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Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
Projeto Escritores do Futuro
Informações
Relato
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Oswaldo Teixeira - 5ª CRE
Rua Milão 95 - Quintino Bocaiúva
AUTOR(ES)
Raianne Coelho da Silva Carneiro
Sou Raianne Coelho, professora de Ensino Fundamental – Anos Iniciais na SME-Rio. Estou na área da Educação desde os tempos de normalista, no Colégio Estadual Heitor Lira, onde descobri a paixão de ensinar.

Formei-me pedagoga pela Universidade Estácio de Sá (Unesa) em 2017. Fui professora substituta por três anos na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Para me especializar, estou cursando a Faculdade de Língua Portuguesa-Libras da Unesa, onde sou pós-graduanda em Libras-Braille.

Também fiz cursos voltados à alfabetização na área da Educação de Surdos a fim de tornar real a inclusão na nossa educação carioca.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF- Anos Iniciais
OBJETIVOS
• Vivenciar os usos sociais que se fazem da escrita, as características dos diferentes gêneros textuais, a linguagem adequada a diferentes contextos comunicativos, além do sistema pelo qual a língua é grafada: o alfabético;

• Promover a autonomia e o protagonismo dos estudantes;

• Compreender a importância da leitura para os alunos, desenvolvendo habilidades para a construção de livros;

• Avaliar seu próprio trabalho e desempenho, comparando sua trajetória durante o ano letivo.
ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Elaborar coletivamente produções textuais a partir de histórias lidas ou ouvidas, assumindo diferentes papéis (professor como escriba/aluno como escritor).
1º ano - Anos Iniciais - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
1º ano - Anos Iniciais - Organizar oralmente textos a partir do critério começo, meio e fim.
2º ano - Anos Iniciais - Elaborar coletivamente produções textuais a partir de histórias lidas ou ouvidas, assumindo diferentes papéis (professor como escriba/aluno como escritor).
2º ano - Anos Iniciais - Escrever textos curtos, tendo em vista as condições de produção (finalidade, gênero e interlocutor).
2º ano - Anos Iniciais - Identificar a finalidade de diferentes textos pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas.
2º ano - Anos Iniciais - Ler diferentes textos identificando seus usos sociais/contextuais.
2º ano - Anos Iniciais - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio, fim).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2021 até Dezembro/2021
Acreditar na aprendizagem da leitura e da escrita pela prática é levar para dentro da escola a variedade textual existente fora dela. A educadora Magda Soares afirma que “a sociedade atual, extremamente grafocêntrica, isto é, centrada na escrita, exige também o saber utilizar a linguagem escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos com competência” (SOARES, 2005).

Pautada nesta ideia e objetivando estimular em sala de aula a leitura e a escrita de diferentes gêneros textuais em circulação social, elaborei o projeto Escritores do Futuro.

Semanalmente, desenvolvia com a turma práticas de escrita individual, quando me colocava como mediadora no processo de elaboração do gênero textual escolhido.

Iniciávamos a escrita a partir de reflexões sobre a finalidade e o gênero do texto que iríamos produzir. Aos poucos os estudantes eram encorajados a produzir os próprios textos.

As produções individuais eram arquivadas em uma pasta-portfólio junto com uma ficha de avaliação, onde eram sinalizadas as habilidades desenvolvidas pelos estudantes ao longo do bimestre. O portfólio e a ficha de avaliação individualizada foram importantes ferramentas de avaliação pedagógica, possibilitando aos próprios estudantes e a seus responsáveis o acompanhamento do seu desempenho escolar. Em ambos havia informações sobre o que os alunos já dominavam, o que auxiliava a apreensão do que ainda precisava ser aprendido.

O exercício de escrita semanal culminou na produção coletiva de livros. Para essa ação, dividi a turma em grupos, dos quais selecionei os “escribas”, ou seja, os encarregados de fazer os textos.

Antes de iniciar a atividade, reuni-me com as equipes para mediar a escolha do título, dos personagens principais, do enredo, entre outros aspectos, sempre valorizando e incentivando a autonomia e o protagonismo infantil.

Fizemos revisões coletivas promovendo reflexões sobre o sistema alfabético de escrita. Concluída a etapa escrita, os estudantes ilustraram a história e montaram o livro. Cada grupo apresentou sua produção às demais equipes e a outras turmas da escola.
O trabalho com portfólio de gêneros textuais, fichas de avaliação individual e produção de livros ajudou os alunos a avaliarem o próprio trabalho e desempenho e a consolidarem seu caminho de aprendizagem.

Essas atividades encorajam o aprendizado centrado no educando e são aperfeiçoadas por alunos, professores e família ao longo de todo o processo de ensino.

Esses exercícios conduzem o educando a refletir sobre suas experiências, analisando os trabalhos realizados, o que possibilita a definição de objetivos para o aprendizado com o professor.

Desenvolver este projeto contribuiu muito para a minha formação docente, pois consegui rever, alinhar e traçar novas rotas à minha prática durante o percurso.
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