ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias
Boas Práticas
Midiaeducação | Educação de Jovens e Adultos
Como é ser Jovem no ProJovem?
Informações
Relatos
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Alphonsus de Guimaraens - 7ª CRE
Rua Edgard Werneck 1625 - Cidade de Deus
AUTOR(ES)
Filipe Luiz do Nascimento Martins
Professor dos anos finais de Ciências, Mestre em Ciências e Tecnologia Ambiental, autor e ilustrador do livro infantil: "Sertãozinho Carioca". Comentarista ambiental do CJC 2ª Edição da RIT tv (2019-2020), professor do projeto RioEduca na TV nos anos de 2020 e 2021 e Design Instrucional na GMEAD (2017-2019).
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor 40 horas - Ciências
OBJETIVOS
Propiciar um diagnóstico dos nosso alunos do Projovem: quem são esses alunos? Quais suas histórias? O que aconteceu para eles saírem da escola? Quais suas esperanças futuras? O vídeo tem o interesse de mostrar o perfil dos jovens que integram o programa, principalmente de uma área de grande risco social na cidade do Rio de Janeiro (Cidade de Deus).
HABILIDADES
EJA II - Ciências - Apropriar-se das ações em âmbito mundial relacionadas com questões ambientais (ECO 92, Protocolo de Kyoto, Conferência Internacional de 2009)
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Junho/2022 até Junho/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
A prática busca fazer um recorte sobre o perfil dos alunos que compõe o Projovem, programa governamental de educação e emprego para jovens de 18 a 29 anos, que desejam retornar os estudos. O ensaio consistiu de uma prática feita com todas as 5 turmas das unidades, os quais os jovens tinham de responder: como é ser jovem no Projovem? Assim elencamos algumas histórias, as quais sob a autorização dos mesmos, gravamos seus depoimentos, com um celular e um microfone. O impacto do vídeo foi tão surpreendente, não só por suas tragédias sociais, mas também, por sua força interna, o que aponta para a superação. Quando o vídeo foi mostrado para a equipe do ProJovem, e posteriormente para a GEJA da Sétima Coordenadoria Regional de Educação, gerou uma outra ação, que foi mapear esse aluno. Composto de oito depoimentos de um pouco mais de quatorze minutos, o vídeo alcança o seu objetivo, pois apresenta um lado pouco notado em nossas reuniões, que apesar de conhecermos essa realidade, pouco sabemos sob a perspectiva do jovem aluno da EJA. A edição e música foram baseadas na palavra mais falada por nossos alunos durante seus depoimentos: “oportunidade”, que os faz retornar a estudar, que os leva a sonhar. Pensando nisso foi escolhida a música CLUBE DA ESQUINA Nº2, de Milton Nascimento e Fernando Brant, assim como a frase final retirada de um trecho da musica: “os sonhos não envelhecem”.
O alcance foi além do esperado. Quando iniciamos o projeto, tínhamos uma ideia de fazer um vídeo contando as histórias de nossos alunos, sendo esse vídeo mostrado apenas para a equipe Projovem. O vídeo ganhou força quando foi levado pela equipe da 7ª CRE, compartilhando com outras unidades que atendem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, como uma proposta de trabalho, o que seria um grande avanço, mas o vídeos ficou somente na reunião de Professores Orientadores, mais foi exibido na EXPO EJA da 7ª CRE, onde foi exibido e comentado por nossos alunos para outros professores e alunos da região.
Registros
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.