ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
Gentileza gera Girassol
Informações
Relatos
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Professora Leila Mehl Menezes de Mattos - 10ª CRE
Avenida Mário Pereira (antiga Avenida do Canal) S/nº Conjunto Manguariba - Paciência
AUTOR(ES)
Bruna Nascimento Giffoni Lustosa
O magistério não foi um sonho de criança, mas foi uma vocação notória desde tenra idade. Meu avô, José Giffoni, chamava-me carinhosamente de “fessora”. Minha avó, Carmelita, foi professora no interior de Sergipe e suas experiências contribuíram para minha tomada de decisão, juntamente com o meu pseudônimo de Infância, o desejo da minha mãe, Maria da Conceição; e a influência do meu namorado e agora esposo Evandro Freire.

Assim, iniciei a Formação de Professores e tive a felicidade de concluí-la com minha mãe e minha irmã, no Instituto de Educação Sarah Kubitschek, em 1999. Anos depois, conquistei a Licenciatura Plena em História pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos.

Após cursar o Ensino Médio, casei e fui agraciada com dois filhos: Natalia e Abraão. Comecei a lecionar na Rede Municipal em setembro de 2001. Fui terceira colocada no concurso de poesias “Poeta o Aprender” na 10ª CRE, em 2007; e homenageada como “Professora Talento”, em 2010 e 2016.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de ensino fundamental
OBJETIVOS
A partir do Projeto Político Pedagógico “Gentileza Gera Gentileza”, gerou-se o subprojeto “Girassol” com a intencionalidade de possibilitar a construção da competência comunicativa do aluno, ampliando letramento, desenvolvendo habilidades nos eixos de leitura, escrita, oralidade e análise linguística; articular o processo de alfabetização com os diferentes componentes curriculares para os anos iniciais e valorizar as relações interpessoais.
ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Ciências - Identificar, através da observação, a sua volta a presença de elementos diferentes (seres vivos, solo, água...).
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever palavras
1º ano - Língua Portuguesa - Expor, oralmente, ideias a respeito dos fatos, relatos e narrativas ouvidas.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar e ler palavras a partir de diferentes gêneros textuais. 
1º ano - Matemática - Identificar onde há mais, menos e igual quantidade, em grupos distintos de objetos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Setembro/2021 até Setembro/2021
O ano letivo de 2021 foi desafiador para a prática docente, sobretudo, em virtude das consequências causadas pela pandemia. O time de alfabetizadores da nossa escola decidiu trabalhar em equipe, somando experiências para alcançar os objetivos propostos. Maria Alice, Ingrid, Rosângela e eu formávamos este time. Semanalmente, abordava-se um tema que era introduzido mediante um gênero textual do público infantil e ampliava-se numa sequência didática; gerando palavras-chave para fixação no mural de apoio, inserção de outras tipologias textuais, articulação interdisciplinar e o desenvolvimento das habilidades da priorização curricular nos eixos de oralidade, leitura, escrita e análise linguística. O Projeto Político Pedagógico chamava-se “Gentileza gera Gentileza” e o subprojeto “Girassol” surgiu através da gentileza de uma turma em doar sementes de girassol para cada professor. Maria e eu decidimos conduzir a semana de 20 a 24 de setembro sob essa temática. Através da música “Girassol”, introduzimos o tema do projeto e desenvolvemos atividades de alfabetização. Fizemos o plantio das sementes de girassol, possibilitando desenvolver habilidades relacionadas à área de ciências. Mediante o acompanhamento do crescimento do vegetal, habilidades matemáticas foram exploradas oralmente e sistematicamente. A primavera foi recebida com arte: girassóis de papel enfeitados com sementes. Em seguida, conhecemos a Lenda do Girassol e utilizamos vídeos educativos para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre germinação, características da primavera, consciência fonológica e formação silábica. A semana foi concluída com os alunos levando as suas sementes germinadas para plantarem em suas casas e doando, gentilmente, um girassol para a direção escolar. Semanas depois, a mãe da aluna Giulian enviou-me uma foto: o girassol da menina plantado no quintal e já um pouco crescido. A gentileza retornou na forma de gratidão e, certamente, continuará gerando mais gentilezas!
O projeto obteve êxito, pois houve envolvimento de todos os atores da educação: responsáveis apoiando seus filhos; alunos ávidos por ler e escrever e a escola, através dos seus funcionários. Alguns educadores ajudaram diretamente com a sua prática: Maria Alice, regente da turma 1101; professoras da Sala de Leitura Valéria e Alessandra, coordenadora pedagógica Luciana e as diretoras Eliane e Ana Cristina. Sobre alfabetização e letramento, reforça Magda (2004) "são interdependentes e indissociáveis: a alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita e por meio dessas práticas, ou seja, em um contexto de letramento e por meio de atividades de letramento; este, por sua vez, só pode desenvolver-se na dependência da e por meio da aprendizagem do sistema de escrita." O Projeto Político Pedagógico e o subprojeto "Girassol" criaram um contexto de prática social de leitura e escrita e elo de sucesso com todos os envolvidos.
Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.