ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação Infantil
PREciosos: Potencialidades do território e Representatividade positiva
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
CM Betinho - 4ª CRE
Rua Bom Pastor 18 Grotão - Penha
Unidade não vocacionada


CM Betinho - 4ª CRE
Rua Bom Pastor 18 Grotão - Penha
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Camila Domingos e Manuela Nicacio

Camila Domingos é Professora de Educação Infantil da rede há 12 anos. Formada em Psicologia, com pós graduação em Psicologia Positiva, especialização em Terapia do Esquema, formações que favorecem um olhar empático para nossos pequenos, respeitando as peculiaridades e objetivando um desenvolvimento holístico de cada um.

Manuela Nicacio é Professora Adjunta de Educação Infantil, atuando desde 2022 na Rede quando concluiu sua graduação no curso de Pedagogia quando já somava 10 anos de atuação na rede privada com Ensino Fundamental. Juntas assumiram o desafio da primeira turma de pré-escola da Creche Municipal Betinho, em 2023.

Ambas acreditam na potencialidade das crianças e no resultado de experiências e vivências afetivas para um aprendizado significativo. Suas práticas são pensadas e desenvolvidas enxergando a criança como produtoras de culturas próprias e singulares que precisam ser consideradas, ampliadas e ressignificadas. Seguem acreditando no potencial de nossos PREciosos.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Educação Infantil (PEI) e Professora Adjunta de Educação Infantil (PAEI)
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Pré I
OBJETIVOS
1) Ampliar a discussão acerca das potencialidades do território em que estão inseridos, descontruindo a ideia da identidade periférica como espaço exclusivamente de conflitos, precariedade e subalternidade, fomentando o empoderamento de nossa comunidade escolar. 2) Proporcionar novas experiências acerca do mundo da leitura e escrita, de forma que tais vivências conectem a criança com a sua realidade e também apontem novas possibilidades. 3) Impulsionar as relações sociais da criança a partir dos diálogos estabelecidos, desenvolvendo o pensamento crítico sobre diferentes questões. 4) Oportunizar experiências culturais em espaços externos, entendendo o museu e a biblioteca como espaços educativos e formativos. 5) Estabelecer parcerias internas e externas, estimulando a participação cidadã como desdobramento do Projeto Político Pedagógico da unidade.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Novembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

O projeto iniciou com a sondagem sobre a visão das crianças acerca do território em que vivem. Após percebermos uma visão negativa reforçada por uma mídia estigmatizadora sobre localidades periféricas, fizemos um passeio pela comunidade, contemplando suas riquezas, explorando os pontos fortes da região e as inúmeras possibilidades de ascensão através da leitura e escrita, como por exemplo o jornal "A voz da comunidade", o comércio, a variedade de meios de transporte disponíveis ali, dentre outros. Fizemos um paralelo com o livro "No Morro", da autora Mônica Menezes, que traz de forma lúdica alguns elementos bem conhecidos por eles. A partir daí, produzimos variados registros das vivências, que deram vida a uma belíssima exposição no Museu de Arte do Rio, onde o protagonismo de nossos PREciosos ficou evidente, contando também com a presença da autora do livro. Em parceria com a biblioteca do Museu de Arte do Rio, expomos as atividades e mostramos aos pequenos que é possível alcançarmos nossos objetivos.

Neste ambiente diferente para eles, rico em arte e cultura, foi oportunizado também a apreciação da exposição de Carolina Maria de Jesus, uma mulher negra, moradora de favela e protagonista da literatura brasileira. A parceria com a Escola do Olhar, projeto de visita guiada do museu, descortinou possibilidades para nossas crianças tendo como exemplo a vida de Carolina, bem como suas lutas e vitórias através da escrita, pois a autora escrevia sobre seu território e sua vida, transformando muitas vezes suas dores em poesia. Assim seguimos esses passos mostrando que a escrita é um caminho a ser trilhado para conquista de seus sonhos. Usando Carolina como inspiração, publicamos o livro chamado "O nosso PREcioso diário", onde as educadores foram escribas e as crianças ilustradoras de suas páginas, compartilhando conosco parte de suas vivências e preferências deste tempo de infância. O projeto culminou em uma manhã de autógrafos na biblioteca com a comunidade escolar.

A exposição de diferentes títulos literários com representatividade negra e periférica contribuiu de forma positiva com a identificação direta por parte deles, trazendo relatos que apontam uma autoestima elevada e um novo olhar para a realidade que os cerca. Observamos o brio de nossas crianças, pois perceberam que existem riquezas em todos os lugares e que eles são potencialidades onde quer que estejam.

Construir o próprio livro tendo suas narrativas registradas de forma coletiva possibilitou um novo olhar por parte deles no que se refere ao objeto livro, sua construção e finalidades. Ficaram bastantes felizes com o resultado da tarde de autógrafos, o que foi extensivo aos responsáveis que relataram o orgulho de virem seus filhos como autores e escribas em outros contextos, vislumbrando um futuro promissor a partir do desenvolvimento escolar.

Referências Bibliográficas

1. Rosa, Sônia. Literatura infantil afrocentrada e letramento racial: uma narrativa autobiográfica./ Sônia Rosa. - São Paulo: Jandaíra, 2022.

2. Santos, Karina Barbosa dos. 50 Personalidades negras revolucionárias / Karina Barbosa dos Santos; ilustrado por Lhaiza Morena. - Jandira, SP: Ciranda Cultural, 2023.

3. Menezes, Mônica. No morro / Mônica Menezes; ilustrações Francine.- Rio de Janeiro, RJ: Editora Conexão 7, 2021.

4. Navarro, Adriana de Almeida. Carolina Maria de Jesus / Adriana de Almeida Navarro; ilustrado por Bill Borges. Jandira, SP: Ciranda Cultural, 2022.

5. Nilha, Orlando. Carolina Carolina Maria de Jesus / Orlando Nilha (ilustrações Leonardo Malavazzil.-1. ed. Campinas, SP: Editora Mostarda, 2019. (Coleção Black Power)

6. Otávio Junior. Da minha janela. Ilustrações Vanina Starkoff - 1ªed - São Paulo: Companhia das letrinhas, 2019.

7. Silva, Gisele. A menina, seu pai e o jornal: uma história de amor às letras. Ilustrações Paula Sophia - 1ªed - São Paulo: Scortecci, 2022.

Registros
IMAGENS
Passeio de kombi pela comunidade - Contemplando a a vista panorâmica do Complexo da Penha
Conhecendo o Museu de Artes do Rio
Atividade sobre a Carolina Maria de Jesus com a Escola do OLhar
Apreciando a exposição dos trabalhos da turma
Conhecendo a autora do livro No morro, Mônica Menezes
Apreciação da exposição Carolina Maria de Jesus
Lançamento do livro da turma Nosso Preciosos
Manhã de autógrafos na Biblioteca Escolar Municipal de Olaria/Ramos
Comemorando com os amigos o lançamento do livro
Livro produzido pela turma Nosso Precioso diário
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.


Política de Cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação no site e entender melhor como os visitantes utilizam os nossos serviços on-line. Não são coletados dados pessoais por meio de cookies em nosso site. Ao clicar em Aceitar Cookies você concorda com o uso de cookies. Você também pode visitar Configurações de Cookies para outras opções. Para mais informações, consulte os Termos de Uso, Aviso de Privacidade e Política de Cookies.
Gaziantep Escort Gaziantep Escort gaziantep escort gaziantep escort gaziantep escort