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Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos (EJA Rio)
Corrida Eleitoral 2022!
Informações
Sequência Didática
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Frederico Trotta - 7ª CRE
Avenida Professor Fausto Moreira 200 Condomínio Barrasul - Barra da Tijuca
AUTOR(ES)
José Roberto Calçada Carvalho
No campo da Educação Física, a escola foi o caminho preferencial. Neste sentido, após meu ingresso em 1986 na rede de ensino da Prefeitura do Rio, cursei em 1991 o primeiro período de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); também em 1991 cursei a disciplina isolada de Educação e Saúde no Espaço Escolar no mestrado em Educação da UFRJ; e, em 1992, a disciplina isolada do doutorado da UFRJ em Educação Brasileira: Processos Decisórios em Sistemas Educacionais. Em um estudo mais específico, concluí em 2000 minha especialização em Educação Física Escolar na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Do mesmo modo que tive a alegria e honra de atuar no Ensino Especial, de 1996 a 2014, cursei um mestrado em Atividades Físicas Adaptadas, de 2005 a 2006, na Bélgica e na República Tcheca, Desde 1997, venho me dedicando ao trabalho voluntário (mais informações neste link: https://www.facebook.com/profile.php?id=100057337996291). E buscando novos voos, ingressei no Peja da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE) a partir de 2017.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor I Educação Física.
EJA/Bloco
EJA I Bloco 1 , EJA I Bloco 2 , EJA II Bloco 1 e EJA II Bloco 2
COMPONENTE CURRICULAR
EDUCAÇÃO FÍSICA / Desenvolver a integração e a inserção de todos os alunos nas práticas corporais adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2022 até Outubro/2022
Sensibilização/Contextualização para o tema

Quando comecei a trabalhar na E.M. Frederico Trotta, em 2017, tive a grata surpresa de encontrar uma equipe docente e gestora predisposta ao trabalho interdisciplinar. O trabalho interdisciplinar é um campo ainda pouco aproveitado pela Educação Física.

Já havíamos realizado uma primeira Corrida Eleitoral em 2018, época de eleição presidencial. Mas, tanto em 2018 quanto agora, a corrida não se baseou em uma disputa entre um candidato A versus um candidato B e, sim, em pistas que os alunos precisaram desvendar juntos e que os levaram a chegar a outras escolas, espaços religiosos e áreas públicas e de lazer nos arredores da escola.

Como, felizmente, o evento de 2018 foi um sucesso, ocorreu-me realizá-lo novamente agora, com algumas melhorias, evidentemente. E, aproveitando o dia 12 de dezembro, quando se deu a diplomação do novo presidente da República para o mandato 2023-26, motivei-me a compartilhar essa experiência exitosa com outros educadores.

Problematização

Como mencionei anteriormente, o envolvimento da Educação Física em trabalhos interdisciplinares é ainda bem incipiente. Assim, desenvolver ações no campo interdisciplinar enriquece as áreas da Educação Física e dos esportes de uma forma que vai muito além do ganhar e perder.

Soma-se a isso o senso comum equivocado que entende democracia como uma competição expressa pelo voto, quando não é. Democracia é um sinônimo de liberdade e participação popular que, além da competição, e como opção, pode incluir igualmente consenso e cooperação.

Não foi por acaso que tanto na Corrida Eleitoral de 2018 quanto na deste ano os alunos formaram uma equipe única, ajudando-se, de maneira a completar a tarefa em conjunto.

Competição sem o saudável contraponto da cooperação exacerba o eu e deixa o nós em segundo plano. Individualidade sem o equilíbrio da coletividade gera egoísmo e solapa a solidariedade

Texto base

  • Por uma questão de, digamos, coerência, já que havia promovido uma Corrida Eleitoral em 2018 e implementado uma outra em 2022, mais precisamente a partir do dia 25 de agosto – com algumas diferenças em relação à de 2018 – e término no dia 13 de outubro;
  • pelas experiências exitosas do Peja na Rússia, em 2018 – e aqui lamento e condeno veementemente esta invasão absurda e covarde Ucrânia pela Rússia naquele ano;
  • pela própria Corrida Eleitoral de 2018; o Futebol da Matemática de 2019; o Intercâmbio Socioesportivo, também de 2019; e pela atividade interdisciplinar a envolver Educação Física, Língua Inglesa e a Música em julho deste ano, motivei-me mais uma vez a realizar uma nova ação interdisciplinar.
  • E como a educação deve ir além-muros da escola, esta Corrida Eleitoral veio enriquecer a Educação Física no Peja da E.M. Frederico Trotta.

Desenvolvimento

Antes de entrar propriamente na Corrida Eleitoral, é importante colocar que:

  • conversei previamente com os alunos sobre a abrangência dessa ação, que vai muito além da saudável atividade física;
  • aproveitei para também explicar aos estudantes como a interdisciplinaridade dialoga com a Educação Física;
  • os pontos de checagem das pistas a ser desvendados, envolvendo uma escola pública e outra particular, suscitaram uma boa discussão sobre o tema Educação pública e privada;
  • uma igreja nas proximidades levou-nos a pensar e a discutir religiosidade; a discorrer sobre respeito pelas diversas formas de compreensão do que é transcendência; e a falar sobre o exercício da bondade;
  • falamos também da importância das áreas públicas no entorno da escola, inclusive como opção às nossas aulas de Educação Física e por aí vai...

Quanto à corrida/caminhada, especificamente, além das pistas a seguir (duas delas mencionadas aqui como exemplo), os alunos também tiveram mapas à disposição para poder chegar aos locais, como se fosse uma corrida de orientação – o que significou um avanço em relação à Corrida Eleitoral de 2018!

A seguir, as pistas:

  1. “Ao deixarmos a escola, dobrando à esquerda, avançamos até uma área verde onde também realizamos as nossas atividades físicas;”
  2. “Partindo desta área verde, tiramos uma linha reta até chegarmos a um local onde muitas pessoas professam a fé religiosa. Inclusive conseguimos ver diversas cruzes, lá da nossa quadra de esportes.”

Para comprovar a passagem do grupo de alunos por um determinado ponto de checagem, uma foto era enviada ao meu celular.

Ao final da Corrida Eleitoral, além de uma breve confraternização, o grupo de alunos foi presenteado com um troféu, que foi guardado por eles durante três dias em sistema de rodízio e, ao final, deixado em definitivo em exposição, junto com outros troféus, na sala da direção da escola.

A direção da escola teceu algumas considerações sobre mais uma atividade interdisciplinar e ficou muito feliz pelo êxito do desenvolvimento do projeto, encerrando assim a Corrida Eleitoral 2022.

Produto Final

Não seria bem um produto final, digamos, mas uma continuidade do processo de desenvolvimento da Educação Física no campo interdisciplinar e uma crescente compreensão, pelos alunos, de que uma corrida eleitoral vai muito além do ganhar e do perder.

  • Do Peja na Rússia, de 2018, que foi além do futebol, passando pela geografia daquele colossal país e sua história, que vem de muito antes do período da ex-URSS... ao Intercâmbio Socioesportivo de 2019, que criou condições para que alunos de escolas públicas e particulares pudessem conviver e construir laços de amizade, mesmo que tênues...
  • Da Corrida Eleitoral 2022, que ratificou a importância da Educação Física no contexto interdisciplinar... à interseção da corrida/caminhada (atividade de Educação Física) com o entorno da escola...
  • Das igrejas deste entorno (discussão sobre religiosidade) a um outro modelo de unidade de ensino (escola pública/particular) e às praças públicas como opção de lazer (o bom uso do dinheiro público) – tudo isso contribuiu para ampliar a visão da comunidade escolar em relação à Educação Física.

Honestamente, gostaria de ter passado aos estudantes uma avaliação, uma redação, algum tipo de trabalho sobre a Corrida Eleitoral 2022, para que eu pudesse saber com mais clareza se eles haviam conseguido ou não compreender o conceito de eleições – não como obrigatoriedade de competição entre o candidato A e o candidato B – como alternativa, tendo como norte a união de todos, o respeito à diversidade religiosa, a fim de superarmos “através de uma caminhada/corrida”, obstáculos nas áreas da Saúde e da Educação.

No entanto, mesmo sem algo material por meio do qual eu pudesse provar o entendimento dos alunos, pude observar, em conversas informais com os participantes das etapas da Corrida, um feedback positivo com mais este evento interdisciplinar.

Sobre as fotos que fizemos no transcorrer da prática, os estudantes transpareceram que a ação teve um real significado não só pelo aspecto lúdico, como também por privilegiar a importância de vencermos problemas comuns e não necessariamente uns aos outros.

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