ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Anos Iniciais
Álbum da Copa: craques da turma 1402
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Almirante Newton Braga de Faria - 5ª CRE
Avenida Monsenhor Felix 1059 - Irajá



AUTOR(ES)
Andressa da Costa Moraes de Oliveira

Meu nome é Andressa, tenho 41 anos e estou há 12 na rede de ensino da Prefeitura do Rio. Atualmente, atuo como professora dos Anos Iniciais na 5ª CRE, mas já passei pela 9ª e 10ª CREs, totalizando 22 anos no magistério.

Sou formada em Letras-Português/Literatura e apaixonada pelo mundo dos livros. Gosto de fazer com que o trabalho durante todo o ano letivo seja leve, prazeroso e constante, para conseguir atingir todos os objetivos propostos (ou a maioria deles).

Trabalhei alguns bons anos na Educação Infantil e minha experiência com o Ensino Fundamental começou em 2015. De lá pra cá, procuro apostar em projetos bem focados no perfil da turma. Gosto de desafios e procuro sempre acompanhar a atualidade.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Ensino Fundamental - Anos Iniciais
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
4º ano
OBJETIVOS

APRESENTAÇÃO

Nossa atividade com o álbum da Copa consistiu em completar 52 figurinhas (20 de jogadores da Seleção Brasileira e 32 de alunos e professores da turma). Também há figuras extras, as chamadas legends que, por sinal, foram confeccionadas com base no Plano de Ação de Língua Portuguesa (Literatura – Harry Potter), que já estava em sua fase de conclusão. O álbum ainda contém uma tabela com os horários dos jogos, um passatempo para colorir com a mascote da Copa de 2022, o La’eeb, e uma breve história do evento maior do futebol.

OBJETIVOS

  • Completar o álbum no prazo combinado;
  • Ter atenção, cuidado e organização ao manusear o álbum e as figurinhas;
  • Assimilar informações como os dados que cada figurinha fornece, bem como peso, altura, nome e data de nascimento de todos os componentes da turma, entre outros elementos;
  • Entender que deve haver respeito entre todos eles nas ações de troca das figurinhas;
  • Evitar faltas;
  • Perceber-se como um ser único, que faz parte de todo o processo, e que sua ausência faz falta.

HABILIDADES
4º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.
4º ano - Língua Portuguesa - Explorar coletivamente o assunto de um texto com base no título, subtítulo e imagem.
4º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade (função social) de um texto e seu público alvo.
4º ano - Matemática - Comparar quantidade de objetos de dois conjuntos, por contagem, para indicar “quantos a mais” e “quantos a menos”.
4º ano - Matemática - Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
4º ano - Matemática - Identificar regularidades em sequências de números naturais.
4º ano - Matemática - Ler e interpretar informações contidas em tabelas e gráficos (simples).
4º ano - Matemática - Utilizar calendário, para planejamentos e organização de agenda, reconhecendo a sequencia temporal (hora, dia, semana, mês e ano).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Janeiro/2022 até Novembro/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Os alunos da turma 1402 da E.M. Almirante Newton Braga de Faria (5ª CRE) participaram do projeto durante os meses de outubro e novembro de 2022.

A prática enfatizava o aprendizado das habilidades propostas em consonância com o projeto político-pedagógico da escola Navegando pelo Mar do Conhecimento da Escola Almirante Newton Braga de Faria.

Por meio dessa prática, foi possível trazer os alunos para a atualidade com mais entusiasmo, permitindo-lhes aprender com diversão e regras preestabelecidas. Ao receber o álbum, que era uma surpresa prometida, os estudantes ficavam tão radiantes que não queriam mais faltar às aulas pois, se faltassem, não recebiam o pacotinho de figurinhas para completar o álbum.

Habilidades

  • Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
  • Identificar o assunto de um texto;
  • Distinguir um fato de uma opinião;
  • Identificar regularidades em sequências numéricas de números naturais;
  • Resolver e elaborar problemas com significado de juntar, acrescentar, separar retirar, comparar e completar quantidades.

Ao longo da prática, percebemos um extravasamento de emoções. Todos os envolvidos estavam muito eufóricos e focados e a escola inteira mostrava-se curiosa e contagiada. Houve muita troca entre alunos da turma e as turmas da escola. Os responsáveis deram um retorno espetacular com muito carinho e gratidão. Os alunos melhoraram a concentração, o respeito e a obediência, além de observar o cumprimento das regras preestabelecidas. No dia a dia, era visível o prazer de estar na escola, estudando, brincando e aprendendo bastante!
Registros
IMAGENS
Hora de colar a figurinha conquistada!
Colhendo dados para as figurinhas
Conseguimos completar!!!
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.