UNIDADES DE ENSINO
EM Brant Horta - 4ª CRE
Rua Bento Cardoso 130 - Penha Circular
EM Brant Horta - 4ª CRE
Rua Bento Cardoso 130 - Penha Circular
Ginásio Educacional Tecnológico - GET
AUTOR(ES)
Virginia de Oliveira do Espirito Santo e Zelimar Rodrigues Batista PaulaVirginia de Oliveira do Espírito Santo, educadora carioca desde 1985, foi crucial no CIEP da Maré, contribuindo para um projeto educacional marcante no Rio de Janeiro. Formada em Geografia pela UFRJ, inicialmente focou na educação infantil, participando de pesquisa com Maurício de Almeida Abreu. Pós-graduada em planejamento urbano, ela é agora professora na Escola Municipal Brant Horta, combinando sua jornada acadêmica com uma abordagem pedagógica única. Ao longo dos anos, inspirou gerações a verem o mundo com uma perspectiva ampla.
Zelimar Batista Criada no Quitungo, Brás de Pina, superei desafios educacionais em escolas públicas. Trabalhei como caixa durante o dia, formando-me em Letras pela UFRJ antes das cotas. Especializei-me e fiz mestrado em Literaturas Africanas, tendo minha tese autografada por Mia Couto. Professora concursada desde 1998, integro a Prefeitura do Rio desde 2009. Na escola Brant Horta desde 2016, lidero projetos em Cultura Maker, práticas antirracistas
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
professor I Geografia e sala de leitura
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS
O projeto "Diálogos Sustentáveis: Escola Brant Horta e Parceiros Territoriais na Construção de um Futuro Resiliente" é uma iniciativa colaborativa que busca promover a sustentabilidade e a resiliência em nosso território local. A Escola Brant Horta, em parceria com diversos atores da comunidade, liderará ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, engajando alunos, professores, pais e membros da comunidade em diálogos construtivos e práticas efetivas.
HABILIDADES
6º ano - Geografia - Identificar no estado do Rio de Janeiro marcas de contribuições culturais e econômicas de grupos de diferentes origens, destacando os povos indígenas e quilombolas.
6º ano - Sala de Leitura - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
6º ano - Sala de Leitura - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
7º ano - Geografia - Conhecer o modelo de desenvolvimento a partir das transformações da biodiversidade local e do mundo.
7º ano - Geografia - Reconhecer, localizar e problematizar as dinâmicas dos distintos ambientes naturais do território brasileiro a partir de suas características físico-naturais.
7º ano - Geografia - Relacionar as práticas predatórias sociedades com as mudanças climáticas e a diminuição da biodiversidade, identificando os problemas socioambientais nos espaços urbanos e rurais.
7º ano - Geografia - Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
7º ano - Sala de Leitura - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
7º ano - Sala de Leitura - Reconhecer os elementos da narrativa: narrador, foco narrativo e clímax. Identificar o foco narrativo como diferenças estruturais que podem ser modificadas ao longo da transformação de cenários históricos e da ficção. Perceber que uma história pode ser contada considerando-se diferentes influências.
8º ano - Geografia - Identificar algumas redes e movimentos sociais que atuam pelo mundo, buscando compreender as suas reivindicações, a sua importância para a democracia e para a ampliação de direitos.
8º ano - Geografia - Localizar, em diferentes tipos de representações, o atual território brasileiro, interpretando indicadores sociais de diferentes regiões do Brasil presentes nessas representações.
8º ano - Sala de Leitura - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Reconhecer os elementos constitutivos de um texto narrativo.
8º ano - Sala de Leitura - Localizar/Recuperar informações. Apreender os sentidos globais do texto. Articular o verbal com outras linguagens – ilustrações, fotografias, vídeos – reconhecendo relações de reiteração, complementaridade entre o verbal e as outras linguagens.
9º ano - Geografia - Identificar algumas redes e movimentos sociais que atuam pelo mundo, buscando compreender as suas reivindicações, a sua importância para a democracia e para a ampliação de direitos.
9º ano - Geografia - Identificar, elaborar e refletir sobre as diversas possibilidades de representação do espaço geográfico em escala mundial.
9º ano - Sala de Leitura - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos; constatar a finalidade desse gênero textual; identificar a função social de textos; compreender a importância da produção cultural africana para toda a humanidade; perceber a finalidade dos provérbios.
9º ano - Sala de Leitura - Valorizar a literatura em sua diversidade cultural como patrimônio artístico da humanidade.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Janeiro/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
O projeto "Educação Sustentável" na Escola Municipal Brant Horta, com a parceria da Frente Penha, buscou integrar conhecimento acadêmico, cidadania ativa e práticas sustentáveis. Estratégias incluíram mapeamento participativo, oficinas de sensibilização, projetos colaborativos e ações comunitárias. A parceria fortaleceu a integração entre escola e comunidade, envolvendo alunos, professores e membros da Frente Penha. Resultados incluíram projetos sustentáveis implementados na comunidade, destacando o impacto positivo das ações dos alunos na transformação do território da Penha.
Durante o projeto, constatamos uma mudança significativa na percepção dos alunos sobre a importância da sustentabilidade e da participação ativa na comunidade. Os projetos desenvolvidos pelos grupos resultaram em iniciativas concretas que contribuíram para a melhoria do território da Penha, fortalecendo o papel da escola como agente de transformação social e ambiental.
Referências Bibliográficas
Publicações de ONGs Locais
Publicações da Casa Fluminense
Davis, M. (2006). Planeta Favela. Editora.
Santos, M. (2001). Por uma Outra Globalização: Do Pensamento Único à Consciência Universal. Editora.