UNIDADE DE ENSINO
CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade - 9ª CRE
Rua Flávio Fraga S/nº - Campo Grande
AUTOR(ES)
Thatyana Guimarães de Sant'Anna e Silva Farias; Rafaela Corrêa Ribeiro; Alessandra Maria Nogueira Saavedra Belieniz; Lucio Teixeira; Thaís Sousa da Fraga; Pedro Jerônimo Rodrigues Baptista.
Thatyana Guimarães Farias - Pedagoga, Psicopedagoga, Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
Rafaela Corrêa Ribeiro - Pedagoga, Mestranda em Ensino de Ciências pelo IFRJ- Nilópolis. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
Alessandra Maria N. Saavedra Belieniz - Licenciada em Ciências Agrícolas pela UFRRJ e em Ciências Biológicas pela UFRJ, Especialista em Educação Ambiental, Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
Lucio Teixeira - Licenciado em Ciências Agrícolas pela UFRRJ, Especialista em Didática do Ensino Superior, UFRRJ e desde 1999 desenvolve hidroponia nas escolas da rede municipal;
Thaís Sousa da Fraga - Licenciada em Educação Artística, formada em Design atua como Professora do PEJA e. dos anos iniciais do Ensino Fundamental;
Pedro Jerônimo Rodrigues Baptista - Biólogo, Pedagogo, Diretor e professor de Ciências no PEJA 2 da 09.18.510, Condecorado com a medalha Pedro Ernesto pela Câmara dos Vereadores.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Ensino Fundamental dos anos iniciais; Professora de Ensino Fundamental dos anos iniciais; Professora de Ensino Fundamental dos anos iniciais; Professor de Técnicas Agrícolas; Professora
OBJETIVOS
Desenvolver o protagonismo e a formação para a cidadania dos alunos utilizando a reportagem como dispositivo para midiaeducação.
Favorecer a sensibilização dos alunos para a importância da Alimentação Segura por meio da Horta Escolar e Agenda 2030.
HABILIDADES
5º ano - Artes Visuais - Artes Cênicas: Identificar possibilidades cênicas em texto não teatral, em imagens visuais e em composições sonoras. Aplicar tecnologias e/ou recursos digitais nas experimentações cênicas e nos processos de criação artística. Música: Distinguir os elementos constitutivos da música (duração, altura, timbre, intensidade, etc.), presentes em brinquedos cantados e de roda, jogos e brincadeiras musicais, canções e práticas musicais diversas. Distinguir fontes sonoras diversas, como instrumentos musicais, possibilidades do próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal, etc.), elementos da natureza e objetos do cotidiano, reconhecendo os elementos constitutivos da música.
5º ano - Ciências - Discutir e avaliar medidas preventivas para combater o desperdício da água e que promovam seu uso sustentável.
5º ano - Ciências - Identificar os componentes bióticos e abióticos presentes nos ecossistemas.
5º ano - Ciências - Identificar os nutrientes encontrados nos diversos alimentos ingeridos em nossa alimentação
5º ano - Geografia - Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa no cotidiano das populações.
5º ano - História - Compreender o conceito de cidadania e dos direitos humanos como conquistas históricas construídas socialmente, buscando aproximar esses temas com exemplos da realidade cotidiana do estado do rio de janeiro.
5º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio e fim: presente, passado e futuro).
5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer as diferentes partes de uma notícia título (ou manchete), subtítulo, lide, corpo da notícia.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Julho/2022 até Outubro/2022
"Em sociedades audiovisuais como a nossa, o domínio dessa linguagem é requisito fundamental para se transitar bem pelos mais diferentes campos sociais". (Duarte, 2002, p.14).
Os alunos do 5º ano realizaram através de práticas na Horta Escolar (Orgânica e Hidroponia) atividades de midiaeducação como uma reportagem com professores, merendeiras e responsáveis sobre a Agenda 2030, focando no Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável e sobre a Alimentação Segura, temas importantes e que abrangem o currículo e nossa vida.
Os alunos foram protagonistas ao construir o texto, a logotipo da Horta, ao registrar as fotos e vídeos, ao serem os entrevistadores e ao construir assim seu próprio aprendizado.
Esse trabalho foi realizado de maneira Interdisciplinar, abrangendo as diversas áreas do conhecimento, e foi apresentado na II Conferência Municipal Infantojuvenil do Meio Ambiente, nas etapas locais e regionais, pelas quais os alunos tiveram oportunidade de apresentar suas produções fora do seu ambiente escolar.
*Espírito de equipe;
*Protagonismo;
*Cidadania;
*Desenvolveram habilidade de oralidade, leitura, escrita, correção de textos;
*A alimentação dos alunos ficou mais equilibrada, segundo relato dos responsáveis;
*Iniciativa dos alunos;
*Eles desenvolveram técnicas para controlar seu nervosismo;
*Os alunos ficaram mais motivados.