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Boas Práticas
Práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos
Roda de Conversa com alunas do 7º ano - Conversando sobre Bullying na Escola: Como Promover uma Convivência mais Saudável.
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
EM Ceará - 3ª CRE
Rua Dona Emília 161 - Inhaúma
Unidade não vocacionada


EM Ceará - 3ª CRE
Rua Dona Emília 161 - Inhaúma
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Cybele Cardillo Guisolphe – Assistente Social Ivone de Almeida Morais Moreira – Assistente Social Shirley Edwirgens Lima Sousa – Assistente Social
Profissionais graduadas em Serviço Social atuando na Política de Educação desde 2008, pela rede de Proteção ao Educando e a partir do ano de 2010, lotadas na SME/NIAP, no Programa Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, no território da 3ª Coordenadoria de Educação.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Assistentes Sociais
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
7º ano
OBJETIVOS
O bullying, na maioria das vezes, é um sofrimento silencioso, com os quais a grande maioria dos adolescentes não conseguem lidar. Falar sobre esse tema, na escola, desperta nos alunos a possibilidade de não guardarem para si aquilo que sentem, diante da intimidação que a prática do bullying provoca. Discutir o tema é tratar do que vivenciam na escola, nas relações estabelecidas pelos adolescentes em seus processos de socialização buscando a promoção de uma convivência mais saudável.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Junho/2023 até Agosto/2023
Público
Alunos
Competências da BNCC

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Eixo de trabalho do NIAP
Convivências e Conflitos na Escola

Através do formato de roda de conversa realizamos 4 encontros com alunas do sétimo ano. Utilizamos cartelas com perguntas relacionadas à temática do Bullying, aleatoriamente cada aluna foi lendo sua pergunta, compartilhando com o grupo e verbalizando suas impressões. Os cards tratavam das seguintes questões: O que é Bullying? O que fazer para evitar intimidações? E se haviam presenciado, sofrido ou praticado Bullying?

Essa experiência reafirma o quanto a escola tem papel fundamental na formação crítica de seu alunado. Ao conceituar o Bullying, conseguimos identificar o que é necessário pensar e desenvolver, na escola. O protagonismo dos adolescentes é fundamental, pois são eles os multiplicadores no espaço escolar. Esta ação possibilitou a essas alunas expressar suas ideias, sentimentos tornando-os multiplicadores no sentido de promoção de debates sobre o tema.
Referências Bibliográficas

BRASIL. Lei nº 13.185, de 6 de Novembro de 2015.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990.

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