A prática busca fazer um recorte sobre o perfil dos alunos que compõe o Projovem, programa governamental de educação e emprego para jovens de 18 a 29 anos, que desejam retornar os estudos.
O ensaio consistiu de uma prática feita com todas as 5 turmas das unidades, os quais os jovens tinham de responder: como é ser jovem no Projovem?
Assim elencamos algumas histórias, as quais sob a autorização dos mesmos, gravamos seus depoimentos, com um celular e um microfone.
O impacto do vídeo foi tão surpreendente, não só por suas tragédias sociais, mas também, por sua força interna, o que aponta para a superação.
Quando o vídeo foi mostrado para a equipe do ProJovem, e posteriormente para a GEJA da Sétima Coordenadoria Regional de Educação, gerou uma outra ação, que foi mapear esse aluno.
Composto de oito depoimentos de um pouco mais de quatorze minutos, o vídeo alcança o seu objetivo, pois apresenta um lado pouco notado em nossas reuniões, que apesar de conhecermos essa realidade, pouco sabemos sob a perspectiva do jovem aluno da EJA.
A edição e música foram baseadas na palavra mais falada por nossos alunos durante seus depoimentos: “oportunidade”, que os faz retornar a estudar, que os leva a sonhar. Pensando nisso foi escolhida a música CLUBE DA ESQUINA Nº2, de Milton Nascimento e Fernando Brant, assim como a frase final retirada de um trecho da musica: “os sonhos não envelhecem”.
O alcance foi além do esperado. Quando iniciamos o projeto, tínhamos uma ideia de fazer um vídeo contando as histórias de nossos alunos, sendo esse vídeo mostrado apenas para a equipe Projovem. O vídeo ganhou força quando foi levado pela equipe da 7ª CRE, compartilhando com outras unidades que atendem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, como uma proposta de trabalho, o que seria um grande avanço, mas o vídeos ficou somente na reunião de Professores Orientadores, mais foi exibido na EXPO EJA da 7ª CRE, onde foi exibido e comentado por nossos alunos para outros professores e alunos da região.