UNIDADES DE ENSINO
EM Professora Maria de Cerqueira E Silva - 4ª CRE
Rua Leopoldo Bulhões 800 - Benfica
Unidade não vocacionada
EM Professora Maria de Cerqueira E Silva - 4ª CRE
Rua Leopoldo Bulhões 800 - Benfica
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Marco Aurélio da Conceição CorreaMarco Aurélio da Conceição Correa é pedagogo, escritor e pesquisador. Professor da rede municipal do Rio de Janeiro, doutorando em educação (ProPed-UERJ) e pós-graduado em ensino de história da África (PROPGPEC-CP2). Autor dos livros Cinemas afro-atlânticos e Necropoéticas e outras histórias.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF anos iniciais
A prática inscrita neste edital está relacionada com produção jornalística estudantil?
Sim
Você gostaria de saber mais informações e participar da ANDAR (Agência de Notícias dos Alunos da Rede)?
Sim
Disciplina eletiva?
Não
Total de alunos envolvidos
25
Recursos materiais e técnicos existentes para a realização das atividades do projeto
Câmera, celular, tripé, ringlight e microfone
Dias e horários das reuniões / encontros para realização das atividades do projeto
quatro manhãs por um mês de produção
Frequência de publicação de novos conteúdos do projeto
uma a cada três meses
Exemplos de pautas trabalhadas pelos estudantes na iniciativa
ciências em sua comunidade
Outras informações importantes sobre o projeto para que possamos conhecer melhor a prática desenvolvida por você na unidade escolar
o projeto realizou uma segunda filmagem sobre a arte urbana nos muros da escola, mas ainda está em processo de edição
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
2º ano
OBJETIVOS
O objetivo da prática foi introduzir as linguagens da produção audiovisual para as crianças e provar que crianças fazem cinema, como também fazem ciência. A proposta principal era mostrar as crianças que elas eram capazes de fazer cinema em sala de aula com poucos materiais e recursos, aproximando a linguagem cinematográfica a sua realidade. Nesse movimento, buscamos provar também que crianças fazem ciência tanto estudando, como brincando e experimentando novas linguagens em sala de aula. Buscamos compreender onde está a ciência em seus cotidianos, como também no redor de sua comunidade. Por fim, pretendemos evidenciar que com nossa imaginação podemos fazer ciência e reimaginar mundos possíveis e impossíveis.
HABILIDADES
2º ano - Anos Iniciais - Inferir, a partir da leitura do professor, informações implícitas em diferentes gêneros textuais, com mediação.
2º ano - Anos Iniciais - Valorizar a oralidade como fonte de acesso a conhecimentos e à fruição.
2º ano - Artes Cênicas - Empregar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional
2º ano - Artes Cênicas - Usar a autoria, a cooperação e a colaboração em improvisações e narrações teatrais, explorando as possibilidades corporais e vocais das ações cotidianas
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2023 até Dezembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Tomando o desafio do 9º Festival Curta UERJ cujo tema era ciência, decidimos participar juntos, professor e estudantes, e produzir um curta-metragem nessa temática. Refletindo sobre os conteúdos do componente curricular que havíamos trabalhado até o momento fizemos uma roda de conversa para descobrir nossas relações com as ciências. Em seguida elaboramos cinco perguntas que se tornaram o fio condutor da narrativa. Organizamos um pequeno estúdio em sala com câmera, tripé e iluminação. As crianças tomaram a frente do processo de filmagem e apenas foram mediadas pelo professor na condução das perguntas e no manuseio dos equipamentos. No processo de edição elas foram consultadas para saber os materiais que deviam estar presentes ou não, como também para dar sugestão nos cortes e trilhas. A exibição do produto final desencadeou gargalhadas, satisfações, como também alguns descontentamentos, mas a partir dessas experiências elaboramos novas metas de produção e realização de nossos filmes.
Com a elaboração do filme percebemos que de fato as crianças fazem ciência e cinema. Mesmo com tropeços, silêncios e dúvidas as crianças conseguiram produzir um material bem interessante e instigante que as deixou orgulhosas. Ver o retorno de seu trabalho foi uma recompensa para as crianças que pesquisaram e experimentaram ao fazer cinema como bem fazem os cientistas. As crianças em sua maioria adoraram manusear os equipamentos e conduzir as perguntas do curta, enquanto algumas se sentiram muito desconfortáveis na frente das câmeras, como também ao assistir o resultado final. Porém, quando descobrimos que o filme ficou entre os finalistas da categoria infantil do festival todos ficaram muito contentes com o resultado. Fomos premiados com pequenas medalhas que celebram o esforço investido no curta.