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Boas Práticas
Formação de Professores da Educação Infantil
A janelinha abre: desemparedar as infâncias e diálogo com o currículo - Professoras Articuladoras e CPs
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
Sede da 6ª Cre - 6ª CRE
Rua dos Abacates S/nº - Deodoro
Unidade não vocacionada


Sede da 6ª Cre - 6ª CRE
Rua dos Abacates S/nº - Deodoro
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Josiele Salgado Moreira
Sou professora de Educação Infantil na SME-RJ atuando como elemento de GED/6ªCRE, formadora de professores da Educação Infantil pela Escola de Formação Paulo Feire, especialista em Educação Infantil pela PUC-RIO, cursando especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica pela UFRRJ e pesquisadora das infâncias no Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental pela UNIRIO.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Educação Infantil / Formadora de Educação Infantil
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Berçário
Maternal I
Maternal II
Pré I
Pré II
OBJETIVOS

Resgatar historicamente as concepções de currículo;

Entender a concepção dos documentos norteadores de Educação Infantil na Rede Municipal de Educação;

Fomentar a discussão sobre a concepção de Desemparedamento com toda comunidade escolar;

Pensar práticas pedagógicas que possibilitem as crianças brincar livremente e construir relações saudáveis em seus territórios, acompanhadas da natureza e de boas práticas de urbanismo.

HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Brincar com jogos cantados, músicas, cantigas de roda; fazer a leitura de obras de artes visuais demonstrando suas impressões diante de produções de outros artistas e de suas próprias obras
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Junho/2023 até Junho/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

A formação das Professoras Articuladoras foi divida em 8 módulos. Neste II módulo da formação de professores abordamos a temática: A Janelinha abre: Desemparedar as infâncias e o diálogo com o currículo. Dialogamos sobre o tema central da Coordenadoria da Primeira Infância (CPI) - “A criança e a natureza”, pensando nas diferentes práticas e concepções, além do diálogo com o currículo e com o material Rioeduca.

Conversamos sobre o termo Desemparedamento, termo este cunhado pela professora doutora Léa Tiriba da UNIRIO, que nos atenta a identificar, assim como outros pesquisadores, a diminuição de acesso a áreas verdes, somada à perda de liberdade das crianças na cidade, fazendo com que elas fiquem cada vez mais confinadas – geralmente acompanhadas de uso excessivo de telas. Após refletirmos sobre o tema, chegamos a um consenso de que uma negociação intersetorial é necessária. É preciso um diálogo entre educação, urbanismo, obras, planejamento e trânsito, para que sejam feitas melhorias nos espaços e eles sejam mais amigáveis para as crianças, afinal, pensar em uma cidade melhor para crianças é pensar em uma cidade melhor para todos.

Resgatamos, historicamente, as concepções de currículo, que durante muitos anos foi caracterizado como uma lista de conteúdo a ser transmitido para todos. Algumas considerações dos professores a respeito do Currículo foram feitas: O que é a construção do cotidiano nas creches e EDIs, senão, a organização curricular? Qual o sentido de as “coisas” acontecerem do jeito que acontecem nas UEs? Faz sentido as crianças pequenas terem 15 min. para almoçarem? É preciso pensar nesse cotidiano que parece ser feito de forma mecânica. Inspirados no conceito rizomático, que na filosofia se refere ao rizoma, que ilustra a estrutura do conhecimento como uma raiz que origina múltiplos ramos, sem respeitar uma subordinação hierárquica estrita, como ocorre no modelo arbóreo.

Convidamos o grupo a participar da dinâmica para a construção de um currículo a partir de uma brincadeira com blocos de madeira. Dinâmica conceitual: Os participantes foram divididos em grupos e receberam as peças do jogo para montarem uma torre. A base da torre foi composta por 3 peças, as quais, continham 3 palavras que o grupo considerava fundamental para a elaboração do currículo e assim seguiram empilhando as demais peças. Após a construção da torre, foi feito um sorteio das peças que deveriam ser retiradas, como no Jogo “Caiu perdeu” / “Jenga”. Esse momento oportunizou pensarmos na importância do coletivo (gestão, professores, famílias) e nas concepções de crianças e infâncias de todos. E percebemos o quanto o currículo é uma disputa de poder.

Enfim, o currículo precisa ser construído a partir de muitas conversas, considerações e escolhas. Nós da GEFEI (Gerência de Formação de Educação Infantil) acreditamos que a formação continuada é uma ferramenta indispensável para o professor pensar, agir e refletir sobre a sua prática pedagógica com as crianças.

Os resultados são perceptíveis nas unidades de Educação Infantil, vários projetos foram feitos a partir dessa discussão em nosso território.
Registros
IMAGENS
Atividades desemparedadas
Atividades desemparedadas
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Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.