ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Praticas Extracurriculares
CriArte na Escola de Férias
Informações
Relatos
Resultados Observados
TEMÁTICA SELECIONADA
  • Práticas de projetos pedagógicos extracurriculares (artes, equidade de gênero, esportes, patrimônio ou sustentabilidade)
UNIDADE DE ENSINO
EM Leonel Azevedo - 11ª CRE
Rua Luís Sá S/N - Portuguesa
AUTOR(ES)
Juliana dos Santos Gonçalves Couto
Formada em Licenciatura - Educação Artística pela UFRJ e com Pós-graduação Lato Sensu em Arteterapia - Educação e Saúde, em 2002. Leciono há 21 anos, sendo 16 desses, na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura do Rio de Janeiro. Atuei em todos os segmentos, da Educação Infantil ao EJA, nas disciplinas Artes Visuais, Literaturas na Infância e Projeto de Vida Sustentável. A questão da sustentabilidade é agregada ao contexto artístico de forma lúdica, promovendo a reutilização de materiais visando desenvolver as potencialidades criativas dos educandos. Em 2019, foi desenvolvido o projeto na E.M. Magdalena Tagliaferro alusivo à cultura nordestino e, ao longo do ano mencionado, foram produzidos diversos trabalhos sobre o tema, e sua relevância pedagógica foi registrada no portal da MultiRio.

Além disso, há na plataforma Paulo Freire, menção às atividades desenvolvidas pela professora nos Percursos Pedagógicos. Participou da II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente através do eixo resíduos, logrando êxito nas duas unidades escolares.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PI Artes Visuais
OBJETIVOS
Proporcionar aos discentes vivências artísticas diversas; Estimular o protagonismo infantojuvenil; Confeccionar brinquedos sustentáveis; Realizar desenho de observação; Improvisar expressões através de jogos teatrais; Desenvolver habilidades artísticas individualmente e em grupo.
HABILIDADES
1º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
2º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
3º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
4º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
5º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
6º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
7º ano - Artes Visuais - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Identificar pela apreciação práticas musicais diversas reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana.
8º ano - Artes Visuais - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Identificar pela apreciação práticas musicais diversas reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana.
9º ano - Artes Visuais - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Identificar pela apreciação práticas musicais diversas reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Julho/2022 até Julho/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
A proposta foi desenvolvida durante o projeto escola de férias, na oficina CriArte. Os alunos da educação infantil e do ensino fundamental I, reutilizaram materiais na confecção de brinquedos como: pião com tampa de garrafa, bilboquê com garrafa pet, binóculos com rolos de papel higiênico, boi bumbá com caixa de papelão. Este grupo observou obras do artista Candido Portinari, nas quais o mesmo retratou a sua infância. Discentes do ensino fundamental II, realizaram jogos teatrais, dança, desenho e pintura no suporte de papelão.
A oficina CriArte logrou êxito em todas as faixas etárias elencadas, atendendo o objetivo proposto através das multilinguagens artísticas, estimulando as habilidades discentes e suas diversidades.
Registros
IMAGENS
Exposição Atividades I
Livro Portinari III
Livro Portinari II
Livro Portinari
Observando livro
Bilboquê
Binóculos
Pintura brinquedo
Roda leitura
Brinquedos V
Painel
Jogos Teatrais II
Jogos Teatrais I
Desenho de observação
Pinturas III
Pinturas II
Pinturas I
Livro Portinari IV
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.