ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
Meu nome e suas letras: Todo nome começa com uma letra, qual é a sua?
Informações
Relatos
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Estado de Israel - 8ª CRE
Rua Limites S/n.º - Realengo
AUTOR(ES)
Daniele Pontual do Nascimento Feitoza
Daniele Pontual do Nascimento Feitoza, professora da rede desde 2000, fez o curso normal pelo Instituto de Educação Sarah Kubitschek e graduada em história pela faculdade Simonsen, especialista em alfabetização com o cursos: PNAIC dos anos 2012, 2013 e 2014, fiz parte do time de alfabetizadores de 2017 e 2018, frequentei o congresso de alfabetização 2020 e a semana de alfabetização 2021 da escola protagonista do Rio Grande do Sul, online, entre outros cursos oferecidos pela SME. Professora alfabetizadora a 22 anos, tendo amor pela profissão, responsabilidade e dedicação pelos meus alunos.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor II
OBJETIVOS
Despertar o letramento através da ludicidade na identificação e escrita das letras do nosso alfabeto apresentando o alfabeto e possibilitando à criança um primeiro contato com a diversidade de letras existentes, propiciando o processo de associação entre elas, de forma lúdica e prazerosa, através de músicas, construções, dentre outros. Conhecer o alfabeto e identificar a letra do seu nome ampliando o seu conhecimento na ordem do alfabeto em relação ao seu nome e os de outros colegas da turma, assim reconhecendo as letras do seu nome e o som inicial de cada letra.
ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - História - Identificar-se como parte integrante de um grupo: familiar, escolar e comunitário.
1º ano - Língua Portuguesa - Nomear e utilizar as letras do alfabeto na escrita do próprio nome.
1º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer e nomear as letras do alfabeto a partir do próprio nome e dos nomes dos colegas de turma.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2021 até Fevereiro/2021
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Quando iniciamos o ano letivo de 2021, fiquei pensativa e preocupada de como seria a proposta para alfabetizar em plena pandemia e com o sistema de aula remota para os alunos da rede municipal, pois são pequenos e dependiam da participação da família para que acontecesse o aprendizado. Para minha surpresa as famílias foram bastante participativas e ativas neste grande desafio. Para iniciar realizei contato com todos os responsáveis e alunos pelo WhatsApp, com uma entrevista e conversa mostrando como seriam naquele momento as propostas de atividades e demonstrando minhas preocupações. Assim teve início a minha proposta de fazer um processo de ensino com uma prática de alfabetização e letramento, ligado ao currículo carioca, enfatizando as habilidades e práticas pedagógicas adaptadas ao ensino remoto e no contexto da realidade dos alunos. Resolvi então relatar minha prática com atividades iniciais com o próprio nome dos alunos e as letras do alfabeto, porque para a criança o seu próprio nome é a primeira referência significativa que elas têm. Durante o mês de fevereiro em ensino remoto, abordei o tema o alfabeto e a escrita de seu nome com uma sequência didática dividida em quatro aulas. A primeira aula foi realizar a visualização do alfabeto com vídeos e identificação das letras do próprio nome, iniciado com vídeo musical, “Qual é a letra de seu nome” (Turma do Seu Lobato), onde os alunos visualizaram as letras do alfabeto e nomes com identificação da letra inicial e depois entreguei a cada aluno sua ficha com o seu nome. Na segunda aula fiz um vídeo iniciando com a música “Qual é a letra de seu nome?” e fiz a chamadinha da turma, lendo nome por nome e mostrando sua letra inicial e além das atividades: colagem de papel colorido na 1ª letra do nome e identificação do nome no grupo de nomes da turma. Na terceira aula fiz um vídeo que contei a história “O nome da gente” e os alunos perguntaram a família o porquê do nome deles, e realizaram a atividade de recorte e colagem das letras de seu nome com pesquisa em jornais e revistas e escrita do 1º nome com o apoio da ficha e um belo desenho da família. Finalizamos com a quarta aula na qual os alunos registraram a escrita do 1º nome e a pintura da letra inicial. Quando retornamos as aulas presenciais retomei o conteúdo e as habilidades com algumas aulas de reforço a partir de proposta lúdica com músicas, alfabeto móvel e atividades do material Rioeduca. A finalidade destas atividades é ampliar o conhecimento das letras do alfabeto escrevendo seus próprios nomes, identificando e reconhecendo suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), facilitando o desenvolvimento de estratégias para os alunos, contemplando as habilidades: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala; Identificar fonemas e sua representação por letras; Reconhecer e nomear as letras do alfabeto a partir do próprio nome e dos nomes dos colegas de turma.
Ao acompanhar essa prática percebo que as crianças, de maneira lúdica e prazerosa, começam a se inserir no contexto de alfabetização e letramento. Levando a se familiarizar com seu nome, sua importância, da integração com a família e sociedade para que seja viável uma aprendizagem para a humanização dos indivíduos. Entendo que o processo de aquisição da leitura e da escrita não deve estar desvinculado do contexto e vivências das crianças, assim iniciamos com a proposta de valorizar seu próprio nome.
Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.