ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação em tempo integral
Halloween
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
EM Professor Ivan Rocco Marchi - 8ª CRE
Avenida Brasil - - Deodoro
Unidade não vocacionada


EM Professor Ivan Rocco Marchi - 8ª CRE
Avenida Brasil - - Deodoro
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Jean Clayton Bittencourt de Oliveira, Ana Maria Dias Siqueira , Cirlete Martins Costa

Jean é professor da SME (RJ) e SEEDUC (RJ), pós-graduado em Língua Inglesa e participante do Programa de Desenvolvimento de Professores de Inglês (PDPI) nos EUA em 2019. Possui ECPE (Examination for the Certificate of Proficiency in English), desenvolvido por Michigan Language Assessment, nível C2.

Ana Maria Dias Siqueira é professora de Artes Cênicas, graduada em bacharelado em Artes Cênicas e Licenciatura em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui pós-graduação lato senso em produção cultural na Universidade Cândido Mendes e atua como professora PI em artes cênicas na Rede Municipal do Rio de Janeiro há cerca de vinte anos.

Cirlete Martins Costa atua na Sala de Recursos da Escola Municipal Professor Ivan Rocco Marchi há mais de 5 anos, sendo apoio aos alunos incluídos e aos professores regentes.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF - Anos Finais, PI - Artes Cênicas, Agente de Apoio da Educação Especial
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
6º ano
OBJETIVOS

O projeto Halloween, além de proporcionar momentos de diversão, descontração e aprendizagem, tem como ponto central cumprir o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que tange ao ensino de uma Língua Estrangeira: é salutar que o indivíduo se aprofunde na cultura, costumes e tradições do país em que o idioma estudado está relacionado, conforme a proposição do eixo Dimensão Intercultural:

“Este é o cenário do inglês como língua franca, e, nele, aprender inglês implica problematizar os diferentes papéis da própria língua inglesa no mundo, seus valores, seu alcance e seus efeitos nas relações entre diferentes pessoas e povos, tanto na sociedade contemporânea quanto em uma perspectiva histórica. Nesse sentido, o tratamento do inglês como língua franca impõe desafios e novas prioridades para o ensino, entre os quais o adensamento das reflexões sobre as relações entre língua, identidade e cultura, e o desenvolvimento da competência intercultural.”

HABILIDADES
6º ano - Inglês - Inferir o sentido de itens lexicais em textos escritos, reconhecendo cognatos; usando conhecimento prévio de mundo, do tema e do gênero, e observando o contexto imediato de uso.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Janeiro/2023 até Outubro/2023

Nossa Unidade Escolar atende alunos do Ensino Fundamental I e II (1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos e 6º ano Carioca). Todas as turmas participam das atividades propostas em sala de aula (ao longo do mês de outubro) e da culminância do projeto, que normalmente acontece dia 31 ou em uma data que atenda a necessidade da agenda pedagógica.

Com relação ao que é proposto em sala de aula, a atividade varia em razão do ano de escolaridade do indivíduo. Com alunos do 6º ano, por exemplo, buscou-se contemplar o eixo Leitura. Textos sobre o Halloween foram usados a fim de que eles desenvolvessem estratégias de leitura: compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning). Além disso, construção de repertório lexical e autonomia leitora.

No tocante aos alunos do Ensino Fundamental I, buscou-se contemplar as habilidades preconizadas pela Priorização Curricular, das quais destacamos: localizar informações específicas em textos escritos e/ou multimodais, conforme os objetivos/finalidade da leitura, recorrendo à estratégias de compreensão e nomear itens lexicais relacionados ao tema da aula. Para que os objetivos fossem alcançados, textos curtos e jogos (memory game e tic-tac-toe), por exemplo, foram usados.

A professora Ana Maria e a A.A.E.E., Cirlete, auxiliaram na confecção de enfeites associados ao Halloween para o dia da culminância do projeto. Na Sala de Recursos, com o uso de rolo de papel higiênico, os alunos incluídos elaboraram alguns enfeites para a mesa: Frankenstein, ghost e pumpkin. Durante a aula de artes, os alunos produziram bats, pumpkins e ghosts, que foram pendurados no auditório da unidade. Além disso, estudaram histórias relacionadas aos símbolos/personagens mais emblemáticos e o significado das cores.

No dia da culminância, a diversão é garantida: quiz (torta na cara), dança da cadeira, corrida com batata na colher, dança da laranja, quebra-cabeça e jogo da velha temático, brincadeira da múmia, desfile de fantasia e/ou cabelo maluco, etc.

Realizar o projeto Halloween é gratificante. É o segundo ano consecutivo que desenvolvemos a proposta no formato detalhado. Além do envolvimento da direção, coordenação, professores, A.A.E.E. e funcionários administrativos, temos observado engajamento dos responsáveis também. Colegas que atuam no mesmo segmento frequentemente relatam resistência da comunidade escolar em aderir à data. No entanto, isso não tem acontecido em nossa unidade. Acreditamos que isso aconteça em razão do convite que elaboramos, detalhando tudo o que faremos no dia da culminância. Entendendo que nossa finalidade é promover brincadeiras e uma aula fora dos moldes rotineiros, a frequência é satisfatória. Quando terminamos a culminância, procuramos obter feedback dos professores regentes. Além de acompanharem seus alunos nas atividades, como passam mais tempo com eles, acabam colhendo a opinião deles sobre tudo o que ocorreu. Todas as sugestões são ouvidas e buscamos aprimorar. As fotos traduzem a alegria do dia!
Registros
IMAGENS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.


Gaziantep Escort Gaziantep Escort gaziantep escort gaziantep escort gaziantep escort