Sensibilização/Contextualização para o tema
Apesar de termos na escola lixeiras de coleta seletiva, percebemos que tanto alunos como funcionários não colocavam em prática o descarte adequado do lixo. Isso se dava pela falta de cultura e consciência ambiental, ausência de sinalização e o desconhecimento sobre os impactos diretos e indiretos do consumo e descarte exacerbado.
A partir do filme Lixo Extraordinário, começamos a refletir sobre as formas de consumo e descarte. E depois a estudar conteúdos mais específicos da questão da sustentabilidade.
Problematização
O tema sustentabilidade é recorrentemente trabalhado na Unidade Escolar, contudo as lixeiras de coleta seletiva eram inutilizadas ou usadas de forma errada. Percebemos que tal situação acontece por falta de cultura sustentável. Decidimos mudar essa cultura, com uma série de atividades que mostrassem a importância das ações individuais e que a sustentabilidade está relacionada com nossa saúde, vida social, ambiental e financeira.
Texto base
Segundo Loureiro, em Educação Ambiental Transformadora. "A educação ambiental transformadora enfatiza a educação enquanto processo permanente, cotidiano e coletivo pelo qual agimos e refletimos, transformando a realidade de vida. Está focada nas pedagogias problematizadoras do concreto vivido, no reconhecimento das diferentes necessidades, interesses e modos de relações na natureza que definem os grupos sociais e o lugar ocupado por estes em sociedade, como meio para buscar novas sínteses que indiquem caminhos democráticos, sustentáveis e justos para todos" (p.81)
Partindo dessa perspectiva, fizemos um trabalho mais extenso, multidisciplinar no qual a temática da sustentabilidade foi surgindo em diversas disciplinas ao longo de todo semestre, com filme, aula expositiva, debates, jogos e atividades para produção de materiais para o despertar da conscientização.
Desenvolvimento
Começando com o filme Lixo Extraordinário do artista plástico brasileiro Vik Muniz, conhecendo relatos pessoais de quem sobrevive do descarte inconsciente. A partir daqui, refletimos sobre a nossa forma de descarte, o que podemos mudar individualmente para que catadores, como os que aparecem no filme tenham o trabalho mais humano. Refletimos também sobre quem são as pessoas ao nosso redor que catam esses materiais.
Com uma aula expositiva, estudamos o que é sustentabilidade, de que maneira ela afeta nossas vidas e o que são as ODS.
Conhecemos algumas ações coletivas e individuais que mudaram e estão mudando suas localidades a partir de pensamentos sustentáveis.
Conhecemos o tempo de decomposição de materiais que usamos rotineiramente e descobrimos o que pode acontecer com o descarte errado desses materiais.
Refletimos sobre quais ações e equipamentos nossa escola já possui alinhadas com a sustentabilidade.
Durante uma dinâmica exercitamos nosso conhecimento sobre que material deve ir para cada lixeira. (Nessa mesma atividade tivemos um diálogo com a horta da escola, pois nessa dinâmica o grupo vencedor teve o direito de escolher a hortaliça que levaria para casa).
Produzimos sinalização para os locais onde precisamos melhorar nossas atitudes em relação aos equipamentos existente na escola, como lembrar de jogar o lixo de plástico na lixeira de plástico, o de papel no papel.
E finalmente, passamos a usar a lixeiras seletivas da escola de forma correta.
Produto Final
Inicialmente gostaríamos de ver os alunos usando as lixeiras de coleta seletiva da escola e quem sabe passar esse hábito para casa, mas a ação em casa não teríamos como mensurar Felizmente na última avaliação de português na redação alguns alunos não só relataram que haviam aprendido, como o fato de estarem fazendo, em casa, a separação de lixo.