HILA- Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRJ. Pós graduação em Educação Física Escolar com ênfase em Educação Inclusiva pela UERJ. Regente na rede desde 2003. Graduada em Fisioterapia pela UNESA
ELEN - Bacharelado e Licenciatura em Português/Inglês e Português/Literatura pela Souza Marques. Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ. Mestre em Sociologia com concentração em Antropologia pela UFRJ. Regente na rede desde 2011.
Criar e escrever coletivamente pequenas histórias, a partir de temas livres, durante a disciplina Círculo de Leitura.
Despertar o interesse pela leitura dando a oportunidade do aluno usar o imaginário.
Trabalhar as linguagens oral e escrita.
Ilustrar a produção escrita.
Produzir texto multimodais, abordando a linguagem verbal e não verbal.
Compreender de maneira implícita e explícita textos escritos e lidos.
Ativar conhecimentos prévios que possam auxiliar na produção textual.
Auxiliar no processo de aprendizagem através das vivências e experiências de leituras anteriores.
Este trabalho foi realizado por meio de uma Oficina de Produção Escrita com Gêneros Textuais Multimodais, adotou a estratégia da aprendizagem colaborativa, baseada no Projeto Político Pedagógico na Unidade Escolar, que aborda o tema Origens e Valores do Subúrbio Carioca, a fim de estimular e ampliar o conhecimento dos alunos em relação ao espaço onde vivem e suas experiências de vida. Nesta conjuntura, os estudantes construíram textos durante a aula de Círculo de Leitura, de forma coletiva, tendo a professora como apoio na produção, que organizou as ideias dos alunos de forma criativa do início ao fim. Durante as aulas optou-se por trabalhar o conto por ser um gênero narrativo curto e breve. Todos participaram da elaboração seguindo a estrutura que é formada pela situação inicial, desenvolvimento, clímax e situação final, sendo esta composição parte importante do enredo. De acordo com as características de cada turma foram criadas ilustrações as quais foram votadas democraticamente pelo grupo. Desta forma foi trabalhado texto multimodal, articulando linguagens dentro da nossa variedade linguística, desenvolvendo o protagonismo juvenil.
As ações planejadas foram conduzidas a fim de promover o envolvimento e o comprometimento dos alunos no despertar da leitura. Os alunos tiveram a liberdade em escolher o tema, o conteúdo abordado, produzindo imagens relacionadas às histórias.
A metodologia foi realizada de forma livre, sem obedecer a nenhum critério acadêmico oficial, no entanto, foram utilizadas ferramentas da língua oral e da escrita, além da pontuação exigida pela gramática. A produção textual foi realizada a partir da valorização da experiência estética do trabalho em equipe dando ênfase à cooperação, à flexibilidade e ao diálogo. Após o final da produção textual, os textos passaram por uma revisão de acordo com as normas gramaticais da língua portuguesa.
Os instrumentos pedagógicos utilizados foram audiovisuais, textuais e orais, tais como quadro branco, caneta de quadro, notebook, projetor, planejamento de aulas.
As habilidades envolvidas neste trabalho foram variadas e diversificadas conforme a idade e turma dos alunos. Todas baseados nas Orientações Curriculares. Escrever com autonomia; ler, compreender e analisar os textos produzidos nas diferentes linguagens; fazer escolhas de acordo com os interesses pessoais e coletivos; analisar o funcionamento da língua a fim de interpretar e produzir de forma crítica os textos; utilizar as ferramentas da linguagem para compreender e produzir textos e discursos; produzir, revisar e editar os textos relacionando elementos verbais e não-verbais.
De acordo com a metodologia os alunos tiveram a liberdade para criar e produzir. Desta forma aumentou-se o interesse nas aulas de Círculo de Leitura na Sala de Leitura, tornando-se grandes leitores, os quais foram mencionados no mural de grandes leitores da escola.
Com a produção de cada turma fez-se a coletânea dos contos, o que deu origem a um livro chamado Contos da Pastor, com uma semana de lançamento, para cada turma, em novembro de 2023, obedecendo o cronograma inicial.
As notas em geral tiveram um aumento substancial com o incentivo a leitura.