A prática da presente atividade se originou com a preocupação dos docentes com o fato de algumas crianças recusarem alguns itens do cardápio e com os aspectos relacionados à obesidade infantil. O cardápio ofertado é de suma importância, elaborado por nutricionistas preza pelo valor nutricional adequado para cada faixa etária, portanto é necessário que as crianças se alimentem e desenvolvam bons hábitos alimentares. Diante do exposto, a equipe gestora promoveu um diálogo com os professores, apresentou o plano alimentar da Educação Infantil e juntos construíram a proposta encabeçada pela professora Claudinéia, de realizarem com as crianças uma pesquisa sobre as especificidades dos gêneros que compõem o cardápio da unidade, apresentado sua importância. As atividades envolveram entrevistas com as crianças sobre suas preferências alimentares, construção de gráficos e pirâmide alimentar, murais coletivos, pinturas, teatro de fantoches e brincadeiras que proporcionaram a exploração de textos de diferentes gêneros, a expressão por meio de releituras de obras de arte, participação da elaboração da rotina alimentar, expressão de preferências por meio de desenhos. A unidade disponibilizou na entrada do refeitório, um mural interativo e lúdico com os itens do cardápio da unidade. A prática envolveu crianças do segmento creche e pré escola e faz parte do plano de ação, plano anual e projeto político pedagógico da unidade, que tem trabalhado no sentido de reeducar as crianças para uma alimentação saudável e combate à obesidade. Nesse sentido, temos desenvolvido ações como a visita de uma nutricionista materno infantil, ações em parceria com a SMS CF WALDEMAR BERARDINELLI que trazem temas como o proposto na presente prática de maneira lúdica. A unidade desenvolve práticas pedagógicas no âmbito da educação física no sentido de estimular o combate à obesidade também por meio de atividades físicas que promovam o desenvolvimento integral da criança e de boas práticas.
Durante a realização das atividades foi possível observar que algumas crianças que rejeitavam determinados itens do cardápio, ficaram mais receptivos e começaram a aceitar e degustar melhor a oferta de maneira completa. À medida que as crianças relacionaram e reconheceram os itens do prato com os personagens e brincadeiras realizadas nas atividades lúdicas, perceberam que a hora de se alimentar é um momento de descoberta, possibilidades e também pode ser divertido. As crianças começaram a socializar mais durante a refeição, compartilhando informações sobre os itens, falando do gosto, da forma e características, como por exemplo, o formato dos gêneros quando estão crus e cozidos. Foi possível observar que a prática desenvolvida oportunizou nova perspectiva sobre a importância da alimentação saudável que consequentemente impacta nas questões relacionadas a obesidade infantil, que também tem sido trabalhada junto as propostas no âmbito da educação física.
Referências Bibliográficas
BNCC acesso em 10/11/2023 - http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFATNIL Acesso em 10/11/2023 - http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf