O Projeto começou com a leitura do livro "O Tupi que você fala", de Claudio Fragata. Este faz parte do acervo da escola garantindo recursos pedagógicos para a implementação da lei 10.639. Através do livro, todos perceberam que a Língua Indígena Tupi não está tão longe do nosso cotidiano.
A partir das palavras mostradas no texto, começamos discutir o porquê de falarmos tantas palavras de origem tupi. Chegamos à conclusão que foi através dos indígenas que já estavam em nossa terra, que o povo brasileiro, pela miscigenação com outros povos, foi formado.
Trabalhamos o tema indígena de forma que ajudasse a desenvolver o processo de leitura e escrita. As descobertas incitadas pelo livro, foram trabalhadas através de roda de conversa, lista de palavras e texto coletivo, contemplando a habilidade: elaborar coletivamente produções textuais a partir de histórias lidas ou ouvidas, assumindo diferentes papéis - professor como escriba/aluno como escritor. A turma 1102, por meio da Professora da turma, elaborou coletivamente uma lista de palavras conhecidas da turma e que tem origem Tupi.
A Escola também contou com o material cedido pelo Museu do Índio, "órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio (Funai), no Rio de Janeiro. Trata-se de uma instituição pública federal, aberta a todas as pessoas interessadas em conhecer mais sobre a diversidade cultural dos mais de 305 povos indígenas que habitam o Brasil” (site Museu do Índio).
O material permitiu o contato com artesanato, hábitos e alimentação de povos indígenas. As crianças puderam perceber que a alimentação de alguns povos indígenas é parecida com a nossa alimentação. Batata-doce, milho e mandioca, foram alguns alimentos comuns, fazem parte da nossa alimentação e os indígenas também comem. Este movimento foi importante para percebermos que a cultura indígena constitui a cultura brasileira. Essa atividade contemplou a a valorização da diversidade, reconhecendo caracteres identitários básicos, presente na Priorização Curricular.
A atividade contribuiu muito para que as crianças exercitassem o uso da leitura e escrita e, por conseguinte, explorassem um tema muito importante e que pode ser uma constante no planejamento.
A diversidade cultural e a origem do povo brasileiro são conteúdos que precisam ser explorados ao longo do ano letivo, tendo em vista as possibilidades de materiais e acervos que já estão disponibilizados para a Escola.
Houve uma participação significativa das turmas envolvidas, o que possibilitou que o projeto alcançasse os objetivos propostos.
Os alunos ficaram encantados e muito curiosos, pois experimentaram a cultura indígena, até então limitada ao contato com livros e fotografias.