ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação em tempo integral
Gramáticas do quintal: miudezas do/no cotidiano
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
CIEP Doutor Adão Pereira Nunes - 6ª CRE
Avenida Brasil 18476 - Irajá
Unidade não vocacionada


CIEP Doutor Adão Pereira Nunes - 6ª CRE
Avenida Brasil 18476 - Irajá
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Michele do Nascimento Rigueto; Bárbara Prudente de Almeida Rodrigues; Michelle Dantas Ferreira
Michele Rigueto é Professora de Educação Física, formada pela Universidade Castelo Branco. Atuou durante muitos anos como Professora e Coordenadora em academias. Desde 2008 leciona na Rede Estadual e a partir de 2016, também em escolas municipais. Atualmente, se dedica exclusivamente ao Instituto de Educação Rangel Pestana e ao CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, onde além de Educação Física, trabalha com Roda de Leitura. Bárbara é professora convicta desde os 6 anos de idade. Fez Licenciatura em História e em Pedagogia e Especialização em Docência na Educação Infantil. Apaixonada pelo que faz, atua como Professora Regente da Educação Básica, desde 2008. Inquieta com temas que envolvem Currículo, Arte, Infâncias, Formação Docente e Educação Estética . Michelle Dantas é sonhadora e mobilizadora. Crê que uma educação sensível, humanizadora e coletiva é o caminho de uma vida mais amorosa, respeitosa e democrática. Atua na Educação Básica, no CIEP Adão há 21 anos, 8 deles dedicados à gestão.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Ensino Fundamental Anos Finais Educação Física/ Regente; Professora II e Professora de Educação Infantil (PEI) / Coordenadora Pedagógica; Professora II e Professora de Educação Infantil
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
OBJETIVOS
A prática apresentada tem como objetivo geral promover uma educação integral, despertando sentidos, evocando perguntas, mobilizando curiosidades e gerando conhecimento a partir e pelo corpo. Além disso, possui objetivos específicos, tais como: fruir a leitura de livros literários; expandir a imaginação e alargar a criatividade; ampliar a escuta atenta e olhar sensível; perceber e admirar a beleza do que está ao redor; aguçar os sentidos e despertar as emoções; (Com)Partilhar os achadouros do quintal; sensibilizar as relações; identificar elementos no texto, tais como: autoria, personagem principal, assunto.
HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Conhecer, aplicar e registrar algumas regras de convivência social, baseadas no respeito às diferenças.
1º ano - Anos Iniciais - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
1º ano - Anos Iniciais - Expressar estados e emoções.
1º ano - Anos Iniciais - Localizar informações explícitas, literalmente expressas no texto.
1º ano - Ciências - Identificar, através da observação, a sua volta a presença de elementos diferentes (seres vivos, solo, água...).
1º ano - Sala de Leitura - Descrever características de animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
1º ano - Sala de Leitura - Desenvolver o gosto pela leitura. (Auto) Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
1º ano - Sala de Leitura - Identificar, através da observação, a sua volta a presença de elementos diferentes (seres vivos, solo, água...
2º ano - Anos Iniciais - Explorar coletivamente o assunto de um texto com base no título, subtítulo e imagem.
2º ano - Anos Iniciais - Expressar estados e emoções.
2º ano - Anos Iniciais - Identificar, através da observação, a sua volta a presença de elementos diferentes (seres vivos, solo, água...).
2º ano - Anos Iniciais - Reconhecer situações cotidianas, em seus grupos sociais, capazes de proporcionar mudanças, pertencimento e memória.
2º ano - Anos Iniciais - Valorizar a existência da diversidade, reconhecendo caracteres identitários básicos e discutindo regras de convivência para diferentes espaços.
2º ano - Ciências - Observar e identificar, oralmente, algumas plantas mais comuns existentes no seu cotidiano.
2º ano - Sala de Leitura - Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
3º ano - Anos Iniciais - Inferir informações implícitas em diferentes gêneros textuais, com mediação do professor, nas situações de interação oral.
3º ano - Anos Iniciais - Observar e identificar, oralmente, algumas plantas mais comuns existentes no seu cotidiano.
3º ano - Anos Iniciais - Perguntar e responder sobre estados e emoções.
3º ano - Anos Iniciais - Reconhecer situações cotidianas, em seus grupos sociais, capazes de proporcionar mudanças, pertencimento e memória.
3º ano - Ciências - Comparar e classificar animais segundo as suas características externas e modo de vida.
3º ano - Ciências - Comparar e classificar plantas segundo critérios determinados: cor da flor, forma da folha, forma da raiz, plantas comestíveis e não comestíveis.
3º ano - Ciências - Reconhecer que percebemos o meio que nos cerca através dos órgãos dos sentidos.
3º ano - Sala de Leitura - Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
3º ano - Sala de Leitura - Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global: enredo, tempo e espaço.
4º ano - Anos Iniciais - Identificar a DIVERSIDADE DE AMBIENTES NATURAIS e de seus habitantes na Cidade do Rio de Janeiro.
4º ano - Anos Iniciais - Perceber a importância de práticas sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida e para a sustentabilidade do planeta, identificando as formas de descarte dos produtos que são consumidos em diferentes lugares.
4º ano - Anos Iniciais - Perguntar e responder sobre estados e emoções.
4º ano - Ciências - Comparar e classificar plantas segundo critérios determinados: cor da flor, forma da folha, forma da raiz, plantas comestíveis e não comestíveis.
4º ano - Ciências - Identificar a diversidade de ambientes naturais e seus habitantes na cidade do Rio de Janeiro
4º ano - Sala de Leitura - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
4º ano - Sala de Leitura - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
5º ano - Anos Iniciais - Identificar a DIVERSIDADE DE AMBIENTES NATURAIS e de seus habitantes na Cidade do Rio de Janeiro.
5º ano - Anos Iniciais - Identificar os principais elementos naturais do município do RJ, reconhecendo os seus principais problemas ambientais.
5º ano - Anos Iniciais - Perguntar e responder sobre estados e emoções .
5º ano - Ciências - Comparar e classificar plantas segundo critérios determinados: cor da flor, forma da folha, forma da raiz, plantas comestíveis e não comestíveis.
5º ano - Sala de Leitura - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
5º ano - Sala de Leitura - Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até Dezembro/2023
Céu anil, jardim florido, sol e nuvens branquinhas. Mila acordou inspirada e foi logo nomeando suas sensações com poesia. Sabia que aquela manhã deliciosa lhe traria um caminho: “Hoje é um dia perfeito para encontrar a alegria”, disse ao Manu, que logo contestou: “Mas onde encontrar a alegria?”. Em suas pequenas grandes convicções, eles foram, ao ar livre, procurar o que podia estar ali sob seus olhos. No alto de uma árvore, debaixo de uma joaninha. Manu achava uma coisa, a garota Mila encontrava outra. O que não sabiam é que essa busca tinha muito em comum: o viver, na delicadeza do que o outro nos apresenta. E este foi o convite feito às crianças das turmas de 1º a 5º ano, no Componente de Roda de Leitura, após a leitura do livro Manu e Mila, de André Neves. Antes, porém, fizemos uma Roda de Conversa, com dúvidas e curiosidades sobre a história lida. Depois, partimos para o quintal, para uma experimentação prática e interativa com a natureza, desacostumando o olhar para o que, à primeira vista, parece corriqueiro, intencionando encontrar, assim como Manu e Mila fizeram, a felicidade no “jardim” da escola. A partir desta proposta, as crianças foram convidadas a registrar as belezas encontradas no quintal, por meio de outras lentes. Pesquisas também foram realizadas, pois as crianças e até as/os adultas/os desconheciam algumas folhas, frutos e animais que encontramos pelo caminho.
A ampliação do olhar, a percepção de uma educação que acontece de corpo inteiro, mobilizando sentidos, fortificando vínculos e convidando à experimentação e à pergunta, foram alguns acontecimentos observados ao longo da proposta. Um sentimento de cuidado com os espaços da escola e respeito à vida que pulsa no quintal, mesmo quando não conseguimos perceber à primeira vista, também esteve presente e amplia os sentidos da Educação, que não é e não pode ser relegada à simples aquisição de conteúdos e habilidades, mas sim, (trans)formar as pessoas em suas inteirezas, conectando-as naquilo que tem de mais visceral. Esta é uma prática que alia conhecimento teórico e prática, sensibilizando e humanizando as relações estabelecidas cotidianamente, entre as pessoas e delas com a natureza, que nos constitui, por meio de uma proposta delicada, encantada e lúdica.
Registros
IMAGENS
Descobrindo bichinhos no/do Quintal
Percebendo as Flores do/no Quintal
Mais Flores do/no Quintal
As belezas do/no nosso Quintal
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.