ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias
Boas Práticas
PSE Carioca
PSE Promoção da Atividade Física: Torneio de Basquetebol para a inclusão de estudantes com deficiência
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Finlândia - 7ª CRE
Avenida do Canal do Rio Caçambê 392 - Camorim
Unidade não vocacionada


ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS
Potencializar as habilidades concernentes ao trabalho em equipe e à mobilidade dos estudantes público-alvo da Educação Especial, focando em atividades de coordenação motora em concomitância com a técnica do esporte basquetebol, tendo como objetivo o desenvolvimento do quadrinômio bio, psico, social e esportivo, para a formação de cidadania plena dos estudantes.
HABILIDADES
8º ano - Educação Física - Construir estratégias e táticas em situações de jogo a partir da prática de esportes de rede, de parede, campo, rebatida e invasão
9º ano - Educação Física - Organizar uma gincana de esportes, dividindo os conhecimentos com outras turmas da escola. Praticar esportes de invasão e de combate, a partir da solução de problemas que possam surgir, como uso do espaço físico, do material didático e da recriação de regras
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Junho/2023 até Novembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Consolidando o tema do Programa Saúde na Escola "Promoção da Atividade Física, os professores Wilson Ferreira do Nascimento, Marcelus Oliva e Paulo Barroso realizaram um torneio interclasse com modalidades esportivas de quadra, coletivas e de competição, envolvendo handebol e futsal. Durante o torneio, os professores observaram que os estudantes público-alvo do ensino especial, em geral, não se mostravam motivados para participarem, seja pela possibilidade de contato físico, seja pela autopercepção de não se adequar à atividade. Assim, após o término da competição, os professores de educação física organizaram um torneio de basquetebol voltado para esses alunos, com a participação de outros colegas das turmas. Foram feitos arremessos em dupla, nos quais cada dupla foi formada por um estudante incluído e outro não incluído.
Foi observado grande engajamento dos estudantes público-alvo do ensino especial e engajamento entre os alunos que compuseram as duplas, além de promoção da autoestima dos alunos incluídos, por participarem, ativamente e com protagonismo, de uma competição esportiva.
Registros
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.