UNIDADE DE ENSINO
EM Professor Floriano de Brito - 9ª CRE
Estrada Abílio Bastos - - Campo Grande
AUTOR(ES)
Raquel da Silva CamposEu me chamo Raquel. Sou filha de nordestinos. Minha mãe é descendente indígena, mãe solteira, e meu pai, um afrodescendente que, por infelicidade, faleceu quando eu tinha nove meses de idade. Sempre estudei nas escolas da Rede Pública de Ensino e nelas me foi ensinado que somente por meio de estudos eu poderia mudar minha realidade. Sou casada e tenho uma filha. Desde criança sempre quis ser professora, e de matemática! Consegui me graduar nessa disciplina e me sinto realizada. Em 2012, prestei concurso na Secretaria Municipal da Cidade do Rio de Janeiro e fui aprovada, sendo indicada para trabalhar na Escola Municipal Professor Floriano de Brito, onde ainda estou. Iniciei trabalhando como professora regente; depois, fui indicada para coordenadora pedagógica, o que me impulsionou a fazer minha pós-graduação em Gestão Escolar. Hoje, como Diretora-adjunta na mesma Unidade, venho adquirindo novos conhecimentos.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Coordenadora Pedagógica
OBJETIVOS
Objetivo geral:
Contribuir para a formação de leitoras e leitores autônomos, enriquecendo o repertório do vocabulário dos alunos, desenvolvendo a imaginação e a construção da competência comunicativa dos alunos.
Justificativa:
A leitura e compreensão de texto são fundamentais para o desenvolvimento dos educandos. Sendo assim, buscamos promover momentos de leitura para que todos nossos alunos avancem em suas aprendizagens.
Objetivos específicos:
Realizar leituras em voz alta para diferentes públicos, em diferentes situações comunicativas.
Sentir prazer em ler/contar /ouvir histórias, a partir do acesso a diferentes gêneros e portadores textuais.
Reconhecer as diferentes práticas de leitura que precisam ser contempladas no planejamento do professor visando a formação de leitores e escritores competentes.
ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Identificar a transformação de materiais através da observação, quando expostos a determinadas condições (temperatura, pressão, etc.).
1º ano - Anos Iniciais - Identificar relações fonema/grafema em diferentes textos, reconhecendo que alterações na escrita dos grafemas provocam alterações na composição e significado da palavra.
1º ano - Anos Iniciais - Identificar relações fonema/grafema nas diversas atividades orais.
1º ano - Anos Iniciais - Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas em atividades com diferentes gêneros textuais.
1º ano - Anos Iniciais - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio, fim).
1º ano - Anos Iniciais - Reconhecer, a partir da leitura do professor, informações explícitas em diferentes gêneros textuais, com mediação.
1º ano - Anos Iniciais - Utilizar, em situações de leitura e de escrita de textos, a direção da escrita.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2021 até Julho/2021
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
De Brito Floriano Facebook / Instagram
No ano de 2021, com a volta do ensino presencial na Escola Municipal Professor Floriano de Brito, estimular o gosto pela leitura era necessário, pois muitos alunos ficaram sem ler no período de isolamento por conta da pandemia. A Coordenadora Pedagógica ampliou a concepção dos professores sobre aluno leitor e focou em propostas que contribuíssem para o desenvolvimento das habilidades priorizadas do currículo nos eixos de oralidade, leitura, escrita e análise linguística.
A professora Márcia pensou no Projeto “Leitura todo dia”, articulado ao nosso Projeto Político Pedagógico "VIVENDO O PRESENTE DE OLHO NO FUTURO". Esse tema reforça o pensamento de Paulo Freire de que “O futuro não é coisa escondida na esquina, o futuro a gente constrói no presente.” (FREIRE, ).
Acreditamos que “é pela leitura que se garante o direito de acesso à cultura da sociedade letrada, aos bens culturais construídos socio-historicamente... Logo, parte-se da concepção de que ler é construir sentidos na interação com diferentes textos.” (SME, 2020).
As professoras prepararam uma caixa com diferentes gêneros textuais para cada turma e a deixavam acessível, para que os alunos pudessem escolher os textos para ler. Mas e o aluno que não sabia ler? Ele fazia a leitura das imagens e contava uma história. Com o tempo começava a fazer diferentes relações entre letras e imagens e o oral e o escrito. E os alunos muito tímidos? Eles também participavam com outro colega, compartilhando suas leituras.
Todos os dias um aluno, com “jaleco de leitura”, usado para identificar o leitor do dia, lia um texto escolhido em outra turma. Após a leitura, a professora comentava, lançava perguntas de compreensão e direcionava atividades de reflexão sobre o sistema de escrita. O diário de classe era um recurso utilizado para registrar o nome do leitor e para trabalhar a ordem alfabética dos nomes das crianças. "Leitura todo dia" acontecia em diferentes espaços da escola.
O projeto “Leitura todo dia” é um sucesso até hoje e contribui para a alfabetização de qualidade que tanto almejamos!
Observamos uma grande motivação e muita alegria por parte de todos os envolvidos no projeto "Leitura todo dia". Na trajetória de leituras, vimos alunos com sorrisos cativantes após "aquele frio na barriga", marcando o momento de superação do medo para a afirmação de “eu consigo”. Percebemos alunos praticando o respeito, a empatia e o acolhimento. Os professores, incentivadores da prática, observando com alegria as conquistas dos alunos na leitura e escrita, nos conhecimento dos diferentes gêneros textuais, no aumento do vocabulário e da autoconfiança. Os responsáveis expressaram o prazer de verem seus filhos tomando o gosto pela leitura, cuidando dos livros, inventando suas histórias, praticando a leitura onde quer que houvesse oportunidade.
Todos nós constatamos, assim, que a prática de leitura diária produz frutos significativos, contribuindo para que os alunos produzam textos com sentido e desenvolvam a oralidade nas interações sociais, além da construção de conhecimentos.