ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos (EJA Rio)
Na trilha de Darwin pelo padlet
Informações
Sequência Didática
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Gonçalves Dias - 1ª CRE
Campo São Cristóvão 115 - São Cristóvão



AUTOR(ES)
José Henrique de Almeida Cereja

Sou licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS) da mesma instituição. Trabalho como professor desde 2005 na rede municipal de Cabo Frio e na rede estadual do Rio de Janeiro nas cidades de Caxias e Nova Iguaçu. Leciono desde 2010 na rede municipal do Rio e desde 2013 na rede municipal de Maricá. Na rede carioca já atuei como regente de turmas de Aceleração por quase cinco anos e desde 2019 leciono em turmas do Peja.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Docente 1 de Ciências
EJA/Bloco
EJA II Bloco 1 e EJA II Bloco 2
COMPONENTE CURRICULAR
/
/
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Dezembro/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Sensibilização/Contextualização para o tema
Muitas são as trilhas que seguimos durante a vida, desde as caminhadas pelas escolas e faculdades até as trilhas em direção ao trabalho. Muitos estudantes da EJA percorrem os três caminhos: casa, trabalho e escola, num grande exemplo de resistência aos condicionantes obstáculos. Como professor, a trilha do retorno aos estudos é a que mais desperta em mim o interesse de dar aulas, o que tem sido gratificante na minha caminhada. E a mais nova trilha dos estudantes da EJA da E.M. Gonçalves Dias (1ª CRE), em São Cristóvão, é o mural virtual Na Trilha de Darwin, uma homenagem ao grande naturalista e pai da Teoria da Evolução e à evolução dos alunos nos estudos de Ciências.
Problematização
Em tempos do negacionismo científico e da crescente desvalorização da educação brasileira que culminou até mesmo com ataques à memória do educador e filósofo Paulo Freire, é com base nas palavras de nosso patrono que afirmo que devemos esperançar nossos estudantes da EJA a continuar na batalha pela busca do conhecimento através dos estudos. Diante das muitas tentativas em desestimular o trabalhador a adquirir conhecimento por conta da falta de tempo e da sobrecarga de trabalho, é premente e necessária a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por este grupo de estudantes para marcar território e dar voz a seus anseios.
Texto base
Muitas são as potenciais ferramentas auxiliadoras do processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos e isso inclui sites, blogs e murais virtuais como é o caso do padlet que utilizo para privilegiar o desenvolvimento dos trabalhos dos estudantes do Peja da E.M. Gonçalves Dias e das minhas aulas: um vínculo que dá continuidade ao que está sendo desenvolvido em sala de aula. O padlet é uma ferramenta estratégica que aproxima o conhecimento científico e as pessoas e valoriza a ação em contribuição ao público da EJA
Desenvolvimento

O padlet funciona como um recurso muito interessante, como um mural virtual em que o professor pode postar links, vídeos, textos, materiais diversos e recados relacionados às suas aulas e os estudantes podem postar seus trabalhos e recados. Ao longo do ano de 2022, o mural virtual padlet foi amplamente utilizado por mim como espaço de compartilhamento de pesquisas, dicas, ideias, temas, trabalhos utilizados em minhas aulas e fotos dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes das quatro turmas que vão desde a produção de vídeos e cartazes até fotos de cartazes resultantes dos trabalhos dos estudantes.

O padlet é uma ferramenta que oportuniza a continuidade do diálogo que ultrapassa a sala de aula e possibilita aos estudantes a continuação de seu processo de aprendizado e trocas, imprimindo sua identidade e participação ativa que começam na aula de Ciências. Um tema recorrente nas aulas deste ano e que se manifesta nos trabalhos postados no mural virtual foi o racismo ambiental.

Produto Final
O padlet é o produto final e pode ser acessado pelo link https://padlet.com/jhcereja1/4lnrs9yg5u8u28wr

Também publiquei no padlet filmes que utilizei em minhas aulas, links de sites, materiais em pdf com textos e exercícios, além de fotos com alunos e alunas sobre as aulas e produtos como registros das aulas que envolvem o uso de modelos didáticos de biscuit que eu mesmo confecciono.

No padlet, além de obter o registro das suas ações e contribuições, o estudante pode explorar o espaço na hora em que quiser, sem que isso se perca no tempo, além de poder ter suas realizações compartilhadas de forma pública, contribuindo assim com a divulgação científica e educativa.

A participação dos estudantes no desenvolvimento de trabalhos e postagens no padlet desencadeou a possibilidade de elevar a autoestima do grupo numa forma também de registro e autoria por meio de uma participação ativa que inclui cartazes, produção de textos e vídeos registrados.

Um tema bastante desenvolvido ao longo do ano nas quatro turmas do Peja nas aulas de Ciências foi o racismo ambiental

Registros
IMAGENS
Fotos da página do Padlet
Fotos da página do Padlet
Fotos da página do Padlet
Fotos da página do Padlet
Fotos da página do Padlet
Fotos da página do Padlet
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.