Organizar o trabalho pedagógico da escola foi uma tarefa individual e coletiva de professores, coordenador pedagógico, equipes de apoio e diretoras. Para tanto, foi fundamental que todos se sensibilizassem com as especificidades, as potencialidades, os saberes, os limites, as possibilidades das crianças diante do desafio de uma formação voltada para a cidadania, a autonomia e a liberdade responsável de aprender e transformar a realidade de maneira positiva. A forma como nossa escola percebeu e concebeu as necessidades e potencialidades dos nossos alunos refletiu diretamente na organização do trabalho escolar. Por isso, ressalto que como nossa Unidade Escolar está inserida em uma realidade com características bem específicas, precisamos organizar e reorganizar a escola e a sala de aula, e até mesmo, as modalidades de atendimento durante o ano letivo de 2021, para que nossa turma de 1º ano se sentisse constantemente acolhida e bem atendida.?
Ninguém cria no vazio e sim a partir das experiências vividas, dos conhecimentos e dos valores apropriados. A professora da turma realizou lindos projetos envolvendo leitura de gêneros variados e sempre fazendo a turminha viajar dentro do Material Rio Educa. Com isso, o prazer e o domínio do olhar, da escuta e do movimento sensíveis de cada contação de histórias potencializaram as possibilidades de apropriação da linguagem verbal e escrita. E isso, me proporcionou uma rica experiência quando por questões de saúde a professora da turma precisou se afastar à pedido médico, pois de forma alguma poderia contrair a Covid. Com isso, a professora, só retornou as aulas presenciais após a vacinação concluída, já no segundo semestre do ano letivo. E aí surgiu o desafio. Ela continuou apresentando suas aulas de forma remota e percebemos que as famílias se envolveram intensamente. Em todas as oportunidades de contato como Coordenadora Pedagógica, percebia que o envolvimento familiar fortalecia a aprendizagem desses alunos. Nas semanas de Avaliações Diagnósticas da Rede, os alunos eram atendidos de forma presencial para que realizassem as atividades na escola. E, nesses momentos como Coordenadora, realizei a aplicação das Avaliações Diagnósticas e para a minha surpresa em diversas questões das provas percebia que os alunos realizavam as questões acessando a memória construída através das histórias que foram contadas pela professora e também pelos responsáveis em suas casas. Essas histórias alinharam o processo alfabetizador de forma intensa e significativa.?
Podemos perceber, então, que a linguagem ocupa um papel fundamental nas relações vivenciadas por crianças e adultos. Por meio da oralidade, as crianças participam de diferentes situações de interação social e aprendem sobre elas próprias, sobre a natureza e sobre a sociedade. E quando a atenção familiar se une às atividades bem planejadas na escola, estaremos juntos abrindo os caminhos para a apropriação da escrita que favorecerá belos registros escritos que surgirão ao ampliarmos a observação, a capacidade de compreensão favorecendo a boa convivência dos alunos com uma variedade de contextos com possibilidades ricas de reflexão. As crianças podem observar escritas em diferentes ambientes e, ao escutar belas histórias, associa o que ouve a registros visualizados em determinados momentos.?
Como diz Morais e Albuquerque (2004), as crianças que vivem em ambientes ricos em experiências de leitura e escrita não só se motivam para ler e escrever, mas começam, desde cedo, a refletir sobre as características dos diferentes textos que circulam ao seu redor, sobre seus estilos, usos e finalidades.?
No entanto, sabemos que, em nossa comunidade escolar, nem todas as crianças têm a oportunidade de conviver com livros de literatura infanto-juvenil fora da escola. Com isso, os projetos de leitura realizados pela escola e até mesmo de forma remota como ocorreram com essa turma, destacam a importância de os educadores garantirem em sua rotina pedagógica a prática de ler para as crianças e insistirem em todos os momentos que envolvem a leitura, para que as famílias se envolvam e façam o mesmo.?
Disso deriva uma decisão pedagógica fundamental para reduzir as diferenças sociais que é a necessidade de assegurar a todos os estudantes diariamente a vivência de práticas reais de leitura e possibilitando a produção de textos diversificados e, como instituição escolar, sermos responsáveis por promover a ampliação das experiências das crianças, de modo que elas possam ler o mundo com desejo de crescer e se desenvolver a cada dia.
Com este trabalho, desejamos apresentar os benefícios que a criança pode usufruir mediante o contato com a leitura infanto-juvenil, não só para a imaginação ou conhecimento da das histórias, mas também, para seu desenvolvimento em todos os aspectos. Para que a criança adquira o gosto pela leitura e desenvolva sua leitura de mundo com prazer, se faz necessário o auxílio de um adulto, sua professora ou seu responsável, para introduzi-la nesse mundo letrado, pois necessita de constantes incentivos. Percebemos ainda que, além de ser uma ótima ferramenta de auxílio no processo alfabetizador, também favorece o envolvimento da família no processo educacional.?