ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
Mercadinho Sacola Cheia
Informações
Relato
Considerações Finais
UNIDADES DE ENSINO
CIEP Doutor Adão Pereira Nunes - 6ª CRE
Avenida Brasil 18476 - Irajá
Unidade não vocacionada


CIEP Doutor Adão Pereira Nunes - 6ª CRE
Avenida Brasil 18476 - Irajá
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Luciana Azevedo Amorim; Bárbara Prudente de Almeida Rodrigues; Michelle Dantas Ferreira
Luciana é?Pedagoga e Pós-graduada em Gestão do Trabalho Pedagógico pela Unigranrio. Possui Normal Superior pelo ISERJ e estuda Nutrição, na UNICESUMAR. Atua como Professora Regente desde março de 2012 e como Orientadora Educacional, na Prefeitura de São João de Meriti, desde 2013. Bárbara é professora convicta desde os 6 anos de idade. Iniciou seu caminho acadêmico por Licenciatura em História. Depois, se especializou em Docência na Educação Infantil e cursou Pedagogia. Apaixonada pelo que faz, atua como Professora Regente da Educação Básica, desde 2008 e desde 2019, está na Coordenação do CIEP Adão. Inquieta com temas que envolvem Currículo, Arte, Infâncias, Cultura, Formação Docente e Educação Estética. Michelle é sonhadora e mobilizadora. Crê que uma educação sensível, humanizadora e coletiva é o caminho de uma vida mais amorosa, respeitosa e democrática. É pesquisadora do Grupo FRESTAS, ligado à UNIRIO e atua na Educação Básica, no CIEP Adão há 21 anos, 8 deles dedicados à gestão,
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Ensino Fundamental Anos Iniciais (PEF) / Regente; Professora II e Professora de Educação Infantil (PEI) / Coordenadora Pedagógica; Professora II e Professora de Educação Infantil (PEI) /
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
2º ano
OBJETIVOS
A prática apresentada tem como objetivo central proporcionar uma aprendizagem significativa, por meio da ludicidade e de uma experiência que dialoga com todo o corpo e sentidos. Dessa forma, conteúdos e habilidades são (re)significados, por meio de uma educação que aguça a curiosidade e mobiliza a criatividade e o prazer na construção do conhecimento. Além disso, possui como objetivos específicos: conhecer as cédulas e moedas do nosso Sistema Monetário;? desenvolver cálculo mental e o raciocínio lógico;? aprender equivalência entre as quantidades;? avaliar o preço de um produto e a relação custo-benefício;? ampliar o repertório e a socialização; estimular a participação das famílias nas atividades pedagógicas;? estimular a generosidade, a responsabilidade e a responsividade das/dos estudantes;? melhorar a disciplina da turma;? propiciar a união e despertar o sentimento de coletividade.
HABILIDADES
2º ano - Anos Iniciais - Construir os fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
2º ano - Anos Iniciais - Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do Sistema Monetário Brasileiro para resolver situações cotidianas.
2º ano - Anos Iniciais - Identificar regularidades na sequência dos números naturais para nomear, ler e escrever números.
2º ano - Anos Iniciais - Realizar cálculos de adição ou de subtração, por meio de estratégias pessoais e registros não convencionais.
2º ano - Anos Iniciais - Reconhecer valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
2º ano - Anos Iniciais - Relacionar o que é medido a metro, a litro e a quilo.
2º ano - Anos Iniciais - Resolver situações-problema, envolvendo os significados das operações de adição (soma até 999) usando diferentes estratégias.
2º ano - Matemática - Comparar ou ordenar quantidades pela contagem. Priorização Curricular: - Executar a contagem de um grupo de objetos, pessoas e animais. - Identificar onde há mais, menos e igual quantidade, em grupos distintos de objetos.
2º ano - Matemática - Resolver problemas de adição, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. Determinar o resultado de adições com soma até 99 sem trocas (recurso e reserva), utilizando diferentes estratégias.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até Dezembro/2023
A prática do Mercadinho surgiu da ideia de unirmos conhecimentos matemáticos e ludicidade, de forma a propiciarmos práticas que aliam teoria (conteúdos) a experiências vivenciadas de corpo inteiro, gerando uma aprendizagem brincante. Criamos coletivamente uma lista de regras e combinados relacionados à convivência da turma, que balizam o recebimento de incentivos diários. No início de cada mês, acordamos a quantia (valor em Real) que cada criança receberá diariamente e o valor das multas para cada regra não atingida. Ao final de cada dia, contabilizamos o valor que cada criança obteve, de acordo com suas ações e atitudes. Esses valores individuais ficam guardados em carteiras personalizadas que adquirimos para este fim. Na sexta-feira, as crianças que desejam, podem trocar o somatório arrecadado diariamente, por outras notas de valor equivalente (ex: 5 notas de R$10 por uma de R$50). Na última sexta-feira do mês montamos um mercadinho com produtos diversificados, doados pelas famílias e por professoras da escola. No dia do Mercadinho, combinamos quantos produtos cada criança poderá comprar. Os produtos ficam dispostos, tais quais no mercado, em prateleiras e mesas, visualmente identificados com nome e preço e as crianças transitam pelo espaço com suas sacolinhas, para depois passarem e pagarem no Caixa. Neste percurso, elas precisam identificar seus interesses e verificar se possuem dinheiro suficiente para adquirir as mercadorias desejadas. Caso falte, poderão se articular e dialogar com as/os colegas, que poderão emprestar a quantia que faltar.
-
Registros
IMAGENS
A turminha preparada para o Mercado
Nosso dinheirinho
O caixa pronto para operar
Nosso Mercadinho pronto para a ação
As/Os clientes chegaram
Escolhendo as mercadorias
Pagando...
Clientes satisfeitas/os
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.