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Boas Práticas
Práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ PARA A DIMINUIÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
EM Professor Alfredo de Pires Flores - 9ª CRE
Rua Rodrigues de Abreu 10 - Campo Grande
Unidade não vocacionada


EM Professor Alfredo de Pires Flores - 9ª CRE
Rua Rodrigues de Abreu 10 - Campo Grande
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Amanda Santos, Giselle de Souza, Marcos Xavier e Melissa Guimarães
Amanda Santos, formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural Do Rio de Janeiro, em 2004. Pós-graduada em Gestão Educacional Integrada, em 2013, pela Faculdade Afonso Claudio. Professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro desde 2007, na primeira matrícula, e, desde 2010, na segunda matrícula. Já atuou na Prefeitura Municipal de Paracambi, na Secretaria Estadual de Educação e em escolas particulares. Giselle de Souza da Rosa, formada em Educação Física pela Universidade Castelo Branco, em 2007; e pós-graduada em Psicomotricidade, em 2009, pela Universidade Castelo Branco. Professora de Educação Infantil na rede Municipal do Rio de Janeiro desde 2011, e atuante como professora do PROINAPE desde 2023. Leciona como professora de Educação Física na Rede Municipal de Mangaratiba. Marcos Xavier é formado em Ciências Biológicas pela UERJ e em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco. Pós-graduado em Psicopedagogia, sexualidade humana e gestão integrada. Também é mestre em sexologia na área educacional; possui curso de extensão em Filosofia Clínica. Trabalha como coordenador em escola particular; é professor do Estado, lecionando no NEJA e no Município (faz parte do PROINAPE da 9ª CRE). Melissa Guimarães, professora, bióloga e psicóloga; especialista em saúde da família; atua na Secretaria Municipal de Educação desde 2010. No PROINAPE desde 2019, acredita na escola como um espaço de transformação e promoção de saúde, além de apostar na Arte para trilhar novos caminhos.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PROFESSORES(AS)
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
9º ano
OBJETIVOS

Relacionar as competências da BNCC com as diretrizes do Programa Jovem Aprendiz.

Aplicar um questionário para entender sobre o que pensa o aluno em relação ao Ensino Médio e o Programa Jovem Aprendiz;

Planejar uma palestra que tenha como base a solução de todas as dúvidas dos alunos em relação ao programa jovem aprendiz e ao novo ensino médio.

Projetar os slides com temas relacionados: a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), a importância de estar estudando, respeito e responsabilidade.

Orientar os discentes sobre o seu perfil nas suas redes sociais.

Relacionar o Programa Jovem Aprendiz com a permanência na escola.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até Novembro/2023
Público
Alunos
Competências da BNCC

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Eixo de trabalho do NIAP
Direitos de Aprendizagem e Permanência Escolar
A partir de uma diagnose administrada nas turmas de 9º ano, foram feitas as investigações necessárias para entender o que esses alunos sabem em relação ao Programa Jovem Aprendiz e sua caminhada para o Ensino Médio. Após a análise, foi evidenciado que uma parte significativa dos alunos não tem ideia do que vão fazer após o fechamento do Ensino Fundamental Anos Finais. Com isso, a equipe organizou um material didático virtual que ofereceu como pontos básicos: as possibilidades de acesso ao Ensino Médio, como funciona o Programa Jovem Aprendiz, a importância de continuar e estudando, a ética nas redes sociais, a formação paralela e as instituições que contratam jovem aprendiz no entorno das suas residências

Os resultados dos questionários (em anexo) foram importantes para montagem da palestra, pois objetivou as ações. Seguem abaixo as principais respostas dadas pelos alunos:

Após aplicação dos questionários, foi feita a tabulação dos dados que mostra uma porcentagem significativa de alunos querendo estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Desse modo, a palestra foi organizada com um amplo destaque em relação ao Programa Jovem Aprendiz e suas possibilidades de acesso. Em cada encontro conversamos sobre o Novo Ensino Médio e as possibilidades variadas de escolas, pois uma parte dos alunos não sabia o que iria fazer ao concluir o Ensino Fundamental Anos Finais. Durante cada apresentação foi criado um espaço positivo para o compartilhamento de ideias e o exercício da escuta em relação à fala das experiências relatadas pelos alunos, a exemplo de seus familiares e amigos que já cursaram o Ensino Médio ou estão empregados em alguma instituição como jovem aprendiz. Ao final do projeto, foi observado pela equipe pedagógica um positivo retorno relativo à fala dos gestores das escolas envolvidas, pois o retorno dos alunos e familiares sobre o tema foi intenso, além de relatos feitos pelos professores que ficaram admirados com o foco e as perguntas pertinentes durante os encontros. Com o desenvolvimento da dinâmica em tela, a corrente de estudo e trabalho revelou-se positiva, sobretudo no que se refere à evasão escolar, posto que os estudantes empregados não podem parar de estudar.

Referências Bibliográficas

“BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.”

Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000),

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