ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos
Medidas Socioeducativas: Trabalhando com alunos e professores da EJA do CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga - 8ª CRE
Estrada do Engenho S/nº - Bangu
Unidade não vocacionada


CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga - 8ª CRE
Estrada do Engenho S/nº - Bangu
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Alessandra Oliveira da Silva e Arthur Pires

Assistente Social graduada na ESS/UFRJ

Especialização em Gestão de pessoas e reengenharia na UCAM

Licenciatura plena em Educação Física na UFRJ

Pós Graduado em Treinamento Desportivo na UFRJ

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Assistente Social PROINAPE e Diretor Adjunto
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
EJA I
PEJA I - Bloco 2
EJA II
PEJA II - Bloco 2
OBJETIVOS
Trabalhar o acolhimento e as relações entre professores e alunos que cumprem medidas socioeducativas no CRIAAD (semiliberdade) na Unidade Escolar
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Novembro/2023
Público
Alunos, Professores
Competências da BNCC

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Eixo de trabalho do NIAP
Acolhimento Psicossocial e Vínculo Escolar

Com os alunos que cumprem MSE:

Através de vídeos curtos, jogos educativos, grupos reflexivos e atendimentos individuais objetivamos trabalhar questões relativas a projetos de vida e futuro.

Com os professores da EJA da Unidade Escolar:

Elaboração de instrumentos e apresentação de pequenos vídeos para suscitar reflexão e discussão para alcançar os objetivos propostos para cada encontro. Em um dos encontros, contamos com a valorosa participação da instituição CRIAAD, representada pelo pedagogo Cristiano Soares.

Com os alunos que cumprem MSE:

Participação e reflexão efetivas sobre os temas trabalhados, ultrapassando o proposto ampliando o debate com novas questões.

Com os professores da EJA da Unidade Escolar:

Ações que resultaram em participação e reflexões sobre os contextos trabalhados que geraram uma aproximação com os temas e com a profissional propício para questionamentos e trocas.

Registros
IMAGENS
Roda de Conversa com o Pedagogo do Criaad, Cristiano Soares
Roda de Conversa Realizada com a mediação da Assistente social Alessandra Silva
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.