ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
PSE Carioca
Alimentar e exercitar, ter saúde e poder brincar!
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EDI Thamiris de Andrade da Silva Santos - 10ª CRE
Rua Jose Fernandes S/nº - Sepetiba
Unidade não vocacionada


ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Berçário
Maternal I
Maternal II
Pré II
OBJETIVOS
A prática tem como objetivo promover para as crianças atividades de conscientização e incentivo ao consumo de alimentos saudáveis e combate a obesidade por meio de atividades física, apresentando as especificidades dos alimentos ofertados no cardápio escolar, seu preparo e valor nutricional, no sentido de incentivar todas as crianças a se alimentarem de forma adequada, bem como desenvolver bons hábitos relacionados à prática de atividade física como ferramenta de desenvolvimento integral da criança.
HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Brincar com jogos cantados, músicas, cantigas de roda; fazer a leitura de obras de artes visuais demonstrando suas impressões diante de produções de outros artistas e de suas próprias obras
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até atualmente
A prática da presente atividade se originou com a preocupação dos docentes com o fato de algumas crianças recusarem alguns itens do cardápio e com os aspectos relacionados à obesidade infantil. O cardápio ofertado é de suma importância, elaborado por nutricionistas preza pelo valor nutricional adequado para cada faixa etária, portanto é necessário que as crianças se alimentem e desenvolvam bons hábitos alimentares. Diante do exposto, a equipe gestora promoveu um diálogo com os professores, apresentou o plano alimentar da Educação Infantil e juntos construíram a proposta encabeçada pela professora Claudinéia, de realizarem com as crianças uma pesquisa sobre as especificidades dos gêneros que compõem o cardápio da unidade, apresentado sua importância. As atividades envolveram entrevistas com as crianças sobre suas preferências alimentares, construção de gráficos e pirâmide alimentar, murais coletivos, pinturas, teatro de fantoches e brincadeiras que proporcionaram a exploração de textos de diferentes gêneros, a expressão por meio de releituras de obras de arte, participação da elaboração da rotina alimentar, expressão de preferências por meio de desenhos. A unidade disponibilizou na entrada do refeitório, um mural interativo e lúdico com os itens do cardápio da unidade. A prática envolveu crianças do segmento creche e pré escola e faz parte do plano de ação, plano anual e projeto político pedagógico da unidade, que tem trabalhado no sentido de reeducar as crianças para uma alimentação saudável e combate à obesidade. Nesse sentido, temos desenvolvido ações como a visita de uma nutricionista materno infantil, ações em parceria com a SMS CF WALDEMAR BERARDINELLI que trazem temas como o proposto na presente prática de maneira lúdica. A unidade desenvolve práticas pedagógicas no âmbito da educação física no sentido de estimular o combate à obesidade também por meio de atividades físicas que promovam o desenvolvimento integral da criança e de boas práticas.
Durante a realização das atividades foi possível observar que algumas crianças que rejeitavam determinados itens do cardápio, ficaram mais receptivos e começaram a aceitar e degustar melhor a oferta de maneira completa. À medida que as crianças relacionaram e reconheceram os itens do prato com os personagens e brincadeiras realizadas nas atividades lúdicas, perceberam que a hora de se alimentar é um momento de descoberta, possibilidades e também pode ser divertido. As crianças começaram a socializar mais durante a refeição, compartilhando informações sobre os itens, falando do gosto, da forma e características, como por exemplo, o formato dos gêneros quando estão crus e cozidos. Foi possível observar que a prática desenvolvida oportunizou nova perspectiva sobre a importância da alimentação saudável que consequentemente impacta nas questões relacionadas a obesidade infantil, que também tem sido trabalhada junto as propostas no âmbito da educação física.
Referências Bibliográficas

BNCC acesso em 10/11/2023 - http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFATNIL Acesso em 10/11/2023 - http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf

Registros
IMAGENS
Alimentação Refeitório
Releitura Obra Outono
Releitura Obra Outono 2
Teatro Fantoches
O que tem na merenda?
Pirâmide Alimentar
Pirâmide Alimentar 2
Gráfico das Preferências Alimentares
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.