UNIDADES DE ENSINO
CIEP Doutor Adão Pereira Nunes - 6ª CRE
Avenida Brasil 18476 - Irajá
Unidade não vocacionada
CIEP Doutor Adão Pereira Nunes - 6ª CRE
Avenida Brasil 18476 - Irajá
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Luciana Azevedo Amorim; Bárbara Prudente de Almeida Rodrigues; Michelle Dantas Ferreira
Luciana é?Pedagoga e Pós-graduada em Gestão do Trabalho Pedagógico pela Unigranrio. Possui Normal Superior pelo ISERJ e estuda Nutrição, na UNICESUMAR. Atua como Professora Regente desde março de 2012 e como Orientadora Educacional, na Prefeitura de São João de Meriti, desde 2013. Bárbara é professora convicta desde os 6 anos de idade. Iniciou seu caminho acadêmico por Licenciatura em História. Depois, se especializou em Docência na Educação Infantil e cursou Pedagogia. Apaixonada pelo que faz, atua como Professora Regente da Educação Básica, desde 2008 e desde 2019, está na Coordenação do CIEP Adão. Inquieta com temas que envolvem Currículo, Arte, Infâncias, Cultura, Formação Docente e Educação Estética. Michelle é sonhadora e mobilizadora. Crê que uma educação sensível, humanizadora e coletiva é o caminho de uma vida mais amorosa, respeitosa e democrática. É pesquisadora do Grupo FRESTAS, ligado à UNIRIO e atua na Educação Básica, no CIEP Adão há 21 anos, 8 deles dedicados à gestão,
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Ensino Fundamental Anos Iniciais (PEF) / Regente; Professora II e Professora de Educação Infantil (PEI) / Coordenadora Pedagógica; Professora II e Professora de Educação Infantil (PEI) /
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
2º ano
OBJETIVOS
A prática apresentada tem como objetivo central proporcionar uma aprendizagem significativa, por meio da ludicidade e de uma experiência que dialoga com todo o corpo e sentidos. Dessa forma, conteúdos e habilidades são (re)significados, por meio de uma educação que aguça a curiosidade e mobiliza a criatividade e o prazer na construção do conhecimento. Além disso, possui como objetivos específicos: conhecer as cédulas e moedas do nosso Sistema Monetário;? desenvolver cálculo mental e o raciocínio lógico;? aprender equivalência entre as quantidades;? avaliar o preço de um produto e a relação custo-benefício;? ampliar o repertório e a socialização; estimular a participação das famílias nas atividades pedagógicas;? estimular a generosidade, a responsabilidade e a responsividade das/dos estudantes;? melhorar a disciplina da turma;? propiciar a união e despertar o sentimento de coletividade.
HABILIDADES
2º ano - Anos Iniciais - Construir os fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
2º ano - Anos Iniciais - Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do Sistema Monetário Brasileiro para resolver situações cotidianas.
2º ano - Anos Iniciais - Identificar regularidades na sequência dos números naturais para nomear, ler e escrever números.
2º ano - Anos Iniciais - Realizar cálculos de adição ou de subtração, por meio de estratégias pessoais e registros não convencionais.
2º ano - Anos Iniciais - Reconhecer valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
2º ano - Anos Iniciais - Relacionar o que é medido a metro, a litro e a quilo.
2º ano - Anos Iniciais - Resolver situações-problema, envolvendo os significados das operações de adição (soma até 999) usando diferentes estratégias.
2º ano - Matemática - Comparar ou ordenar quantidades pela contagem. Priorização Curricular: - Executar a contagem de um grupo de objetos, pessoas e animais. - Identificar onde há mais, menos e igual quantidade, em grupos distintos de objetos.
2º ano - Matemática - Resolver problemas de adição, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. Determinar o resultado de adições com soma até 99 sem trocas (recurso e reserva), utilizando diferentes estratégias.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até Dezembro/2023
A prática do Mercadinho surgiu da ideia de unirmos conhecimentos matemáticos e ludicidade, de forma a propiciarmos práticas que aliam teoria (conteúdos) a experiências vivenciadas de corpo inteiro, gerando uma aprendizagem brincante. Criamos coletivamente uma lista de regras e combinados relacionados à convivência da turma, que balizam o recebimento de incentivos diários. No início de cada mês, acordamos a quantia (valor em Real) que cada criança receberá diariamente e o valor das multas para cada regra não atingida. Ao final de cada dia, contabilizamos o valor que cada criança obteve, de acordo com suas ações e atitudes. Esses valores individuais ficam guardados em carteiras personalizadas que adquirimos para este fim. Na sexta-feira, as crianças que desejam, podem trocar o somatório arrecadado diariamente, por outras notas de valor equivalente (ex: 5 notas de R$10 por uma de R$50). Na última sexta-feira do mês montamos um mercadinho com produtos diversificados, doados pelas famílias e por professoras da escola. No dia do Mercadinho, combinamos quantos produtos cada criança poderá comprar. Os produtos ficam dispostos, tais quais no mercado, em prateleiras e mesas, visualmente identificados com nome e preço e as crianças transitam pelo espaço com suas sacolinhas, para depois passarem e pagarem no Caixa. Neste percurso, elas precisam identificar seus interesses e verificar se possuem dinheiro suficiente para adquirir as mercadorias desejadas. Caso falte, poderão se articular e dialogar com as/os colegas, que poderão emprestar a quantia que faltar.