ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação
Criança faz ciência?
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
EM Professora Maria de Cerqueira E Silva - 4ª CRE
Rua Leopoldo Bulhões 800 - Benfica
Unidade não vocacionada


EM Professora Maria de Cerqueira E Silva - 4ª CRE
Rua Leopoldo Bulhões 800 - Benfica
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Marco Aurélio da Conceição Correa
Marco Aurélio da Conceição Correa é pedagogo, escritor e pesquisador. Professor da rede municipal do Rio de Janeiro, doutorando em educação (ProPed-UERJ) e pós-graduado em ensino de história da África (PROPGPEC-CP2). Autor dos livros Cinemas afro-atlânticos e Necropoéticas e outras histórias.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF anos iniciais
A prática inscrita neste edital está relacionada com produção jornalística estudantil?
Sim
Você gostaria de saber mais informações e participar da ANDAR (Agência de Notícias dos Alunos da Rede)?
Sim
Disciplina eletiva?
Não
Total de alunos envolvidos
25
Recursos materiais e técnicos existentes para a realização das atividades do projeto
Câmera, celular, tripé, ringlight e microfone
Dias e horários das reuniões / encontros para realização das atividades do projeto
quatro manhãs por um mês de produção
Frequência de publicação de novos conteúdos do projeto
uma a cada três meses
Exemplos de pautas trabalhadas pelos estudantes na iniciativa
ciências em sua comunidade
Outras informações importantes sobre o projeto para que possamos conhecer melhor a prática desenvolvida por você na unidade escolar
o projeto realizou uma segunda filmagem sobre a arte urbana nos muros da escola, mas ainda está em processo de edição
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
2º ano
OBJETIVOS
O objetivo da prática foi introduzir as linguagens da produção audiovisual para as crianças e provar que crianças fazem cinema, como também fazem ciência. A proposta principal era mostrar as crianças que elas eram capazes de fazer cinema em sala de aula com poucos materiais e recursos, aproximando a linguagem cinematográfica a sua realidade. Nesse movimento, buscamos provar também que crianças fazem ciência tanto estudando, como brincando e experimentando novas linguagens em sala de aula. Buscamos compreender onde está a ciência em seus cotidianos, como também no redor de sua comunidade. Por fim, pretendemos evidenciar que com nossa imaginação podemos fazer ciência e reimaginar mundos possíveis e impossíveis.
HABILIDADES
2º ano - Anos Iniciais - Inferir, a partir da leitura do professor, informações implícitas em diferentes gêneros textuais, com mediação.
2º ano - Anos Iniciais - Valorizar a oralidade como fonte de acesso a conhecimentos e à fruição.
2º ano - Artes Cênicas - Empregar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional
2º ano - Artes Cênicas - Usar a autoria, a cooperação e a colaboração em improvisações e narrações teatrais, explorando as possibilidades corporais e vocais das ações cotidianas
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2023 até Dezembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Tomando o desafio do 9º Festival Curta UERJ cujo tema era ciência, decidimos participar juntos, professor e estudantes, e produzir um curta-metragem nessa temática. Refletindo sobre os conteúdos do componente curricular que havíamos trabalhado até o momento fizemos uma roda de conversa para descobrir nossas relações com as ciências. Em seguida elaboramos cinco perguntas que se tornaram o fio condutor da narrativa. Organizamos um pequeno estúdio em sala com câmera, tripé e iluminação. As crianças tomaram a frente do processo de filmagem e apenas foram mediadas pelo professor na condução das perguntas e no manuseio dos equipamentos. No processo de edição elas foram consultadas para saber os materiais que deviam estar presentes ou não, como também para dar sugestão nos cortes e trilhas. A exibição do produto final desencadeou gargalhadas, satisfações, como também alguns descontentamentos, mas a partir dessas experiências elaboramos novas metas de produção e realização de nossos filmes.
Com a elaboração do filme percebemos que de fato as crianças fazem ciência e cinema. Mesmo com tropeços, silêncios e dúvidas as crianças conseguiram produzir um material bem interessante e instigante que as deixou orgulhosas. Ver o retorno de seu trabalho foi uma recompensa para as crianças que pesquisaram e experimentaram ao fazer cinema como bem fazem os cientistas. As crianças em sua maioria adoraram manusear os equipamentos e conduzir as perguntas do curta, enquanto algumas se sentiram muito desconfortáveis na frente das câmeras, como também ao assistir o resultado final. Porém, quando descobrimos que o filme ficou entre os finalistas da categoria infantil do festival todos ficaram muito contentes com o resultado. Fomos premiados com pequenas medalhas que celebram o esforço investido no curta.
Registros
IMAGENS
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.