitação profissional, práticas esportivas e atividades culturais. Crianças, jovens e adultos podem participar do projeto, que atende cerca de 500 pessoas.
10:15
Como Vivemos - Reino Animal
Preservação
Ações de proteção aos animais ameaçados de extinção, como as rãs de olhos vermelhos da Nicarágua e os rinocerontes unicórnios que vivem entre a Índia e o Nepal. E, ainda, a ONG que resgata jacarés ameaçados pela seca no Paraguai e o trabalho de veterinários mexicanos para preservar jaguares. 
10:30
Detetives da Ciência
Herança genética
O DNA, a sequência de códigos responsável pelas características físicas de todos os seres vivos.
10:45
Curiosos por Natureza
O espaço da produção
Organização da economia; produção de bens; prestação de serviços; relações comerciais; finanças.
11:00
Biomas Brasileiros
Caatinga
SEM SINOPSE
11:30
Unidiversidade
Apropriação cultural
SEM SINOPSE
12:00
Ensinar e Aprender
450 anos de cidadania
Na E.M. Edmundo Bittencourt, em São Cristóvão, a experiência da professora Maria Aparecida Gomes Bago com o uso de atividades lúdicas para os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Em conjunto com toda a escola, no desenvolvimento do tema “450 anos do Rio de Janeiro”, Aparecida cria atividades que misturam arte, matemática, música e língua portuguesa. Segmento: Ensino Fundamental
12:15
Escola, Câmera, Ação!
Amazônia em rede etc.
Alunos da E.M. São Sebastião (7ª CRE) assistem e comentam filmes produzidos por outros estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino. No quadro Cria da Rede, Vinicios Damasceno, ex-aluno da E.M.Monteiro Lobato, fala sobre suas experiências com teatro e audiovisual e sobre a influência positiva que recebeu de professores da Rede. Atualmente, ele é ator, músico e faz graduação em Produção Fonográfica. Filmes exibidos: Amazônia em rede: a transcendência das águas (E.M. Gaspar Vianna); Poderes secretos (E.M. Morvan de Figueiredo).
12:30
Desafio Fenício - Primeiros ao Redor da África
Cartago na Tunísia
SEM SINOPSE
13:00
Mestre do Tempo
Nas trilhas da aventura
A chegada de Cabral; a convivência entre a cultura europeia e a ameríndia.
13:15
Mãos à Ópera
Esquadrão da ópera
Montagem da equipe responsável pela construção da história: o trabalho de cenógrafos, figurinistas, maquiadores, artistas, cantores, diretor de cena e outros profissionais; etapas de produção para se obter um produto final de qualidade. Depoimentos: Eduardo Cabanas, produtor executivo da Dell’Arte; Sura Berditchevsky, diretora de cena da ópera Menino Maluquinho; Ricardo Prado, maestro e consultor da série Mãos à Ópera; Jorge Carvalho, iluminador; Marcos Flaksman, cenógrafo; Daniela Thomas, cenógrafa e diretora; Camila Schmidt, cenógrafa; André Heller-Lopes, diretor de óperas; Lily Driaze, cantora mezzo-soprano; Mona Magalhães, visagista; Divina Suarez, figurinista e peruqueira; Pedro André Mendes, cantor mirim; Flávia Fernandes, cantora soprano; Inácio de Nonno, cantor barítono; Flavio Melo, cantor barítono; Cintia Graton, cantora mezzo-soprano.
13:30
Educação em Família
Tira-dúvidas II
Reúne dúvidas de pais não respondidas em programas anteriores. Especialistas: Andrea Ramal, educadora; Christiane de Salles Lopes, assessora II da Coordenação de Gestão Escolar e Governança da SME; e Simone Souza, gerente da Educação Infantil.
13:45
Como É Que É?
Fotossíntese não é selfie
Fotossíntese; etapa de fixação do carbono da fotossíntese.
14:00
Escolher Dá Trabalho!
Moda
Oportunidades e habilitações que vão muito além do manuseio da agulha e da linha. 
14:15
Aventuras Cariocas
Lagoas
Em algumas, ainda é possível encontrar jacarés, mas a maioria sofre os efeitos da poluição.
14:30
Mentes Brilhantes
Santos Dumont, os irmãos Wright e o sonho de voar
SEM SINOPSE
15:00
Café Literário 2017
Poesia sempre
SEM SINOPSE
15:30
Por Trás da Cena
Produção
A gerência dos recursos artísticos, operacionais, técnicos e financeiros que garante a execução do audiovisual.
15:45
Entre Mídias
Produção
Convidados: Flavio Chaves e Martha Avelar, produtores.
16:15
Mostra geração
Por que gostar de quem não gosta de mim
SEM SINOPSE
16:45
Tempo de Estudar - História - 7º Ano
Aula 7 - Heranças africanas
Ao longo da história, as civilizações do continente africano criaram diversos conhecimentos e tradições que influenciam o mundo inteiro até hoje. Nesta aula, vamos conhecer algumas delas.
17:00
Rio Resiliente
Mobilidade urbana
A sustentabilidade em uma cidade resiliente. A relação das tragédias naturais com as emissões de gases do efeito estufa. Alternativas para o sistema de transportes que reduzam o uso do carro particular e incentivem o transporte coletivo. 
17:15
O Mochileiro do Futuro
Os Quebra-Quilos
No final do século XIX, a população se revoltou contra o governo imperial, que decidiu padronizar o sistema métrico brasileiro, seguindo o padrão europeu. Os conflitos começaram na Paraíba e logo alcançaram as províncias de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. A repressão ao movimento foi violenta até que, em 1875, os presos foram soltos e anistiados.
17:30
Tem Jogo!
Badminton e tênis de mesa paralímpico
No badminton e no tênis de mesa paralímpico, os competidores individuais ou em times se posicionam em lados opostos e utilizam técnicas específicas para rebater bolas e petecas.
17:45
Quarto de Brinquedo
O meu, o seu, o nosso espaço
Como as pessoas se organizam na escola, em casa, na comunidade.
18:00
Caixa Mágica
Vamos brincar?
As brincadeiras infantis são o ponto de partida para a construção de brinquedos com caixas de papelão.
18:15
Turma da Biblioteca
Bibliotecando
Biblioteca, pesquisa, texto informativo.
18:30
UniDuniTV
Meus muitos poderes
As habilidades e os talentos de cada um, singularizando as pessoas.
19:00
Como É Bom Tocar um Instrumento
Luan e Kauan
Luan de Souza estuda no Ciep Dr. Adelino de Palma Carlos (7ª CRE), toca flauta transversal e é autista. A música tem influenciado positivamente a vida desse jovem cuja família é budista e ligada à cultura africana. Kauan Oliveira é aluno da E.M. Venezuela (9ª CRE) e percussionista. Ele e o pai, guitarrista, tocam juntos na banda da igreja que frequentam. Saiba mais sobre esses dois adolescentes tão diferentes entre si, mas conectados pela música.
19:15
Pequenos Notáveis
João do Vale
Nascido num lugarejo pobre do interior do Maranhão, João do Vale precisou de muita coragem para se aventurar, aos 14 anos, na cidade grande e contar a sua própria história em forma de música. Suas composições, de extrema força poética, nasciam da simplicidade da vida dos que labutam de sol a sol. Carcará e Na Asa do Vento são algumas delas.
19:45
Escola, Câmera, Ação!
Amazônia em rede etc.
Alunos da E.M. São Sebastião (7ª CRE) assistem e comentam filmes produzidos por outros estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino. No quadro Cria da Rede, Vinicios Damasceno, ex-aluno da E.M.Monteiro Lobato, fala sobre suas experiências com teatro e audiovisual e sobre a influência positiva que recebeu de professores da Rede. Atualmente, ele é ator, músico e faz graduação em Produção Fonográfica. Filmes exibidos: Amazônia em rede: a transcendência das águas (E.M. Gaspar Vianna); Poderes secretos (E.M. Morvan de Figueiredo).
20:00
Próxima Página
Patricia Mellodi entrevista Evando dos Santos
A cantora e compositora Patricia Mellodi entrevista o pedreiro Evando dos Santos, criador e diretor da Biblioteca Comunitária Tobias Barreto, em Vila da Penha. Ele fala sobre seu amor pelos livros e algumas de suas obras preferidas.
20:15
Como Vivemos
Cultura do campo nas cidades
As zonas rurais como determinantes para a manutenção e o desenvolvimento das metrópoles. Áreas de lazer, descanso e, principalmente, produtoras de alimentos. Valores e saberes do campo que tornam o dia a dia mais sustentável nas cidades. 
20:30
Tempo de Estudar - História - 8º Ano
Aula 6 - Revolução Industrial
O contexto social e tecnológico da Inglaterra do século XVIII que possibilitou o surgimento das primeiras indústrias e as consequências da Revolução Industrial.
20:45
Quem Disse Que Estou Só Brincando?
Educação Física e lazer
Estratégias pedagógicas que possibilitam ao aluno se educar pelo e para o lazer.
21:00
Histórias do Futebol
Talento para dar e vender
SEM SINOPSE
21:15
Aquela Conversa
Espiritualidade na saúde
O impacto da espiritualidade na saúde e na qualidade de vida; espiritualidade e religiosidade; espiritualidade laica; a importância do preparo do profissional para a abordagem da espiritualidade na consulta e na sua própria vida; o respeito à diversidade religiosa. Convidados: Anderson Nunes, psicólogo do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ; Michel Robim, terapeuta comunitário, ator e dançarino; e Alcio Braz, psiquiatra e monge budista. Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica e professora.
21:30
Tela Aberta
Daniel Schenker
SEM SINOPSE
22:00
Conceito & Ação
Arte urbana
A ocupação de espaços públicos com arte. As razões das intervenções urbanas. A origem do grafite e seu atual status de arte. As diferenças entre pichação e grafite. Convidados: Marcelo Ment, grafiteiro e arte-educador; e Marco Antonio Teobaldo, jornalista e mestre em Curadoria em Exposições de Artes Visuais em Novas Tecnologias, pela Universidade Ramon Llull, de Barcelona, Espanha.
22:30
MultiRio em Revista
Lixo, reformas urbanas, cultura de paz e tolerância, música: regional
SEM SINOPSE
23:00
África Diversa
Cultura
Neste episódio, diferentes manifestações artísticas evidenciam a diversidade cultural da África. O semba, ritmo musical típico de Angola, se espalha pelo mundo. No Senegal, uma escola de dança mistura estilos tradicionais e contemporâneos. A artista plástica Kiki Bokassa, filha do ex-ditador da República Centro-Africana, utiliza a arte como forma de lidar com o passado. Estilistas africanos resgatam elementos e trajes típicos do continente para suas novas coleções.
23:15
Rio de Janeiro a Janeiro
O paisagismo e a cidade
SEM SINOPSE
23:30
Pensares
Poder
As relações entre indivíduos ou grupos visando o poder econômico, militar e político, desde que o mundo é mundo. A trindade ciência, tecnologia e crescimento econômico que rege a atualidade. Por que “empoderar” é a palavra do momento. O empoderamento das minorias e o poder dos jovens. Convidados: Paulo D’Ávilla, cientista político/Uerj; Guilherme Castelo Branco, professor de Filosofia e coordenador do Laboratório de Filosofia da UFRJ; e Mauricio Metri, professor de Economia Política Internacional da UFRJ.
Últimos episódios
Programação Completa
Séries mais recentes