Web TV
Videoteca
Tela Aberta
Carla Esmeralda
A seguir na NET Canal 26
21:00 -
Cronistas do Rio
Carlos Drummond de Andrade
Mineiro de Itabira, publicou sua primeira poesia, No Meio do Caminho, na Revista deAntropofagia. Veio para o Rio, onde trabalhou como funcionário público até se aposentar, ao mesmo tempo que escrevia para jornais. Cronista, poeta e contista, é autor de dezenas de livros, muitos deles traduzidos para vários idiomas. Depoimentos: Marco Lucchesi, poeta, ensaísta, membro da Academia Brasileira de Letras; e Beatriz Resende, escritora, doutora em Literatura Comparada.
07:00
Precisamos Agir
O fenômeno climático El Niño
No próximo ano, o El Niño pode provocar sérios danos às barreiras de corais do mundo, passíveis de sofrer um efeito de descoloração sem precedentes.  
07:15
O Que Me Faz Ser Eu?
O que me faz ser eu?
07:30
Ensaios sobre a Não Violência
O que eu faço com o que fazem comigo?
O preconceito como causa primordial de conflitos; o fenômeno do bullying; a importância e a inevitabilidade dos conflitos durante a vida.
08:00
O Que São as Coisas? - licenciado
Será que sempre podemos concordar?
SEM SINOPSE
08:15
Como É Que É?
Desligando geral!
Consumo de energia por eletrodomésticos.
08:30
Aventuras Cariocas
Lagoas
Em algumas, ainda é possível encontrar jacarés, mas a maioria sofre os efeitos da poluição.
08:45
Ensinar e Aprender
Educação, formação e cumplicidade
O professor José Ricardo Estrela, da E.M. Epitácio Pessoa/2ª CRE, aponta como diferencial do GEC, o foco no protagonismo juvenil, no Projeto de Vida e no horário integral. Em suas aulas, experimentos práticos traduzem os ensinamentos teóricos. Já nos Clubes, criados pelos próprios alunos, o kit Megassaudável, da Multirio, tem sido utilizado como suporte para conversas com o 2º segmento. Nesse período, é possível se inscrever em eletivas e, com a orientação dos próprios professores, se preparar para concursos públicos oferecidos pelas escolas técnicas públicas. Segmento: Ensino Fundamental.
09:00
Em Tempo Real
Sociedade em transição
Analisa o que muda nas relações entre as gerações informatizadas e aquelas ainda resistentes aos novos processos.
09:30
Arte, Artistas e Arteiros
Quem tem arte reparte
Arte como expressão cultural das civilizações, influenciada pelo meio social e carregada de individualidade. Técnicas, temáticas e estilos utilizados na arte popular. Arte Naïf e os autodidatas. A produção artística artesanal brasileira.
10:00
História do Futebol
Os cariocas
SEM SINOPSE
10:15
Conhecendo o Rio
O Rio que nasce no mar
SEM SINOPSE
10:45
Tem Jogo!
Rúgbi e rúgbi em cadeira de rodas
Duas modalidades de rúgbi estarão nos Jogos de 2016. O rúgbi nasceu na Inglaterra e, da mesma forma que o futebol, é um jogo de invasão do campo adversário com o objetivo de marcar gols.
11:00
Adoro Problemas!
O que rola e o que não rola
Formas geométricas espaciais.
11:15
Escolher Dá Trabalho!
Educação
Novas tecnologias exigem formação e atualização permanente para educadores. 
11:30
Pensares
Sucesso
O sucesso na ciência. Preconceitos e dogmas religiosos que prejudicaram o avanço científico. Sucesso e reconhecimento. O conceito de bem-sucedido. A importância do sucesso na vida dos jovens. O real significado de dinheiro, fama e felicidade. Convidados: Cecilia Cavalcanti, especialista em Comunicação, Educação e Tecnologias da Informação; Gabriel Jucá, doutor em Filosofia pela PUC-Rio; e Waldez Ludwig, psicólogo, professor, consultor em gestão empresarial.
12:00
Quem Disse Que Estou Só Brincando?
Esporte e trabalho
O esporte como ofício, para além de seu caráter de espetáculo e de entretenimento.
12:15
Aventuras Cariocas
Restinga
Localizada próximo às praias, nela encontramos bromélias, mandacarus, guriris, cobras e muito mais.
12:30
UniDuniTV
Verdade ou mentira?
Brincando e jogando, descobertas são feitas e as explicações que ajudam a entender a vida aparecem.
13:00
Pequenos Notáveis
Dorival Caymmi
O menino Caymmi aprendeu com os pais o gosto pela música. A inspiração veio do mar e da vida simples na Bahia. Aos 21 anos, chegou ao Rio trazendo um jeito leve, alegre e mestiço de compor, presente em suas canções praieiras e seus sambas-canções e sambas sacudidos.
13:30
Tempo e Movimento
Tempo de amar
  Paixão, ódio, inveja, ciúme, alegria, tristeza. O amor através dos tempos, a sexualidade, as perdas e os desencontros. Entrevistados: Maria Tavares Cavalcanti, psiquiatra; Irley Franco, professora de Filosofia da PUC-Rio; e Clóvis de Barros Filho, doutor em Comunicação.
14:00
Conceito & Ação
Educação financeira
As características da nossa sociedade de consumo; como controlar as finanças; a importância da educação financeira nas escolas. Convidados: Adenias Gonçalves Filho, educador e consultor financeiro; e Myrian Lund, planejadora financeira e professora de Finanças na Fundação Getulio Vargas.
14:30
Aquela Conversa
Internet e saúde
O impacto das redes sociais; opinião x informação; potencialidades e riscos do uso da internet (bullying, isolamento, dependência, acesso a conteúdos impróprios, etc.); vulnerabilidade de crianças e adolescentes; fatores de proteção (limites pactuados na família, autorregulação e autoestima); a importância de pautar o tema na família e na escola. Convidados: Bel Levy, jornalista; Felipe Fortes, médico hebiatra/Nesa e Nepad/Uerj; e Tatiana Paranaguá, psicóloga e professora de Psicologia da PUC-RIO. Apresentação e conteúdo: Viviane Manso Castello Branco, médica e professora.
14:45
Geolino
Os tambores de Burundi – África
Muitos jovens homens de Burundi fazem de uma antiga tradição, sua ocupação: eles são “Batimbos”, batuqueiros. Seus imensos tambores são carregados tradicionalmente na cabeça. Seguindo o ritmo dos tambores, os jovens saltam no ar e mostram truques acrobáticos de acordo com a coreografia. Alguns deles são até capazes de tocar seus tambores com os pés – enquanto andam! O poder e a energia que desenvolvem são inacreditáveis, e dão coragem e esperança para o recomeço de um país marcado pela tristeza e pelo sofrimento causados pela guerra civil. Para passar este conhecimento adiante, existe uma criança em cada grupo de percussão. Um dos talentos é o pequeno Luxel. Assim como seu pai, Luxel quer ser um percussionista um dia. Em breve ele terá sua primeira apresentação em público.
15:00
Mar de Palavras
O Português do Brasil
A imigração portuguesa, a influência francesa, a busca por uma identidade brasileira para o idioma.
15:30
Quem Disse Que Estou Só Brincando?
Educação Física e lazer
Estratégias pedagógicas que possibilitam ao aluno se educar pelo e para o lazer.
15:45
Caminhos da Escola
Índia (Devi)
Devi tem 13 anos e vive na Índia, em uma aldeia isolada nas margens do Mar de Bengala, um país onde apenas os meninos representam uma esperança para os pais. Mais de uma hora de caminhada a separa de sua escola, através de campos de arroz , florestas e água barrenta. A milhas de distância, Devi faz a ligação entre dois mundos diariamente: de um lado as suas tradições e de outro, a educação ao seu alcance. Em sua longa caminhada até chegar ao seu assento escolar nos permite descobrir um lugar em que o acesso ao conhecimento ainda é uma aventura.
16:15
Por Trás da Cena
Interpretação
Os recursos corporais, vocais e emocionais na construção dos personagens.
16:30
Entre Mídias
Interpretação
Convidados: Sura Berditchevsky, atriz, diretora, produtora e professora de teatro, e Murilo Grossi, ator e diretor.
17:00
Megassaudável
Afinal de contas, quem sou eu?
Corpo como meio de interação com o outro e com o ambiente; hormônios; transformações físicas e psíquicas; higiene; padrões de beleza; alimentação.
17:30
Mestre do Tempo
O Rio de Janeiro no presente
Natureza, tecnologia, cinema, moda, gastronomia, economia sustentável e inclusão digital.
18:00
Biomas Brasileiros
Cerrado
SEM SINOPSE
18:30
Coletivamente
Ações socioeducativas
Oficinas de lego e robótica foram os recursos utilizados pela professora Sandra Caldas em atividades extraclasse no Colégio Estadual Silvia Paim, com jovens internas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase), que ganharam, inclusive, um prêmio internacional com o projeto “cadeira sambista”. O trabalho com o brinquedo, além de divertir, amplia o conhecimento e ajuda no resgate da autoestima.
18:45
Turma da Biblioteca
Charada
Coerência e coesão textual.
19:00
Entrando em Órbita
Estrelas cadentes
A chuva de meteoros Perseida se aproximando de seu pico; videográfico com a ciência por trás das estrelas cadentes.
19:15
Morde a Língua
O poeta é um fingidor: poesia
Diferenças entre poesia e poema; o eu lírico; declamação; a importância do ritmo e da musicalidade na construção de um poema.
19:30
Detetives da Ciência
Pra que me espetar tanto?
O calendário de vacinas, o desafio de produzir novos compostos para combater os novos vírus.
19:45
Mãos à Ópera
Esquadrão da ópera
Montagem da equipe responsável pela construção da história: o trabalho de cenógrafos, figurinistas, maquiadores, artistas, cantores, diretor de cena e outros profissionais; etapas de produção para se obter um produto final de qualidade. Depoimentos: Eduardo Cabanas, produtor executivo da Dell’Arte; Sura Berditchevsky, diretora de cena da ópera Menino Maluquinho; Ricardo Prado, maestro e consultor da série Mãos à Ópera; Jorge Carvalho, iluminador; Marcos Flaksman, cenógrafo; Daniela Thomas, cenógrafa e diretora; Camila Schmidt, cenógrafa; André Heller-Lopes, diretor de óperas; Lily Driaze, cantora mezzo-soprano; Mona Magalhães, visagista; Divina Suarez, figurinista e peruqueira; Pedro André Mendes, cantor mirim; Flávia Fernandes, cantora soprano; Inácio de Nonno, cantor barítono; Flavio Melo, cantor barítono; Cintia Graton, cantora mezzo-soprano.
20:00
Como Vivemos - Reino Animal
Parceria animal
Domésticos, silvestres ou urbanos, os animais são capazes de influenciar a vida humana em várias áreas: medicina, lazer, alimentação, entre outras. Conheça alguns exemplos dessa parceria na Indonésia, nos Estados Unidos, no Peru, na Tanzânia e nas Filipinas.
20:15
Rio de Janeiro a Janeiro
A literatura e a cidade
SEM SINOPSE
20:30
Tela Aberta
Carla Esmeralda
SEM SINOPSE
21:00
Cronistas do Rio
Carlos Drummond de Andrade
Mineiro de Itabira, publicou sua primeira poesia, No Meio do Caminho, na Revista deAntropofagia. Veio para o Rio, onde trabalhou como funcionário público até se aposentar, ao mesmo tempo que escrevia para jornais. Cronista, poeta e contista, é autor de dezenas de livros, muitos deles traduzidos para vários idiomas. Depoimentos: Marco Lucchesi, poeta, ensaísta, membro da Academia Brasileira de Letras; e Beatriz Resende, escritora, doutora em Literatura Comparada.
21:30
Curiosos por Natureza
Planeta água
Uso consciente e sustentável da água; reservas brasileiras; oceanos e mares; o papel de cada um contra o desperdício.
21:45
Tem Jogo!
Rúgbi e rúgbi em cadeira de rodas
Duas modalidades de rúgbi estarão nos Jogos de 2016. O rúgbi nasceu na Inglaterra e, da mesma forma que o futebol, é um jogo de invasão do campo adversário com o objetivo de marcar gols.
22:00
Rio, Belezas e Afetos
Heróis anônimos
A história de Jane Carla, uma carioca que vive em Madureira, a partir do ponto de vista da francesa Marie (personagem fictícia). Ao conhecer de perto como Jane vive e seu trabalho na escola de samba Portela, Marie questiona a própria vida. E, ao mesmo tempo que sente um estranhamento, se encanta pelas belezas e afetos da Cidade Maravilhosa. Participação especial: Jane Carla, presidente da ala das baianas do G.R.E.S. Portela.
22:30
Concertos da Juventude
Bach II
SEM SINOPSE
23:00
Especial Anísio Teixeira
Especial Anísio Teixeira
SEM SINOPSE
23:30
Inclusive Eu
Altas habilidades
A escola e a família contribuindo para o desenvolvimento das crianças com alto potencial de aprendizagem e colaborando para a inclusão social.
Últimos episódios
Programação Completa
Séries mais recentes