Eisenhower Thiago Silva Lopes, especialista em treinamento e fisiologia clínica pela Universidade Federal de São Carlos e músico formado pela Escola de Música Vila Lobos, atua como professor da rede pública da prefeitura municipal do Rio de Janeiro há 5 anos e da prefeitura municipal de Nova Iguaçu há 15 anos.
Vanessa Batista da Rocha, pedagoga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, cursou Produção Cultural pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em espaços culturais na área de arte-educação desenvolvendo e supervisionando projetos de ensino. Atua como professora na prefeitura municipal do Rio de Janeiro há 5 anos.
Thiago e Vanessa trabalham em parceria e desenvolvem o projeto "Luz, Camera, Experimentação!" desde 2022. Contemplando literatura, música, artes visuais e cênicas, o projeto se organiza a partir dos interesses das crianças valorizando o processo de criação e experimentação e oportunizando o protagonismo infantil nas práticas escolares.
Proporcionar uma aproximação a linguagem artística do teatro, promover o acesso à arte e à cultura para a população de comunidades em situação de vulnerabilidade social da cidade do Rio de Janeiro, democratizando o acesso a bens culturais.
Fomentar e apoiar a produção artística local, despertando nas crianças o interesse pela arte, criando redes de diálogos com equipamentos e agentes culturais do entorno e impulsionar a formação de plateia para as artes visuais e cênicas.
Contribuir para a construção de repertório, promovendo a educação e o ensino de práticas artísticas, proporcionando aos alunos um espaço de experiência e criação em que são orientados nas diversas etapas de produção e realização de uma peça teatral, desde a adaptação do roteiro, ensaios, audição para seleção de atores, coral, a confecção de figurino e cenário.
O projeto surge das demandas e lacunas identificadas pelos professores no acesso a bens culturais pela população do território onde se localiza a Escola Municipal Maurice Maeterlinck, atende as crianças do primeiro segmento do Ensino Fundamental, oriundas das comunidades do Bairro de Guadalupe e seu entorno. Propõe a concepção e realização de um espetáculo teatral por ano. Em 2022 foi realizada uma adaptação da peça "Os Saltimbancos" e em 2023 da obra "O mágico de Oz".
O primeiro semestre é dedicado à criação do espetáculo: experiências formativas e lúdicas de práticas teatrais, confecção de figurinos e cenário, ensaios, em que as crianças atuam como atores e autores, ampliando as potencialidades e possibilidades do espaço escolar. Ao final do período é realizada a apresentação do resultado, o espetáculo, para a comunidade.
Na primeira etapa acontece a definição do tema, obra literária a ser apresentada. Então, os professores trazem referências e trabalham a adaptação e escrita do roteiro. A próxima etapa contempla a definição do elenco, que é realizada a partir de audições, onde os alunos se inscrevem nos papéis que tem interesse, realizam testes apresentando uma cena para o grupo, e são escolhidos por seu desempenho através de uma votação, sem interferência dos professores orientadores. Com o elenco definido, começam os ensaios das atuações e do coral. Todos os alunos são envolvidos no projeto, seja atuando, seja participando do coral que produz a trilha sonora do espetáculo. Outra etapa que acontece paralelamente é a produção de material de divulgação, com aulas planejadas para esse fim, com o incentivo à escrita e produção, individual e coletiva, de sinopses, resumos, cartazes e convites.
Por fim, a última etapa é a apresentação do espetáculo, que é realizada em parceria com a Lona Cultural Municipal Terra, que cede o espaço para as Mostras abertas e gratuitas direcionadas à comunidade escolar e do entorno.
Por mais que o objetivo final do projeto seja a produção de uma peça, os dados e resultados mais significativos são observados durante o processo de construção do espetáculo e se evidenciam na proposta de uma prática de ensino que, através da arte, proporciona um espaço de experimentação e criação aos estudantes.
É possível observar como o projeto impactou cada criança de maneira particular, com mais de 60 alunos envolvidos ativamente por ano, eles são estimulados a desenvolver múltiplas inteligências e os resultados apontam para dados como: o aumento da frequência escolar e participação nas atividades; melhora no desempenho e rendimento nas avaliações internas e externas; mudanças significativas no comportamento disciplinar e emocional das crianças; o aperfeiçoamento da comunicação verbal e expressão corporal, e das relações interpessoais; o interesse pela leitura e pelas artes; o desenvolvimento da colaboração, autonomia, responsabilidade, entre outras habilidades socioemocionais.