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Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
Projeto: Escritores do Futuro
Informações
Relatos
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Oswaldo Teixeira - 5ª CRE
Rua Milão 95 - Quintino Bocaiúva
AUTOR(ES)
Raianne Coelho da Silva Carneiro
Eu sou Raianne Coelho, Professora de Ensino Fundamental – Anos Iniciais na SME-RJ. Estou na área da Educação desde os tempos de normalista, no Colégio Estadual Heitor Lira, onde eu descobri a paixão por ensinar. Sou Pedagoga pela Universidade Estácio de Sá, me formei no ano de 2017. Fui Professora Substituta na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, onde morei por 3 anos. Com a finalidade de me especializar, estou cursando a faculdade de Língua Portuguesa-Libras, sou pós-graduanda em Libras-Braille, ambas pela UNESA e possuo cursos na área de Educação de Surdos, voltados para a Alfabetização, a fim de tornar real a inclusão na nossa educação carioca.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF- Anos Iniciais
OBJETIVOS
Vivenciar os usos sociais que se faz da escrita, as características dos diferentes gêneros textuais, a linguagem adequada a diferentes contextos comunicativos, além do sistema pelo qual a língua é grafada, o sistema alfabético. Promover a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Compreender a importância da leitura, desenvolvendo habilidades para a construção de livros. Avaliar seu próprio trabalho e desempenho, comparando sua trajetória durante o ano letivo.
ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Elaborar coletivamente produções textuais a partir de histórias lidas ou ouvidas, assumindo diferentes papéis (professor como escriba/aluno como escritor).
1º ano - Anos Iniciais - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
1º ano - Anos Iniciais - Organizar oralmente textos a partir do critério começo, meio e fim.
2º ano - Anos Iniciais - Elaborar coletivamente produções textuais a partir de histórias lidas ou ouvidas, assumindo diferentes papéis (professor como escriba/aluno como escritor).
2º ano - Anos Iniciais - Escrever textos curtos, tendo em vista as condições de produção (finalidade, gênero e interlocutor).
2º ano - Anos Iniciais - Identificar a finalidade de diferentes textos pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas.
2º ano - Anos Iniciais - Ler diferentes textos identificando seus usos sociais/contextuais.
2º ano - Anos Iniciais - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio, fim).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2021 até Dezembro/2021
Acreditar na aprendizagem da leitura e da escrita pela prática é levar para dentro da escola a variedade textual existente fora dela. Magda Soares afirma que “a sociedade atual, extremamente grafocêntrica, isto é, centrada na escrita, exige também o saber utilizar a linguagem escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos com competência” (SOARES, 2005). Pautada nessa ideia e objetivando estimular, na sala de aula, a leitura e a escrita de diferentes gêneros textuais em circulação social, elaborei o projeto “Escritores do Futuro”. Semanalmente, desenvolvia com a turma práticas de escrita individual, onde me colocava como mediadora no processo de elaboração do gênero textual escolhido. Iniciávamos a escrita a partir de reflexões sobre a finalidade e o gênero do texto que iríamos produzir. Aos poucos os estudantes eram encorajados a produzirem seus próprios textos. As produções individuais eram arquivadas em uma pasta portfólio junto com uma ficha avaliativa, onde eram sinalizadas as habilidades desenvolvidas por cada um ao longo do bimestre. O portfólio e a ficha de avaliação individualizada foram importantes ferramentas de avaliação pedagógica, possibilitando aos próprios estudantes e aos seus responsáveis o acompanhamento do desempenho escolar. Neles continham informações sobre o que os alunos já dominavam, auxiliando na apreensão daquilo que ainda precisava ser aprendido. O exercício de escrita semanal culminou na produção coletiva de livros. Para essa ação, a turma foi dividida em grupos e foram separados os “escribas”, ou seja, aqueles que seriam responsáveis por escrever os textos. Antes de iniciar a atividade, reuni-me com as equipes para mediar a escolha do título, dos personagens principais, do enredo, entre outros aspectos, sempre valorizando e incentivando a autonomia e o protagonismo infantil. Fazíamos revisões coletivas promovendo reflexões sobre o sistema de escrita alfabético. Após a conclusão da etapa escrita, os estudantes ilustraram a história e realizaram a montagem do livro. Cada grupo apresentou sua produção às demais equipes e às outras turmas da escola.
O trabalho com o portfólio de gêneros textuais, as fichas de avaliação individual e as produções de livros ajudaram os alunos a avaliarem seu próprio trabalho e desempenho e também na consolidação do processo de seu próprio caminho de aprendizagem. Essas atividades encorajam o aprendizado centrado no educando e são aperfeiçoadas por eles próprios, professores e família ao longo de todo o processo de ensino. Estes exercícios conduzem o educando a refletir sobre as suas experiências, analisando os trabalhos realizados, possibilitando a definição de objetivos para seu aprendizado com seu professor. Desenvolver este projeto contribuiu muito na minha formação docente, pois consegui rever, alinhar e traçar novas rotas à minha prática durante o percurso.
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