ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Formação de Professores da Educação Infantil
Que Pré-escola é essa?
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
Sede da 7ª Cre - 7ª CRE
Av. Ayrton Senna 2001 - Barra da Tijuca
Unidade não vocacionada


Sede da 7ª Cre - 7ª CRE
Av. Ayrton Senna 2001 - Barra da Tijuca
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Viviane Dutra

• Em 2000- conclusão do Ensino Médio Normal na Escola de Formação Carmela Dutra

• Em 2013- conclusão da especialização em Psicopedagogia pela Fundação Souza marques

• Em 2015- conclusão da Graduação em História com licenciatura e bacharelado pela Universidade Veiga de Almeida

• Em 2011- Ingressei como professora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação na Escola Municipal Ítalo Zappa

• Em 2009 a 2023- Pesquisadora do quilombo do Camorim com a pedagogia quilombola

• Em 2013- Ingressei como Professora da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro no EDI Ágatha B. Rippel.

• Em 2019 – PA e Diretora- adjunta do EDI Kênia Mendes, no qual participei do Seminário das Relações Étnico -Racias da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e recebi Prêmio da sétima-coordenadoria pelo PPA: Letramento Racial no Ubuntu do quilombo. E formadora durante um ano dos diretores desta mesma coordenadoria pela GED.

• 2022 a 2023- Formadora pela Esc

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Educação Infantil/ Formadora da 7ª CRE
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Pré I
Pré II
OBJETIVOS
Debaterv sobre as especificidades do grupamento de pré-escola: práticas, experinências, autonomia e seus processos de linguangens e narrativas.
HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Brincar com jogos cantados, músicas, cantigas de roda; fazer a leitura de obras de artes visuais demonstrando suas impressões diante de produções de outros artistas e de suas próprias obras
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Março/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Esse relato é uma prática do exercício de formadora da Escola de Formação Paulo Freire, no qual a própria pergunta é uma provocação argumentativa para o grupamento da Pré-escola das unidades lotadas em escolas, creches e EDIS. A formação trouxe a questão curricular dialógica e as relações desse professor das infâncias pesquisador com intencionalidades no brincar e que valoriza a cultura e as experiências pessoais e coletivas das crianças. Que reconhece essas crianças com os seus direitos respeitados e participantes ativos do processo de experiencias significativas da aprendizagem. Trouxemos para a reflexão teórica, o autor Francesco Tonnuci e a sua perspectiva crítica numa relação de Espaço/Tempo com as vozes das crianças como protagonistas das narrativas do cotidiano. A formação colabora para as relações lúdicas e traz a discordância para movimentos antecipatórios dessas aprendizagens. O professor Antônio Nóvoa também é citado como referência de Formação de Professores com a sua abordagem da “Profissionalidade” e da formação Contínua que avança e não estaciona nas formações somente iniciais.
Professores mais reflexivos sobre sua prática nos grupamentos de pré-escola.
Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.