Sou licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS) da mesma instituição. Trabalho como professor desde 2005 na rede municipal de Cabo Frio e na rede estadual do Rio de Janeiro nas cidades de Caxias e Nova Iguaçu. Leciono desde 2010 na rede municipal do Rio e desde 2013 na rede municipal de Maricá. Na rede carioca já atuei como regente de turmas de Aceleração por quase cinco anos e desde 2019 leciono em turmas do Peja.
O padlet funciona como um recurso muito interessante, como um mural virtual em que o professor pode postar links, vídeos, textos, materiais diversos e recados relacionados às suas aulas e os estudantes podem postar seus trabalhos e recados. Ao longo do ano de 2022, o mural virtual padlet foi amplamente utilizado por mim como espaço de compartilhamento de pesquisas, dicas, ideias, temas, trabalhos utilizados em minhas aulas e fotos dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes das quatro turmas que vão desde a produção de vídeos e cartazes até fotos de cartazes resultantes dos trabalhos dos estudantes.
O padlet é uma ferramenta que oportuniza a continuidade do diálogo que ultrapassa a sala de aula e possibilita aos estudantes a continuação de seu processo de aprendizado e trocas, imprimindo sua identidade e participação ativa que começam na aula de Ciências. Um tema recorrente nas aulas deste ano e que se manifesta nos trabalhos postados no mural virtual foi o racismo ambiental.
Também publiquei no padlet filmes que utilizei em minhas aulas, links de sites, materiais em pdf com textos e exercícios, além de fotos com alunos e alunas sobre as aulas e produtos como registros das aulas que envolvem o uso de modelos didáticos de biscuit que eu mesmo confecciono.
No padlet, além de obter o registro das suas ações e contribuições, o estudante pode explorar o espaço na hora em que quiser, sem que isso se perca no tempo, além de poder ter suas realizações compartilhadas de forma pública, contribuindo assim com a divulgação científica e educativa.
A participação dos estudantes no desenvolvimento de trabalhos e postagens no padlet desencadeou a possibilidade de elevar a autoestima do grupo numa forma também de registro e autoria por meio de uma participação ativa que inclui cartazes, produção de textos e vídeos registrados.
Um tema bastante desenvolvido ao longo do ano nas quatro turmas do Peja nas aulas de Ciências foi o racismo ambiental