O Jornal Mural da GP nasceu em sua primeira edição em 2018 através da parceria das professoras Julia Moraes, Fernanda Di Marco e do professor Rael Fiszon. A ideia era promover práticas leitoras e escritas que estimulassem mais o diálogo, a autonomia, a criatividade e a postura crítica dos estudantes diante a realidade. Outras/os colaboradores se juntaram ao grupo levando a produção dos alunos para o mural: Levi, Ana Beatriz, Claudia Andrea, Andrea Cavalcanti e Andrea Alegria. Em seus dois anos de existência foram várias as ações do jornal, destacando as reportagens escritas pelos estudantes sobre diferentes assuntos de destaque da época como a Copa do Mundo de 2018; o legado de Marielle Franco; entrevistas com personalidades da comunidade escolar; compartilhamento de notícias de diferentes jornais impressos; divulgação de poesias, crônicas, charges e reflexões dos alunos desenvolvidas fora ou dentro de sala de aula. Após dois anos parados o jornal voltou com um protagonismo maior das/os alunas/os do oitavo ano que junto com a professora Julia Moraes reuniram-se ao longo do ano para escolher temas interessantes para serem abordados no jornal. Prentendemos no ano de 2023 conseguir envolver maior número de alunos/as que possam, com um maior planejamento, gerir o jornal de maneira cada vez mais autônoma.
TEMA
Diversos assuntos contemporâneos trabalhados não só com intuito de informação e comunicação, como também pedagógico. O ideal é que o jornal dialogue não somente com saberes propostos pelo grupo de estudantes redatores do jornal, mas também com alguma produção desenvolvida em sala de aula que o/a professor/a colaborador/a queira compartilhar.
METODOLOGIA
Desde o início este projeto foi concebido de maneira independente, não vinculado aos tempos da escola, de modo que cada um contribui da maneira que pode e que quer. Apesar de não ter funções definidas, geralmente os poucos encontros que acontecem são com a editora do jornal (profª Julia Moraes) e estudantes. No início havia um grupo no Whatsapp com colaboradores (professores) para a sugestão de trabalhos que seriam compartilhados no jornal e outro grupo somente com alunos/as e a editora. Atualmente somente este último existe.
É neste grupo que definimos com os e as estudantes as pautas e os assuntos, sendo que a periodicidade das publicações não passa de duas ao ano.
Há uma rotatividade dos integrantes do jornal, visto que as séries que geralmente se envolvem são as finais (9º ano). Trata-se de um projeto que se reestrutura a cada ano de acordo com as possibilidades disponíveis.
Sempre há interesse por parte dos indivíduos que estão no pátio nas informações que são disponibilizadas no mural.