ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias
Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos (EJA Rio)
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA.
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
EM Professor Gilberto Bento da Silva - 9ª CRE
Rua Francisco Mota 850 - Campo Grande
Unidade não vocacionada


EM Professor Gilberto Bento da Silva - 9ª CRE
Rua Francisco Mota 850 - Campo Grande
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Amanda Texeira dos Santos Lima.
Formada em Ciências Biológicas na Universidade Federal Rural Do Rio de Janeiro no ano de 2004. Pós-graduada em Gestão Educacional Integrada em 2013 pela Faculdade Afonso Claudio. Professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro desde 2007 na primeira matrícula, e desde 2010 na segunda matrícula. Já tendo atuado na Prefeitura Municipal de Paracambi, na secretaria Estadual de Educação e em escolas particulares.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor
EJA/Bloco
EJA I Bloco 1 , EJA I Bloco 2 , EJA II Bloco 1 e EJA II Bloco 2
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Setembro/2023 até Novembro/2023
Objetivos das Orientações Curriculares da EJA
Relacionar nossa saúde física, mental e social com a nossa cultura alimentar, bem como reconhecer os processos fisiológicos de respiração do corpo humano. O uso de metodologias ativas de aprendizagem com foco no ensino de Ciências é uma forma inovadora de fazer com que o aluno construa novos conhecimentos a partir do momento em que o professor traz para dento do ambiente escolar, um problema relacionado às vivências desses estudantes. A ideia central das metodologias ativas é fazer com que a experiência da aprendizagem seja uma co-criação entre o professor e os seus alunos. Definir como o corpo humano percebe e interage com o mundo ao seu redor. Reconhecer a saúde individual e coletiva em suas dimensões física, mental, social e ambiental, como um bem e direito do cidadão.
O trabalho a ser descrito foi realizado no decorrer do ano letivo de 2023 com as turmas do Peja II Blocos I e II, este relato corresponde a uma experiência de prática docente . Tendo em vista que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade que surge como um instrumento de resgate da cidadania de brasileiros excluídos do sistema educacional, que apresentam dificuldades de aprendizagem causadas por problemas sociais, políticos e pedagógicos, urge a necessidade do uso de metodologias mais modernas que sejam facilitadoras e estimulem a permanência destes estudantes no sistema de ensino diminuindo a evasão, um dos grandes problemas encontrados nas políticas da Educação de Jovens e Adultos. Uma das temáticas abordadas nas aulas foi o estudo da anatomia humana e as questões de saúde envolvidas nos mais variados sistemas do corpo humano, relacionando doenças e promovendo a saúde e as formas de prevenção das doenças. Nesta prática a aula começou com uma discussão das doenças conhecidas por eles, que afetam a respiração humana e os seus sintomas. Dando continuidade fizeram uma representação de um corpo humano onde eles desenhavam e localizavam os órgãos e suas formas, utilizando para isso um folha de papel pardo e margeando todo o corpo de um dos alunos. Posteriormente, os alunos observaram um torso humano anatômico onde puderam visualizar o formato do sistema respiratório, suas peças e órgãos, bem como sua localização exata, ao que puderam fazer o comparativo com o desenho prévio e reconhecer os erros cometidos. Na outra aula produziram seus próprios sistemas respiratórios com um recurso didático oferecido pelo professor onde eles montavam seu sistema respiratório de papel em formato 3D com reconhecimentos dos órgão previamente estudados. E para consolidar o processo de aprendizagem, os alunos foram divididos em quatro grupos onde passavam por um circuito de estações de conhecimento do tema.
Todas as atividades abordadas foram projetadas para envolver os alunos de maneira ativa, promover a colaboração e oferecer uma variedade de experiências de aprendizado. Essas metodologias podem ser adaptadas para atender às necessidades específicas dos adultos, considerando suas experiências prévias e objetivos de aprendizado. Elas ajudam a tornar a educação mais relevante, participativa e eficaz para esse grupo.
Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.