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Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
Muito além de ler e escrever
Informações
Relatos
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Otelo de Souza Reis - 10ª CRE
Avenida Antares S/nº - Santa Cruz
AUTOR(ES)
Adriana Silva dos Santos de Paula
Adriana nasceu em Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Sempre amou dar aulas. Desde criança, a brincadeira preferida era dar aulas onde colocava os pequenos vizinhos, seus alunos de sempre, para refazer suas atividades da escola. Com isso, alfabetizou alguns deles com apenas doze anos de idade. Formou-se no Ensino Médio Técnico em Informática, mas não encontrou nessa área o prazer profissional. Por conta própria, refez o Ensino Médio e concluiu o curso de Formação de Professores em 1998. Ao final do curso, conseguiu seu primeiro emprego como Professora e atua na área da Educação até os dias atuais com muito zelo. Hoje faz parte da Equipe Gestora da Escola Municipal Otelo de Souza Reis, em Antares, como Diretora-adjunta. Formada no curso de Pedagogia têm um imenso prazer em atuar como professora da Rede Municipal de Ensino. Todas as atividades que desenvolve primam por educar e resgatar a autoestima de alunos, usando sempre, muita criatividade e inovação para que eles aprendam com prazer. Quando não está trabalhando, ama estar com a família, pois é casada e possui dois lindos filhos com os quais ama passear de bicicleta e é para eles que gosta de preparar receitas maravilhosas.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Diretora Adjunta
OBJETIVOS
Refletir sobre a importância da participação e interação das famílias no processo educacional dos educandos a partir da análise das atividades realizadas com os alunos procurando identificar as contribuições para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos mesmos.
ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Antecipar o assunto de um texto com base no título, subtítulo e imagem.
1º ano - Anos Iniciais - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
1º ano - Anos Iniciais - Identificar-se como parte integrante de um grupo: familiar, escolar e comunitário.
1º ano - Anos Iniciais - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio, fim).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2021 até Dezembro/2021
Organizar o trabalho pedagógico da escola foi uma tarefa individual e coletiva de professores, coordenador pedagógico, equipes de apoio e diretoras. Para tanto, foi fundamental que todos se sensibilizassem com as especificidades, as potencialidades, os saberes, os limites, as possibilidades das crianças diante do desafio de uma formação voltada para a cidadania, a autonomia e a liberdade responsável de aprender e transformar a realidade de maneira positiva. A forma como nossa escola percebeu e concebeu as necessidades e potencialidades dos nossos alunos refletiu diretamente na organização do trabalho escolar. Por isso, ressalto que como nossa Unidade Escolar está inserida em uma realidade com características bem específicas, precisamos organizar e reorganizar a escola e a sala de aula, e até mesmo, as modalidades de atendimento durante o ano letivo de 2021, para que nossa turma de 1º ano se sentisse constantemente acolhida e bem atendida.? Ninguém cria no vazio e sim a partir das experiências vividas, dos conhecimentos e dos valores apropriados. A professora da turma realizou lindos projetos envolvendo leitura de gêneros variados e sempre fazendo a turminha viajar dentro do Material Rio Educa. Com isso, o prazer e o domínio do olhar, da escuta e do movimento sensíveis de cada contação de histórias potencializaram as possibilidades de apropriação da linguagem verbal e escrita. E isso, me proporcionou uma rica experiência quando por questões de saúde a professora da turma precisou se afastar à pedido médico, pois de forma alguma poderia contrair a Covid. Com isso, a professora, só retornou as aulas presenciais após a vacinação concluída, já no segundo semestre do ano letivo. E aí surgiu o desafio. Ela continuou apresentando suas aulas de forma remota e percebemos que as famílias se envolveram intensamente. Em todas as oportunidades de contato como Coordenadora Pedagógica, percebia que o envolvimento familiar fortalecia a aprendizagem desses alunos. Nas semanas de Avaliações Diagnósticas da Rede, os alunos eram atendidos de forma presencial para que realizassem as atividades na escola. E, nesses momentos como Coordenadora, realizei a aplicação das Avaliações Diagnósticas e para a minha surpresa em diversas questões das provas percebia que os alunos realizavam as questões acessando a memória construída através das histórias que foram contadas pela professora e também pelos responsáveis em suas casas. Essas histórias alinharam o processo alfabetizador de forma intensa e significativa.? Podemos perceber, então, que a linguagem ocupa um papel fundamental nas relações vivenciadas por crianças e adultos. Por meio da oralidade, as crianças participam de diferentes situações de interação social e aprendem sobre elas próprias, sobre a natureza e sobre a sociedade. E quando a atenção familiar se une às atividades bem planejadas na escola, estaremos juntos abrindo os caminhos para a apropriação da escrita que favorecerá belos registros escritos que surgirão ao ampliarmos a observação, a capacidade de compreensão favorecendo a boa convivência dos alunos com uma variedade de contextos com possibilidades ricas de reflexão. As crianças podem observar escritas em diferentes ambientes e, ao escutar belas histórias, associa o que ouve a registros visualizados em determinados momentos.? Como diz Morais e Albuquerque (2004), as crianças que vivem em ambientes ricos em experiências de leitura e escrita não só se motivam para ler e escrever, mas começam, desde cedo, a refletir sobre as características dos diferentes textos que circulam ao seu redor, sobre seus estilos, usos e finalidades.? No entanto, sabemos que, em nossa comunidade escolar, nem todas as crianças têm a oportunidade de conviver com livros de literatura infanto-juvenil fora da escola. Com isso, os projetos de leitura realizados pela escola e até mesmo de forma remota como ocorreram com essa turma, destacam a importância de os educadores garantirem em sua rotina pedagógica a prática de ler para as crianças e insistirem em todos os momentos que envolvem a leitura, para que as famílias se envolvam e façam o mesmo.? Disso deriva uma decisão pedagógica fundamental para reduzir as diferenças sociais que é a necessidade de assegurar a todos os estudantes diariamente a vivência de práticas reais de leitura e possibilitando a produção de textos diversificados e, como instituição escolar, sermos responsáveis por promover a ampliação das experiências das crianças, de modo que elas possam ler o mundo com desejo de crescer e se desenvolver a cada dia.
Com este trabalho, desejamos apresentar os benefícios que a criança pode usufruir mediante o contato com a leitura infanto-juvenil, não só para a imaginação ou conhecimento da das histórias, mas também, para seu desenvolvimento em todos os aspectos. Para que a criança adquira o gosto pela leitura e desenvolva sua leitura de mundo com prazer, se faz necessário o auxílio de um adulto, sua professora ou seu responsável, para introduzi-la nesse mundo letrado, pois necessita de constantes incentivos. Percebemos ainda que, além de ser uma ótima ferramenta de auxílio no processo alfabetizador, também favorece o envolvimento da família no processo educacional.?
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