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EM Pastor Miranda Pinto - 3ª CRE
Praça Avaí - Cachambi
Ginásio Experimental Tecnológico - GET


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AUTOR(ES)
Hila Carla Peixoto de Albuquerque e Elen Barbosa dos Santos

HILA- Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRJ. Pós graduação em Educação Física Escolar com ênfase em Educação Inclusiva pela UERJ. Regente na rede desde 2003. Graduada em Fisioterapia pela UNESA

ELEN - Bacharelado e Licenciatura em Português/Inglês e Português/Literatura pela Souza Marques. Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ. Mestre em Sociologia com concentração em Antropologia pela UFRJ. Regente na rede desde 2011.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF Anos Finais Educação Física - PI Língua Portuguesa
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS

Criar e escrever coletivamente pequenas histórias, a partir de temas livres, durante a disciplina Círculo de Leitura.

Despertar o interesse pela leitura dando a oportunidade do aluno usar o imaginário.

Trabalhar as linguagens oral e escrita.

Ilustrar a produção escrita.

Produzir texto multimodais, abordando a linguagem verbal e não verbal.

Compreender de maneira implícita e explícita textos escritos e lidos.

Ativar conhecimentos prévios que possam auxiliar na produção textual.

Auxiliar no processo de aprendizagem através das vivências e experiências de leituras anteriores.

HABILIDADES
6º ano - Sala de Leitura - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens. Confirmar antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
6º ano - Sala de Leitura - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
6º ano - Sala de Leitura - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
6º ano - Sala de Leitura - Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e / ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
7º ano - Sala de Leitura - Conhecer as diferentes funções e perceber os efeitos de sentido provocados nos textos pelo uso de sinais de pontuação (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e de pontuação e sinalização dos diálogos (dois-pontos, travessão, verbos do dizer); identificar o gênero textual apólogo; reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
7º ano - Sala de Leitura - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos; Identificar a finalidade desse gênero textual; Identificar a função social de textos; Compreender a importância da produção cultural africana para toda a humanidade; Perceber a importância do processo comunicacional para vida em sociedade.
7º ano - Sala de Leitura - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana. Valorizar a literatura em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Conhecer usos e funções da música em épocas e sociedades distintas, considerando contextos socioculturais.
7º ano - Sala de Leitura - Reconhecer os elementos da narrativa: narrador, foco narrativo e clímax. Identificar o foco narrativo como diferenças estruturais que podem ser modificadas ao longo da transformação de cenários históricos e da ficção. Perceber que uma história pode ser contada considerando-se diferentes influências. Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
8º ano - Sala de Leitura - Identificar a cultura que nos cerca; propor uma ampliação do olhar a respeito da arte e suas ramificações; valorizar a expressividade do tempo presente; praticar a reflexão sistemática como forma de autoconhecimento; estimular formas simples de busca de informações isentas que não deem voz ao preconceito e ao julgamento alheio.
8º ano - Sala de Leitura - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos; Identificar a finalidade desse gênero textual; Identificar a função social de textos; Compreender a importância da produção cultural africana para toda a humanidade.
8º ano - Sala de Leitura - Reconhecer os elementos da narrativa: narrador, foco narrativo e clímax. Identificar o foco narrativo como diferenças estruturais que podem ser modificadas ao longo da transformação de cenários históricos e da ficção. Perceber que uma história pode ser contada considerando-se diferentes influências. Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
9º ano - Sala de Leitura - Estabelecer relações entre o texto e conhecimentos prévios, vivências, valores e crenças; localizar/recuperar informação; inferir ou deduzir informações implícitas.
9º ano - Sala de Leitura - Localizar/Recuperar informações. Apreender os sentidos globais do texto. Articular o verbal com outras linguagens – ilustrações, fotografias, vídeos – reconhecendo relações de reiteração, complementaridade entre o verbal e as outras linguagens.
9º ano - Sala de Leitura - Reconhecer aspectos característicos de um conto. Identificar o assunto e o tema (assunto principal) de um texto. Reconhecer situações cotidianas, em seus grupos sociais, capazes de proporcionar mudanças, pertencimento e memória.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Janeiro/2023 até Fevereiro/2023

Este trabalho foi realizado por meio de uma Oficina de Produção Escrita com Gêneros Textuais Multimodais, adotou a estratégia da aprendizagem colaborativa, baseada no Projeto Político Pedagógico na Unidade Escolar, que aborda o tema Origens e Valores do Subúrbio Carioca, a fim de estimular e ampliar o conhecimento dos alunos em relação ao espaço onde vivem e suas experiências de vida. Nesta conjuntura, os estudantes construíram textos durante a aula de Círculo de Leitura, de forma coletiva, tendo a professora como apoio na produção, que organizou as ideias dos alunos de forma criativa do início ao fim. Durante as aulas optou-se por trabalhar o conto por ser um gênero narrativo curto e breve. Todos participaram da elaboração seguindo a estrutura que é formada pela situação inicial, desenvolvimento, clímax e situação final, sendo esta composição parte importante do enredo. De acordo com as características de cada turma foram criadas ilustrações as quais foram votadas democraticamente pelo grupo. Desta forma foi trabalhado texto multimodal, articulando linguagens dentro da nossa variedade linguística, desenvolvendo o protagonismo juvenil.

As ações planejadas foram conduzidas a fim de promover o envolvimento e o comprometimento dos alunos no despertar da leitura. Os alunos tiveram a liberdade em escolher o tema, o conteúdo abordado, produzindo imagens relacionadas às histórias.

A metodologia foi realizada de forma livre, sem obedecer a nenhum critério acadêmico oficial, no entanto, foram utilizadas ferramentas da língua oral e da escrita, além da pontuação exigida pela gramática. A produção textual foi realizada a partir da valorização da experiência estética do trabalho em equipe dando ênfase à cooperação, à flexibilidade e ao diálogo. Após o final da produção textual, os textos passaram por uma revisão de acordo com as normas gramaticais da língua portuguesa.

Os instrumentos pedagógicos utilizados foram audiovisuais, textuais e orais, tais como quadro branco, caneta de quadro, notebook, projetor, planejamento de aulas.

As habilidades envolvidas neste trabalho foram variadas e diversificadas conforme a idade e turma dos alunos. Todas baseados nas Orientações Curriculares. Escrever com autonomia; ler, compreender e analisar os textos produzidos nas diferentes linguagens; fazer escolhas de acordo com os interesses pessoais e coletivos; analisar o funcionamento da língua a fim de interpretar e produzir de forma crítica os textos; utilizar as ferramentas da linguagem para compreender e produzir textos e discursos; produzir, revisar e editar os textos relacionando elementos verbais e não-verbais.

De acordo com a metodologia os alunos tiveram a liberdade para criar e produzir. Desta forma aumentou-se o interesse nas aulas de Círculo de Leitura na Sala de Leitura, tornando-se grandes leitores, os quais foram mencionados no mural de grandes leitores da escola.

Com a produção de cada turma fez-se a coletânea dos contos, o que deu origem a um livro chamado Contos da Pastor, com uma semana de lançamento, para cada turma, em novembro de 2023, obedecendo o cronograma inicial.

As notas em geral tiveram um aumento substancial com o incentivo a leitura.

Registros
IMAGENS
Capa e contra capa do livro Contos da Pastor
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