· Compreender a cidadania como um processo de ampla e irrestrita participação na sociedade, incluindo o exercício de seus direitos e deveres civis, sociais e políticos: A partir deste objetivo, refletimos sobre que direitos e deveres cabem a cada grupo dentro de nossa sociedade e sobre quem faz essa atribuição (e o porquê a faz);
· Compreender como relações de poder e dominação são construídas socialmente, indicando um determinado modelo de desenvolvimento socioespacial: Dentro das vivências, chegamos a um espaço onde mulheres negras não tinham voz nem vez, ocupando lugares estereotipados, como se fossem suas únicas opções;
· Analisar possíveis causas das desigualdades sociais, do racismo estrutural, do racismo ambiental, a partir do modelo de domínio e ocupação do território brasileiro (colonização), seus efeitos nas sociedades atuais e possíveis soluções: As turmas viram nos relatos das alunas um grito abafado por séculos de apagamentos e silenciamentos e se percebem, a partir de então, como agentes transformadores dessas situações. Gostaram de ter vez e voz e, agora, sabem que inspiram enquanto transpiram para seguir em frente.
GABRIEL, C. T. O "outro" como elemento incontornável na produção do conhecimento histórico. In: Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas / Amilcar Araujo Pereira, Ana Maria Monteiro (org.). - Rio de Janeiro : Pallas, 2013.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Pedagógica s EJA Rio n.3 - XVII Encontro de Alunos e Alunas da EJA Rio – Identidade e Representatividade: Potências Indígenas e Negras na EJA. 1. Ed. Rio de Janeiro: Gerência de Educação de Jovens e Adultos, 2023.