ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
De palavra em palavra construindo o saber
Informações
Relatos
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Frei Cassiano - 2ª CRE
Rua Joaquim Pizarro 500 - Tijuca
AUTOR(ES)
Ana Cláudia Ribas Pegorim
Professora da Rede Municipal de Educação como Professor II desde 1999, lecionei quase todo este tempo, em turmas de Educação Infantil. Tenho também uma segunda matrícula como Professor de Educação Infantil desde 2014.

Alfabetizar se transformou numa paixão após minha primeira turma. Desde então meu trabalho sempre objetivou esse processo mesmo nas turmas de Educação Infantil, quando o foco é, de forma lúdica, prepará-los para o caminho do mundo letrado.

Minha formação acadêmica é em Psicologia, com Pós-Graduação latu sensu em Psicopedagogia.

Na rede particular atuei pouco tempo como professora e exerci o cargo de coordenação pedagógica.

Como Psicóloga, tenho formação em Gestalt Terapia e atuei durante alguns anos em consultório particular.

Atualmente, as salas de aula são minha principal atividade. Atuo numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental e em uma turma de Educação Infantil.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor II
OBJETIVOS
Compreender a relação fonema/grafema na formação de palavras escritas, avançando no processo de desenvolvimento da leitura e escrita.
ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Língua Portuguesa - Antecipar o assunto de um texto com base no título, subtítulo e imagem.
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever o próprio nome como referência para ler e registrar outras palavras.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2021 até atualmente
Alfabetização para mim é ver os olhos brilhando pela descoberta do poder de ler e escrever. É vibrar a cada nova palavra lida e escrita e ter a certeza de estar transformando vidas. Devido a pandemia, a turma foi dividida em dois grupos. Logo, tínhamos número reduzido de alunos permitindo dar maior atenção individual a cada um e perceber suas dificuldades. Além disso, eram dois grupos presentes e comprometidos. Realizavam as tarefas que levavam para fazer em casa na semana que não estariam na escola. Assim sendo seu desenvolvimento e crescimento foram acontecendo de forma fluida e logo aquele brilho no olhar da descoberta foi surgindo. A prática foi realizada durante todo ano e a cada letra apresentada criávamos um vocabulário com palavras do repertório dos alunos. Dessa forma, o vocabulário ia ampliando tendo em vista o conhecimento prévio de outras letras e palavras. Eu fazia desenhos de objetos, animais, alimentos, sempre familiares a eles e relacionados ao contexto da aula, levando-os a descobrir o que estava desenhado, sendo levados a pensar e interagir com a escrita, seja soletrando, seja silabando, correlacionando fonema/grafema a compreensão e a interpretação na construção da aprendizagem. A partir daí outras atividades iam surgindo para fixar o conhecimento. Eles começaram a se aventurar a escrever novas palavras com as letras que já conheciam. Como recurso, foi utilizado, autoditado tanto de palavras para desenharem, como com desenhos para escreverem os nomes, assim como, cruzadinhas, caça-palavras, enigmas, entre outros. Com o passar do tempo começamos a escrever frases seguindo o mesmo processo: desenhos de cenas para eles escreverem as frases ou frases para eles desenharem as cenas. Havia muita atividade lúdica como bingo de letras, de sílabas, de palavras; competições de quem lia primeiro, de quem encontrava a palavra escondida na sala. A interação, participação e envolvimento dos alunos no seu processo de construção e desenvolvimento da aprendizagem auxiliaram da tomada de consciência desse processo vivo e significativo. Seguimos construindo uma teia de significados: assistimos filmes, criamos textos coletivos recontando os filmes e assim o dia a dia foi sendo bastante criativo e enriquecedor. Fiquei bastante satisfeita com o trabalho realizado. Sabia que tinham atingido o objetivo esperado.
Para concluir, ressalto o quanto foi valioso e significativo o trabalho desenvolvido com esta turma. O envolvimento afetivo que aconteceu entre nós foi fundamental para que eles fossem desenvolvendo auto estima e segurança em seu aprendizado. Todo o processo foi uma linda construção que culminou com o sucesso do nosso trabalho.
Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.