Quando iniciamos o ano letivo de 2021, fiquei pensativa e preocupada de como seria a proposta para alfabetizar em plena pandemia e com o sistema de aula remota para os alunos da rede municipal, pois são pequenos e dependiam da participação da família para que acontecesse o aprendizado. Para minha surpresa as famílias foram bastante participativas e ativas neste grande desafio.
Para iniciar realizei contato com todos os responsáveis e alunos pelo WhatsApp, com uma entrevista e conversa mostrando como seriam naquele momento as propostas de atividades e demonstrando minhas preocupações.
Assim teve início a minha proposta de fazer um processo de ensino com uma prática de alfabetização e letramento, ligado ao currículo carioca, enfatizando as habilidades e práticas pedagógicas adaptadas ao ensino remoto e no contexto da realidade dos alunos.
Resolvi então relatar minha prática com atividades iniciais com o próprio nome dos alunos e as letras do alfabeto, porque para a criança o seu próprio nome é a primeira referência significativa que elas têm.
Durante o mês de fevereiro em ensino remoto, abordei o tema o alfabeto e a escrita de seu nome com uma sequência didática dividida em quatro aulas.
A primeira aula foi realizar a visualização do alfabeto com vídeos e identificação das letras do próprio nome, iniciado com vídeo musical, “Qual é a letra de seu nome” (Turma do Seu Lobato), onde os alunos visualizaram as letras do alfabeto e nomes com identificação da letra inicial e depois entreguei a cada aluno sua ficha com o seu nome.
Na segunda aula fiz um vídeo iniciando com a música “Qual é a letra de seu nome?” e fiz a chamadinha da turma, lendo nome por nome e mostrando sua letra inicial e além das atividades: colagem de papel colorido na 1ª letra do nome e identificação do nome no grupo de nomes da turma.
Na terceira aula fiz um vídeo que contei a história “O nome da gente” e os alunos perguntaram a família o porquê do nome deles, e realizaram a atividade de recorte e colagem das letras de seu nome com pesquisa em jornais e revistas e escrita do 1º nome com o apoio da ficha e um belo desenho da família.
Finalizamos com a quarta aula na qual os alunos registraram a escrita do 1º nome e a pintura da letra inicial.
Quando retornamos as aulas presenciais retomei o conteúdo e as habilidades com algumas aulas de reforço a partir de proposta lúdica com músicas, alfabeto móvel e atividades do material Rioeduca.
A finalidade destas atividades é ampliar o conhecimento das letras do alfabeto escrevendo seus próprios nomes, identificando e reconhecendo suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), facilitando o desenvolvimento de estratégias para os alunos, contemplando as habilidades: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala; Identificar fonemas e sua representação por letras; Reconhecer e nomear as letras do alfabeto a partir do próprio nome e dos nomes dos colegas de turma.
Ao acompanhar essa prática percebo que as crianças, de maneira lúdica e prazerosa, começam a se inserir no contexto de alfabetização e letramento. Levando a se familiarizar com seu nome, sua importância, da integração com a família e sociedade para que seja viável uma aprendizagem para a humanização dos indivíduos.
Entendo que o processo de aquisição da leitura e da escrita não deve estar desvinculado do contexto e vivências das crianças, assim iniciamos com a proposta de valorizar seu próprio nome.