UNIDADE DE ENSINO
EM Professora Leila Mehl Menezes de Mattos - 10ª CRE
Avenida Mário Pereira (antiga Avenida do Canal) S/nº Conjunto Manguariba - Paciência
AUTOR(ES)
Bruna Nascimento Giffoni LustosaO magistério não foi um sonho de criança, mas foi uma vocação notória desde tenra idade. Meu avô, José Giffoni, chamava-me carinhosamente de “fessora”. Minha avó, Carmelita, foi professora no interior de Sergipe e suas experiências contribuíram para minha tomada de decisão, juntamente com o meu pseudônimo de Infância, o desejo da minha mãe, Maria da Conceição; e a influência do meu namorado e agora esposo Evandro Freire.
Assim, iniciei a Formação de Professores e tive a felicidade de concluí-la com minha mãe e minha irmã, no Instituto de Educação Sarah Kubitschek, em 1999. Anos depois, conquistei a Licenciatura Plena em História pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos.
Após cursar o Ensino Médio, casei e fui agraciada com dois filhos: Natalia e Abraão. Comecei a lecionar na Rede Municipal em setembro de 2001. Fui terceira colocada no concurso de poesias “Poeta o Aprender” na 10ª CRE, em 2007; e homenageada como “Professora Talento”, em 2010 e 2016.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de ensino fundamental
OBJETIVOS
A partir do Projeto Político Pedagógico “Gentileza Gera Gentileza”, gerou-se o subprojeto “Girassol” com a intencionalidade de possibilitar a construção da competência comunicativa do aluno, ampliando letramento, desenvolvendo habilidades nos eixos de leitura, escrita, oralidade e análise linguística; articular o processo de alfabetização com os diferentes componentes curriculares para os anos iniciais e valorizar as relações interpessoais.
ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Ciências - Identificar, através da observação, a sua volta a presença de elementos diferentes (seres vivos, solo, água...).
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever palavras
1º ano - Língua Portuguesa - Expor, oralmente, ideias a respeito dos fatos, relatos e narrativas ouvidas.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar e ler palavras a partir de diferentes gêneros textuais.
1º ano - Matemática - Identificar onde há mais, menos e igual quantidade, em grupos distintos de objetos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Setembro/2021 até Setembro/2021
O ano letivo de 2021 foi desafiador para a prática docente, sobretudo, em virtude das consequências causadas pela pandemia.
O time de alfabetizadores da nossa escola decidiu trabalhar em equipe, somando experiências para alcançar os objetivos propostos. Maria Alice, Ingrid, Rosângela e eu formávamos este time.
Semanalmente, abordava-se um tema que era introduzido mediante um gênero textual do público infantil e ampliava-se numa sequência didática; gerando palavras-chave para fixação no mural de apoio, inserção de outras tipologias textuais, articulação interdisciplinar e o desenvolvimento das habilidades da priorização curricular nos eixos de oralidade, leitura, escrita e análise linguística.
O Projeto Político Pedagógico chamava-se “Gentileza gera Gentileza” e o subprojeto “Girassol” surgiu através da gentileza de uma turma em doar sementes de girassol para cada professor. Maria e eu decidimos conduzir a semana de 20 a 24 de setembro sob essa temática. Através da música “Girassol”, introduzimos o tema do projeto e desenvolvemos atividades de alfabetização. Fizemos o plantio das sementes de girassol, possibilitando desenvolver habilidades relacionadas à área de ciências. Mediante o acompanhamento do crescimento do vegetal, habilidades matemáticas foram exploradas oralmente e sistematicamente.
A primavera foi recebida com arte: girassóis de papel enfeitados com sementes. Em seguida, conhecemos a Lenda do Girassol e utilizamos vídeos educativos para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre germinação, características da primavera, consciência fonológica e formação silábica.
A semana foi concluída com os alunos levando as suas sementes germinadas para plantarem em suas casas e doando, gentilmente, um girassol para a direção escolar.
Semanas depois, a mãe da aluna Giulian enviou-me uma foto: o girassol da menina plantado no quintal e já um pouco crescido. A gentileza retornou na forma de gratidão e, certamente, continuará gerando mais gentilezas!
O projeto obteve êxito, pois houve envolvimento de todos os atores da educação: responsáveis apoiando seus filhos; alunos ávidos por ler e escrever e a escola, através dos seus funcionários. Alguns educadores ajudaram diretamente com a sua prática: Maria Alice, regente da turma 1101; professoras da Sala de Leitura Valéria e Alessandra, coordenadora pedagógica Luciana e as diretoras Eliane e Ana Cristina. Sobre alfabetização e letramento, reforça Magda (2004)
"são interdependentes e indissociáveis: a alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita e por meio dessas práticas, ou seja, em um contexto de letramento e por meio de atividades de letramento; este, por sua vez, só pode desenvolver-se na dependência da e por meio da aprendizagem do sistema de escrita."
O Projeto Político Pedagógico e o subprojeto "Girassol" criaram um contexto de prática social de leitura e escrita e elo de sucesso com todos os envolvidos.