UNIDADES DE ENSINO
Sede da 7ª Cre - 7ª CRE
Av. Ayrton Senna 2001 - Barra da Tijuca
Unidade não vocacionada
Sede da 7ª Cre - 7ª CRE
Av. Ayrton Senna 2001 - Barra da Tijuca
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Viviane Dutra• Em 2000- conclusão do Ensino Médio Normal na Escola de Formação Carmela Dutra
• Em 2013- conclusão da especialização em Psicopedagogia pela Fundação Souza marques
• Em 2015- conclusão da Graduação em História com licenciatura e bacharelado pela Universidade Veiga de Almeida
• Em 2011- Ingressei como professora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação na Escola Municipal Ítalo Zappa
• Em 2009 a 2023- Pesquisadora do quilombo do Camorim com a pedagogia quilombola
• Em 2013- Ingressei como Professora da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro no EDI Ágatha B. Rippel.
• Em 2019 – PA e Diretora- adjunta do EDI Kênia Mendes, no qual participei do Seminário das Relações Étnico -Racias da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e recebi Prêmio da sétima-coordenadoria pelo PPA: Letramento Racial no Ubuntu do quilombo. E formadora durante um ano dos diretores desta mesma coordenadoria pela GED.
• 2022 a 2023- Formadora pela Esc
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Educação Infantil/ Formadora da 7ª CRE
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Pré I
Pré II
OBJETIVOS
Debaterv sobre as especificidades do grupamento de pré-escola: práticas, experinências, autonomia e seus processos de linguangens e narrativas.
HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Brincar com jogos cantados, músicas, cantigas de roda; fazer a leitura de obras de artes visuais demonstrando suas impressões diante de produções de outros artistas e de suas próprias obras
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Março/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Esse relato é uma prática do exercício de formadora da Escola de Formação Paulo Freire, no qual a própria pergunta é uma provocação argumentativa para o grupamento da Pré-escola das unidades lotadas em escolas, creches e EDIS. A formação trouxe a questão curricular dialógica e as relações desse professor das infâncias pesquisador com intencionalidades no brincar e que valoriza a cultura e as experiências pessoais e coletivas das crianças. Que reconhece essas crianças com os seus direitos respeitados e participantes ativos do processo de experiencias significativas da aprendizagem. Trouxemos para a reflexão teórica, o autor Francesco Tonnuci e a sua perspectiva crítica numa relação de Espaço/Tempo com as vozes das crianças como protagonistas das narrativas do cotidiano. A formação colabora para as relações lúdicas e traz a discordância para movimentos antecipatórios dessas aprendizagens. O professor Antônio Nóvoa também é citado como referência de Formação de Professores com a sua abordagem da “Profissionalidade” e da formação Contínua que avança e não estaciona nas formações somente iniciais.
Professores mais reflexivos sobre sua prática nos grupamentos de pré-escola.