Relacionar as competências da BNCC com as diretrizes do Programa Jovem Aprendiz.
Aplicar um questionário para entender sobre o que pensa o aluno em relação ao Ensino Médio e o Programa Jovem Aprendiz;
Planejar uma palestra que tenha como base a solução de todas as dúvidas dos alunos em relação ao programa jovem aprendiz e ao novo ensino médio.
Projetar os slides com temas relacionados: a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), a importância de estar estudando, respeito e responsabilidade.
Orientar os discentes sobre o seu perfil nas suas redes sociais.
Relacionar o Programa Jovem Aprendiz com a permanência na escola.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Os resultados dos questionários (em anexo) foram importantes para montagem da palestra, pois objetivou as ações. Seguem abaixo as principais respostas dadas pelos alunos:
Após aplicação dos questionários, foi feita a tabulação dos dados que mostra uma porcentagem significativa de alunos querendo estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Desse modo, a palestra foi organizada com um amplo destaque em relação ao Programa Jovem Aprendiz e suas possibilidades de acesso. Em cada encontro conversamos sobre o Novo Ensino Médio e as possibilidades variadas de escolas, pois uma parte dos alunos não sabia o que iria fazer ao concluir o Ensino Fundamental Anos Finais. Durante cada apresentação foi criado um espaço positivo para o compartilhamento de ideias e o exercício da escuta em relação à fala das experiências relatadas pelos alunos, a exemplo de seus familiares e amigos que já cursaram o Ensino Médio ou estão empregados em alguma instituição como jovem aprendiz. Ao final do projeto, foi observado pela equipe pedagógica um positivo retorno relativo à fala dos gestores das escolas envolvidas, pois o retorno dos alunos e familiares sobre o tema foi intenso, além de relatos feitos pelos professores que ficaram admirados com o foco e as perguntas pertinentes durante os encontros. Com o desenvolvimento da dinâmica em tela, a corrente de estudo e trabalho revelou-se positiva, sobretudo no que se refere à evasão escolar, posto que os estudantes empregados não podem parar de estudar.
“BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.”
Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000),