O intuito maior do projeto foi estabelecer a interação dos alunos do quinto ano com o público alvo da educação especial, desmitificando a ideia de que o aluno da classe especial, ou seja, os alunos incluídos na escola Equador, não consegue entender o mundo a sua volta.
Por meio das orientações da defesa civil, assunto que permeia a vida social da maioria dos nossos alunos quando estiverem em risco com incêndios, chuvas fortes e deslizamentos de terra, etc. trabalhamos várias habilidades com os nossos alunos do quinto ano e da educação especial tendo como foco principal trabalhar o respeito as diferenças e a diversidade humana.
1- ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO:
As turmas do quinto ano do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental da Escola Municipal Equador terão aulas acerca dos protocolos de segurança em casos de incêndios e deslizamentos de terra ocasionados por condições climáticas, que serão ministradas pela professora regente das turmas citadas.
Após as explicações, serão propostas atividades em que os alunos deverão produzir um pequeno texto explicativo com uma ilustração sobre o conteúdo abordado e apresentar à própria turma. A professora organizará um pequeno vídeo sobre o assunto, adaptado para os alunos da Classe Especial.
Em seguida, as crianças devem dividir-se em grupos de quatro a seis componentes e criar um jogo educativo sobre o assunto apresentado, que será destinado à turma de Educação Especial.
Opções de Conclusão:
1ª - Após cada grupo confeccionar o seu jogo, será feito um “jogão” coletivo, aproveitando todas as ideias trabalhadas. Somente um grupo irá apresentar a explicação e o vídeo para a Classe Especial.
2ª – Todos os jogos serão apresentados aos alunos da Classe Especial.
A articulação com o projeto político- pedagógico da unidade se faz presente na abordagem do respeito a diversidade humana.