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Boas Práticas
Anos Iniciais
Folclorices de brincar
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
EM Cândido Portinari - 11ª CRE
Rua Pracinha José Varela S/N - Pitangueiras
Unidade não vocacionada


EM Cândido Portinari - 11ª CRE
Rua Pracinha José Varela S/N - Pitangueiras
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Juliana dos Santos Gonçalves Couto
Formada em Licenciatura - Educação Artística pela UFRJ e com Pós-graduação Lato Sensu em Arteterapia - Educação e Saúde, em 2002. Leciono há 21 anos, sendo 16 desses, na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura do Rio de Janeiro. Atuei em todos os segmentos, da Educação Infantil ao EJA nas disciplinas Artes Visuais, Literaturas na Infância e Projeto de Vida Sustentável. A questão da sustentabilidade é agregada ao contexto artístico de forma lúdica, promovendo a reutilização de materiais visando desenvolver as potencialidades criativas dos educandos. Em 2019, foi desenvolvido o projeto na E.M. Magdalena Tagliaferro alusivo à cultura nordestina e, ao longo do ano mencionado, foram produzidos diversos trabalhos sobre o tema, e o mesmo foi registrado no portal da MultiRio. Além disso, há na plataforma Paulo Freire, menção às atividades desenvolvidas pela professora nos Percursos Pedagógicos. Participei, recentemente, da II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PI Artes Plásticas
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
OBJETIVOS
Ao se trabalhar o assunto Folclore de forma lúdica e dinâmica, os discentes são estimulados a perceber as diferentes vertentes culturais que são expressadas pelo povo no seu dia a dia. Valorizar os saberes culturais populares é imprescindível à vivência pedagógica de forma a promover uma educação que amplia o imaginário, o repertório imagético e criativo dos alunos. Através das brincadeiras, folclóricas, os alunos puderam ser inseridos como protagonistas dos seus próprios saberes, de forma coletiva e colaborativa. Outro objetivo a ser elencado é o de se proporcionar o contato discente com o Folclore de outros estados brasileiros, pouco difundidos na Região Sudeste como o Bumba-meu-boi e o Frevo.
HABILIDADES
1º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
2º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
3º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
4º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
5º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2023 até Agosto/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
O tema Folclore foi abordado ao longo do mês de agosto proporcionando vivências diversas. A partir de brinquedos sustentáveis que foram produzidos pelos alunos no mês de maio, em virtude do Dia do Meio Ambiente, os mesmos brincaram com essas produções ,no mês de agosto, e também puderam brincar sem brinquedos como; brincadeiras de roda, jogos cantados etc. Além disso, utilizou-se recursos tecnológicos disponíveis para que os aluno tivessem contato com lendas, a exemplo da série Juro que vi, da MultiRio. Foram visualizados o Frevo e a Festa do Bumba-meu-boi, assim como o contato com músicas folclóricas de Luiz Gonzaga. Produções imagéticas alusivas ao Folclore foram estimuladas através de desenhos, dobraduras, recorte e colagem. Outro desdobramento ocorrido diz respeito às coreografias que os alunos puderam vivenciar através da visualização anterior de vídeos sobre Frevo e Bumba-meu-boi. Livros referentes ao Folclore Brasileiro também foram utilizados como recursos para estimular a coesão dos saberes adquiridos ao longo de agosto. Os trabalhos visuais desenvolvidos foram expostos nos murais situados nos corredores da unidade escolar contemplando a apreciação e fruição dos mesmos pela comunidade escolar. Atendendo o convite das docentes da Educação Infantil, houve contação de histórias folclóricas com a apresentação de mitos feitos com materiais reaproveitados, oportunizando a inserção de todos os educandos na prática pedagógica.
De modo geral, o assunto Folclore agrada a maioria dos alunos e os mesmos apresentam, naturalmente, suas vivências e a partir delas é possível desenvolver atividades diversas que contemplem uma prática pedagógica lúdica e dinâmica. Os discentes apresentaram engajamento em suas produções e demonstraram curiosidade no que diz respeito ao Folclore de outras regiões brasileiras. As coreografias alusivas ao Frevo e ao Bumba-meu-boi surpreenderam e trouxeram uma experiência única e muito produtiva. Vale salientar que as individualidades foram respeitadas, pois nem todos os alunos estavam dispostos a dançar, porém foram inseridos na atividade como plateia, apreciando e estimulando os demais colegas nas suas performances.
Referências Bibliográficas
Amigos do Folclore Brasileiro, autor:Jonas Ribeiro, editora Ciranda Cultural e Bumba-boi, autora: Fabiana Ferreira Lopes, editora Comboio de Corda
Registros
IMAGENS
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