Alfabetização para mim é ver os olhos brilhando pela descoberta do poder de ler e escrever. É vibrar a cada nova palavra lida e escrita e ter a certeza de estar transformando vidas.
Devido a pandemia, a turma foi dividida em dois grupos. Logo, tínhamos número reduzido de alunos permitindo dar maior atenção individual a cada um e perceber suas dificuldades. Além disso, eram dois grupos presentes e comprometidos. Realizavam as tarefas que levavam para fazer em casa na semana que não estariam na escola. Assim sendo seu desenvolvimento e crescimento foram acontecendo de forma fluida e logo aquele brilho no olhar da descoberta foi surgindo.
A prática foi realizada durante todo ano e a cada letra apresentada criávamos um vocabulário com palavras do repertório dos alunos. Dessa forma, o vocabulário ia ampliando tendo em vista o conhecimento prévio de outras letras e palavras. Eu fazia desenhos de objetos, animais, alimentos, sempre familiares a eles e relacionados ao contexto da aula, levando-os a descobrir o que estava desenhado, sendo levados a pensar e interagir com a escrita, seja soletrando, seja silabando, correlacionando fonema/grafema a compreensão e a interpretação na construção da aprendizagem. A partir daí outras atividades iam surgindo para fixar o conhecimento.
Eles começaram a se aventurar a escrever novas palavras com as letras que já conheciam. Como recurso, foi utilizado, autoditado tanto de palavras para desenharem, como com desenhos para escreverem os nomes, assim como, cruzadinhas, caça-palavras, enigmas, entre outros. Com o passar do tempo começamos a escrever frases seguindo o mesmo processo: desenhos de cenas para eles escreverem as frases ou frases para eles desenharem as cenas.
Havia muita atividade lúdica como bingo de letras, de sílabas, de palavras; competições de quem lia primeiro, de quem encontrava a palavra escondida na sala. A interação, participação e envolvimento dos alunos no seu processo de construção e desenvolvimento da aprendizagem auxiliaram da tomada de consciência desse processo vivo e significativo.
Seguimos construindo uma teia de significados: assistimos filmes, criamos textos coletivos recontando os filmes e assim o dia a dia foi sendo bastante criativo e enriquecedor.
Fiquei bastante satisfeita com o trabalho realizado. Sabia que tinham atingido o objetivo esperado.
Para concluir, ressalto o quanto foi valioso e significativo o trabalho desenvolvido com esta turma. O envolvimento afetivo que aconteceu entre nós foi fundamental para que eles fossem desenvolvendo auto estima e segurança em seu aprendizado. Todo o processo foi uma linda construção que culminou com o sucesso do nosso trabalho.