A atividade foi realizada no começo do ano letivo com o intuito de conhecer os estudantes. Conversando com eles sobre os elementos que compõem nossas identidades fiz uma série de perguntas para descobrir seus gostos e preferências. Relacionando com a pesquisa que desenvolvo com audiovisual montei uma ring light na sala com o celular e pedi para eles entrevistarem uns aos outros seguindo a série de perguntas. As crianças se divertiram em ler, responder e atuar em frente a câmera. Com as crianças que faltaram no dia fiz a entrevista em papel. Para criar as cartinhas montei um modelo no canva e fui inserindo as informações de cada criança, depois imprimi em papel a4, colei em capa de cadernos antigos e encapei com papel contact. No processo de entrevista apenas mediei o uso do equipamento audiovisual, como também a leitura das perguntas. Em seguida realizamos diferentes atividades como o preenchimento de fichas de identidades com as informações das cartinhas e jogos como perfil onde as crianças precisavam adivinhar quem é quem é a partir das informações da cartinha.
Crianças ficaram empolgadas com experimento de pesquisar, sobretudo ao usar o modelo de entrevistas com os equipamentos audiovisuais. Além de brincarem no momento de pesquisa de elaboração do material as crianças se divertiram com o material pronto, manuseando, brincando e experimentando diferentes possibilidades das cartinhas. O jogo proporcionou o reconhecimento de informações diferentes que compõem as identidades de uma turma, tanto ressaltando o caráter individual de cada um, mas também evidenciando as semelhanças e diferenças a partir dos gostos, costumes e preferências das crianças. A atividade despertou o interesse de outros professores que solicitaram o modelo para ser replicado em suas salas.