UNIDADE DE ENSINO
EM Magdalena Tagliaferro - 11ª CRE
Rua Menino Jesus de Praga S/nº - Tauá
AUTOR(ES)

Juliana dos Santos Gonçalves Couto
Formada em Licenciatura - Educação Artística pela UFRJ e com Pós-graduação Lato Sensu em Arteterapia - Educação e Saúde, em 2002. Leciono há 21 anos, sendo 16 desses, na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura do Rio de Janeiro. Atuei em todos os segmentos, da Educação Infantil ao EJA nas disciplinas Artes Visuais, Literaturas na Infância e Projeto de Vida Sustentável. A questão da sustentabilidade é agregada ao contexto artístico de forma lúdica, promovendo a reutilização de materiais visando desenvolver as potencialidades criativas dos educandos. Em 2019, foi desenvolvido o projeto na E.M. Magdalena Tagliaferro alusivo à cultura nordestina e, ao longo do ano mencionado, foram produzidos diversos trabalhos sobre o tema, e o mesmo foi registrado no portal da MultiRio. Além disso, há na plataforma Paulo Freire, menção às atividades desenvolvidas pela professora nos Percursos Pedagógicos. Participei, recentemente, da II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente através do eixo resíduos, logrando êxito nas duas unidades escolares nas quais atuo.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PI Artes Visuais
OBJETIVOS
O objetivo principal do projeto visou estimular o protagonismo discente através de uma abordagem lúdica da Educação Socioemocional, na qual sentimentos e emoções permearam o fazer artístico. A exposição dos trabalhos estimulou a interatividade, onde a comunidade escolar poderia participar através do "voto" baseado nas vivências emocionais. Foi observada a participação constante dos envolvidos através da conferência da "urna" e dos "potes das emoções " que ficavam esvaziados. Outro objetivo elencado era o de inserir obras modernistas ao campo da visualização da comunidade, almejando alusão ao centenário da Semana de Artes Moderna de 1922. Foi estabelecido um "link " de algumas imagens do período Modernista à questão emocional, onde o "voto" seria associado à emoção demonstrada e percebida nas obras de arte, portanto estimulou-se a leitura de imagens e uma conexão subjetiva de cada indivíduo. A leitura da obra "O Monstro das Cores" permitiu a autoanálise e a percepção das emoções e das cores.
HABILIDADES
1º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
2º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
3º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
4º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até Maio/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
O projeto Conexões visuais e socioemocionais articulou-se com a proposta pedagógica a ser desenvolvida por todos os docentes da unidade escolar, em consonância com o Projeto Político-pedagógico que visa a participação constante da comunidade escolar no referido espaço de forma a estimular as potencialidades dos educandos. Nas aulas de Artes Visuais do Ensino Fundamental I e de Literaturas na Infância, da Educação Infantil, foram desenvolvidas atividades relacionadas às emoções a partir da leitura e análise de obras de arte, assim como a leitura da obra "O Monstro das Cores". Considerando a relevância do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a docente estabeleceu uma conexão entre a percepção de obras de arte deste período com o campo socioemocional. Por ser um ano eleitoral, foi projetada uma urna na qual os alunos receberam instruções de como utilizá-la para "votar" de acordo com as suas emoções e as imagens observadas. A partir da leitura "O Monstro das Cores" foi possível realizar diversos desdobramentos como: desenhos, monstros feitos com caixas de leite e rolinhos de papel higiênico e um outro formato de "votação ", na qual havia papéis coloridos em cada pote representando emoções associadas à história do livro. Todos os alunos participaram das votações e, este formato de trabalho serviu de inspiração para outras docentes, pois os alunos puderam interagir e se conectar com o projeto. Os discentes tiveram contato com diversos materiais como tintas, caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos entre outros. A reutilização de caixas de leite e de rolinhos de papel higiênico possibilitaram a construção plástica ampliando o repertório criativo e o estímulo à coordenação motora.
A pluralidade entre as conexões visuais e socioemocionais agregou novos conhecimentos à comunidade escolar através dos trabalhos realizados e expostos. Dessa maneira, constatou -se que o estímulo à valorização dos aspectos socioemocionais e das atividades visuais propostas, logrou êxito através de uma aprendizagem lúdica e dinâmica, na qual aos alunos foi oportunizado o reaproveitamento de materiais na execução dos trabalhos realizados. A adequação dos conteúdos e das atividades à faixa etária discente foi um aspecto importante à condução do projeto e à consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento do mesmo. A construção de uma aprendizagem significativa e do protagonismo discente permeou todo o processo de ensino no referido projeto. De modo geral, a identificação das imagens com as subjetividades estabeleceu a conexão almejada, pois a avaliação qualitativa foi um processo contínuo e percebido durante o período no qual foi realizado.