ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Anos Iniciais
Cartinhas identidade em perfil
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
EM Professora Maria de Cerqueira E Silva - 4ª CRE
Rua Leopoldo Bulhões 800 - Benfica
Unidade não vocacionada


EM Professora Maria de Cerqueira E Silva - 4ª CRE
Rua Leopoldo Bulhões 800 - Benfica
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Marco Aurélio da Conceição Correa
Marco Aurélio da Conceição Correa é pedagogo, escritor e pesquisador. Professor da rede municipal do Rio de Janeiro, doutorando em educação (ProPed-UERJ) e pósgraduado em ensino de história da África (PROPGPEC-CP2). Autor dos livros Cinemas afro-atlânticos e Necropoéticas e outras histórias.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF anos iniciais
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
2º ano
OBJETIVOS
O objetivo da prática é perceber os elementos que compõem nossas identidades e traçar encontros e desencontros entre elas em uma turma diversa. Com tal movimento procuramos perceber como as diversidades nos fazem ser mais parecidos a partir de nossas diferenças. Experimentamos o fazer científico através de perguntas e respostas e também no manejo de equipamentos audiovisuais. Encontramos no lúdico uma oportunidade de conhecer sobre nossas identidades ao brincar com nossas diferenças.
HABILIDADES
2º ano - Anos Iniciais - Expressar preferências e gostos pessoais em relação aos temas das  aulas, reconhecendo as diferenças e reagindo respeitosamente em relação a elas.
2º ano - História - Relacionar brincadeiras e jogos do seu cotidiano familiar, escolar e comunitário com as que existiam em outros tempos e lugares.
2º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade de diferentes textos pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas.
2º ano - Língua Portuguesa - Identificar e ler palavras a partir de diferentes gêneros textuais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2023 até Dezembro/2023

A atividade foi realizada no começo do ano letivo com o intuito de conhecer os estudantes. Conversando com eles sobre os elementos que compõem nossas identidades fiz uma série de perguntas para descobrir seus gostos e preferências. Relacionando com a pesquisa que desenvolvo com audiovisual montei uma ring light na sala com o celular e pedi para eles entrevistarem uns aos outros seguindo a série de perguntas. As crianças se divertiram em ler, responder e atuar em frente a câmera. Com as crianças que faltaram no dia fiz a entrevista em papel. Para criar as cartinhas montei um modelo no canva e fui inserindo as informações de cada criança, depois imprimi em papel a4, colei em capa de cadernos antigos e encapei com papel contact. No processo de entrevista apenas mediei o uso do equipamento audiovisual, como também a leitura das perguntas. Em seguida realizamos diferentes atividades como o preenchimento de fichas de identidades com as informações das cartinhas e jogos como perfil onde as crianças precisavam adivinhar quem é quem é a partir das informações da cartinha.

Crianças ficaram empolgadas com experimento de pesquisar, sobretudo ao usar o modelo de entrevistas com os equipamentos audiovisuais. Além de brincarem no momento de pesquisa de elaboração do material as crianças se divertiram com o material pronto, manuseando, brincando e experimentando diferentes possibilidades das cartinhas. O jogo proporcionou o reconhecimento de informações diferentes que compõem as identidades de uma turma, tanto ressaltando o caráter individual de cada um, mas também evidenciando as semelhanças e diferenças a partir dos gostos, costumes e preferências das crianças. A atividade despertou o interesse de outros professores que solicitaram o modelo para ser replicado em suas salas.

Registros
IMAGENS
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.