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Boas Práticas
Práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos
O Acolhimento e Cuidado ao Adolescente em Sofrimento Psíquico no Contexto Escolar
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
EM Nicarágua - 8ª CRE
Avenida de Santa Cruz 1015 - Realengo
Ginásio Educacional Olímpico - GEO


EM Nicarágua - 8ª CRE
Avenida de Santa Cruz 1015 - Realengo
Ginásio Educacional Olímpico - GEO


AUTOR(ES)
Denair Lima de Faria e Elaine Cristine de Moura Freitas

Denair Lima de Faria é lotada há 17 anos na SME, dos quais há 13 atua no Programa Interdisciplinar de apoio às Unidades Escolares (PROINAPE).

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa, com formação em Psicologia Jurídica pela Universidade UERJ, formação em Gestalt Terapia pelo Centro de Gestalt-Terapia Sandra Salomão, CGT. Atualmente em Formação Avançada em Gestalt Terapia pelo instituto Gestalt Paraná e atuando na Clínica em psicoterapia desde 2006.

Elaine Cristine de Moura Freitas é lotada como docente na SMERJ desde 2001. Atua há 13 anos no Programa Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (PROINAPE).

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pós-Graduada em Psicopedagogia pelo Instituto A Vez do Mestre (UCAM), também atua como Psicóloga Infantil no Espaço Multidisciplinar Terapias Realengo.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Psicóloga e Professora
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS
A promoção de saúde mental no ambiente escolar, através de ações de acolhimento, escuta, diálogo, cuidado, apoio e acompanhamento a adolescentes em situação de vulnerabilidade emocional e sofrimento psíquico
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até Dezembro/2023
Público
Alunos
Competências da BNCC
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Eixo de trabalho do NIAP
Acolhimento Psicossocial e Vínculo Escolar

O acolhimento de adolescentes em sofrimento psíquico é uma questão de extrema importância no contexto escolar. A adolescência é uma fase de transição repleta de mudanças físicas, emocionais e sociais, o que pode tornar os jovens mais vulneráveis a problemas relacionados à saúde mental. Nesse sentido, a escola desempenha um papel fundamental na identificação e no suporte a esses alunos.

Deste modo, no presente ano letivo de 2023, a miniequipe composta pela Psicóloga Denair Lima e pela professora Elaine Cristine, que atuam no Programa Interdisciplinar da Apoio às Escolas (PROINAPE), desempenhou, entre outras práticas, diversas ações destinadas ao acolhimento e cuidado aos adolescentes matriculados em suas escolas de acompanhamento, entre elas, o GEO Nicarágua.

A miniequipe desempenhava atividades semanais nas referidas unidades e, frequentemente, profissionais da UE compartilhavam conosco suas preocupações e observações relativas a determinados alunos, nos quais percebiam certas aflições e angústias, que observavam trazer interferências em seu funcionamento no contexto escolar, expressos através do declínio no desempenho acadêmico, das dificuldades nas interações, das mudanças no comportamento ou de outras ações que denotavam algum tipo de sofrimento. Muitos alunos também nos procuravam por demandas espontâneas. No cenário pós-pandêmico percebemos que essas questões relativas à saúde mental ganharam uma maior dimensão.

Assim, uma vez sinalizada a questão, a ação inicial realizada pela equipe era oferecer ao jovem uma escuta atenta e acolhedora e, a partir daí, analisávamos conjuntamente com o adolescente e/ou seus familiares a necessidade de uma avaliação junto aos equipamentos de saúde. Constatada essa necessidade, a equipe realizava um trabalho de rede, iniciado com a investigação da unidade de saúde de referência do jovem, um contato e articulação com profissionais da unidade, estudo do caso e acompanhamento da inserção do mesmo no equipamento. Além disso, permanecíamos no suporte ao aluno no ambiente escolar, em ações individuais ou coletivas, de acordo com as necessidades emergentes de cada situação e em constante interlocução com os diversos profissionais da escola. Essas ações contribuíram para a ampliação e cuidado na assistência e apoio ao adolescente, disponibilizando uma rede de suporte e proteção para a promoção de saúde mental.

É crucial que as instituições de ensino promovam uma cultura de respeito e empatia, na qual os adolescentes se sintam à vontade para compartilhar seus sentimentos e preocupações.

Ao adotarmos uma abordagem holística no acolhimento e cuidado aos adolescentes em sofrimento psíquico, contribuímos para a promoção de uma cultura de respeito, consideração e apoio e o estabelecimento de canais de comunicação. Ao fazer isso, oportunizamos a promoção do bem-estar emocional no espaço escolar, colaborando com a construção de uma sociedade mais saudável.

A ampliação e cuidado na assistência e apoio ao adolescente, disponibilizando uma rede de suporte e proteção para a promoção de saúde mental. Foi observado também o envolvimento de algumas famílias nesse processo, que foram aliadas importantes na identificação e no tratamento do sofrimento psíquico, possibilitando que houvesse uma abordagem integrada entre a escola e a família.
Referências Bibliográficas

AMARANTE, P. Saúde mental, Territórios e Fronteiras. In: AMARANTE, P. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007. p. 14-18.

AVANCI, J.Q.; ASSIS, S.G; OLIVEIRA, R. V. C.; FERREIRA, R. M.; PESCE, R. P. Fatores Associados ao Problemas de Saúde Mental em Adolescentes. Psicologia, teoria e Pesquisa, Brasília, v. 23, n. 3, p. 287-294, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ptp/v23n3/a07v23n3.pdf.

FERNDANDES, A. D. S. A.; TAÑO, B. L.; CID, M. F. B.; MATSUKURA, T. S. Apresentação. In: FERNDANDES, A. D. S. A.; TAÑO, B. L.; CID, M. F. B.; MATSUKURA, T. S. Saúde Mental de Crianças e Adolescentes e Atenção Psicossocial. Santana de Parnaíba, SP: Manole, 2021.

GASPARINI, Danieli Amanda. Saúde Mental e Sofrimento Psíquico na Perspectiva de Adolescentes. Dissertação apresentada para a ocasião do Exame de Defesa, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Terapia Ocupacional, pelo Programa de PósGraduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. São Carlos. 122 p. 2022

MILIAUSKAS, C. R.; FAUS, D. P. Saúde mental de adolescentes em tempos de Covid-19: desafios e possibilidades de enfrentamento. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, n. 4, e 300402, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/W578M6SCTxdZQxCCtFJSbrH/?lang=pt&format=pdf

OLIVEIRA, W. A.; SILVA, J. L.; ANDRADE, A. L. M.; MICHELI, D.; CARLOS, D. M.; SILVA, M. A. I. A saúde do adolescente em tempos da COVID-19: soping review. Cadernos de Saúde Pública, [online], v. 26, n. 8, e00150020, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00150020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Organização Pan-Americana da Saúde. Folha Informativa- Saúde Mental dos adolescentes. 2021. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5779:folh a-informativa-saude-mental-dos-adolescentes&Itemid=839.

Registros
IMAGENS
Acolhimento a aluno no GEO Nicarágua
Acolhimento realizado a aluno e responsável no GEO Nicarágua
Interlocução com a Agente Educadora Nilta Ferreira
Estudo de Caso com o Coordenador Pedagógico Fábio Albuquerque
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