UNIDADES DE ENSINO
CIEP Doutor Adão Pereira Nunes - 6ª CRE
Avenida Brasil 18476 - Irajá
Unidade não vocacionada
CIEP Doutor Adão Pereira Nunes - 6ª CRE
Avenida Brasil 18476 - Irajá
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Michele do Nascimento Rigueto; Bárbara Prudente de Almeida Rodrigues; Michelle Dantas Ferreira
Michele Rigueto é Professora de Educação Física, formada pela Universidade Castelo Branco. Atuou durante muitos anos como Professora e Coordenadora em academias. Desde 2008 leciona na Rede Estadual e a partir de 2016, também em escolas municipais. Atualmente, se dedica exclusivamente ao Instituto de Educação Rangel Pestana e ao CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, onde além de Educação Física, trabalha com Roda de Leitura. Bárbara é professora convicta desde os 6 anos de idade. Fez Licenciatura em História e em Pedagogia e Especialização em Docência na Educação Infantil. Apaixonada pelo que faz, atua como Professora Regente da Educação Básica, desde 2008. Inquieta com temas que envolvem Currículo, Arte, Infâncias, Formação Docente e Educação Estética . Michelle Dantas é sonhadora e mobilizadora. Crê que uma educação sensível, humanizadora e coletiva é o caminho de uma vida mais amorosa, respeitosa e democrática. Atua na Educação Básica, no CIEP Adão há 21 anos, 8 deles dedicados à gestão.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Ensino Fundamental Anos Finais Educação Física/ Regente; Professora II e Professora de Educação Infantil (PEI) / Coordenadora Pedagógica; Professora II e Professora de Educação Infantil
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
OBJETIVOS
A prática apresentada tem como objetivo geral promover uma educação integral, despertando sentidos, evocando perguntas, mobilizando curiosidades e gerando conhecimento a partir e pelo corpo. Além disso, possui objetivos específicos, tais como: fruir a leitura de livros literários; expandir a imaginação e alargar a criatividade; ampliar a escuta atenta e olhar sensível; perceber e admirar a beleza do que está ao redor; aguçar os sentidos e despertar as emoções; (Com)Partilhar os achadouros do quintal; sensibilizar as relações; identificar elementos no texto, tais como: autoria, personagem principal, assunto.
HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Conhecer, aplicar e registrar algumas regras de convivência social, baseadas no respeito às diferenças.
1º ano - Anos Iniciais - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
1º ano - Anos Iniciais - Expressar estados e emoções.
1º ano - Anos Iniciais - Localizar informações explícitas, literalmente expressas no texto.
1º ano - Ciências - Identificar, através da observação, a sua volta a presença de elementos diferentes (seres vivos, solo, água...).
1º ano - Sala de Leitura - Descrever características de animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
1º ano - Sala de Leitura - Desenvolver o gosto pela leitura. (Auto) Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
1º ano - Sala de Leitura - Identificar, através da observação, a sua volta a presença de elementos diferentes (seres vivos, solo, água...
2º ano - Anos Iniciais - Explorar coletivamente o assunto de um texto com base no título, subtítulo e imagem.
2º ano - Anos Iniciais - Expressar estados e emoções.
2º ano - Anos Iniciais - Identificar, através da observação, a sua volta a presença de elementos diferentes (seres vivos, solo, água...).
2º ano - Anos Iniciais - Reconhecer situações cotidianas, em seus grupos sociais, capazes de proporcionar mudanças, pertencimento e memória.
2º ano - Anos Iniciais - Valorizar a existência da diversidade, reconhecendo caracteres identitários básicos e discutindo regras de convivência para diferentes espaços.
2º ano - Ciências - Observar e identificar, oralmente, algumas plantas mais comuns existentes no seu cotidiano.
2º ano - Sala de Leitura - Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
3º ano - Anos Iniciais - Inferir informações implícitas em diferentes gêneros textuais, com mediação do professor, nas situações de interação oral.
3º ano - Anos Iniciais - Observar e identificar, oralmente, algumas plantas mais comuns existentes no seu cotidiano.
3º ano - Anos Iniciais - Perguntar e responder sobre estados e emoções.
3º ano - Anos Iniciais - Reconhecer situações cotidianas, em seus grupos sociais, capazes de proporcionar mudanças, pertencimento e memória.
3º ano - Ciências - Comparar e classificar animais segundo as suas características externas e modo de vida.
3º ano - Ciências - Comparar e classificar plantas segundo critérios determinados: cor da flor, forma da folha, forma da raiz, plantas comestíveis e não comestíveis.
3º ano - Ciências - Reconhecer que percebemos o meio que nos cerca através dos órgãos dos sentidos.
3º ano - Sala de Leitura - Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
3º ano - Sala de Leitura - Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global: enredo, tempo e espaço.
4º ano - Anos Iniciais - Identificar a DIVERSIDADE DE AMBIENTES NATURAIS e de seus habitantes na Cidade do Rio de Janeiro.
4º ano - Anos Iniciais - Perceber a importância de práticas sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida e para a sustentabilidade do planeta, identificando as formas de descarte dos produtos que são consumidos em diferentes lugares.
4º ano - Anos Iniciais - Perguntar e responder sobre estados e emoções.
4º ano - Ciências - Comparar e classificar plantas segundo critérios determinados: cor da flor, forma da folha, forma da raiz, plantas comestíveis e não comestíveis.
4º ano - Ciências - Identificar a diversidade de ambientes naturais e seus habitantes na cidade do Rio de Janeiro
4º ano - Sala de Leitura - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
4º ano - Sala de Leitura - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
5º ano - Anos Iniciais - Identificar a DIVERSIDADE DE AMBIENTES NATURAIS e de seus habitantes na Cidade do Rio de Janeiro.
5º ano - Anos Iniciais - Identificar os principais elementos naturais do município do RJ, reconhecendo os seus principais problemas ambientais.
5º ano - Anos Iniciais - Perguntar e responder sobre estados e emoções .
5º ano - Ciências - Comparar e classificar plantas segundo critérios determinados: cor da flor, forma da folha, forma da raiz, plantas comestíveis e não comestíveis.
5º ano - Sala de Leitura - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
5º ano - Sala de Leitura - Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até Dezembro/2023
Céu anil, jardim florido, sol e nuvens branquinhas. Mila acordou inspirada e foi logo nomeando suas sensações com poesia. Sabia que aquela manhã deliciosa lhe traria um caminho: “Hoje é um dia perfeito para encontrar a alegria”, disse ao Manu, que logo contestou: “Mas onde encontrar a alegria?”. Em suas pequenas grandes convicções, eles foram, ao ar livre, procurar o que podia estar ali sob seus olhos. No alto de uma árvore, debaixo de uma joaninha. Manu achava uma coisa, a garota Mila encontrava outra. O que não sabiam é que essa busca tinha muito em comum: o viver, na delicadeza do que o outro nos apresenta. E este foi o convite feito às crianças das turmas de 1º a 5º ano, no Componente de Roda de Leitura, após a leitura do livro Manu e Mila, de André Neves. Antes, porém, fizemos uma Roda de Conversa, com dúvidas e curiosidades sobre a história lida. Depois, partimos para o quintal, para uma experimentação prática e interativa com a natureza, desacostumando o olhar para o que, à primeira vista, parece corriqueiro, intencionando encontrar, assim como Manu e Mila fizeram, a felicidade no “jardim” da escola. A partir desta proposta, as crianças foram convidadas a registrar as belezas encontradas no quintal, por meio de outras lentes. Pesquisas também foram realizadas, pois as crianças e até as/os adultas/os desconheciam algumas folhas, frutos e animais que encontramos pelo caminho.