ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Cultura Maker
EPF e o curso Ciências na prática para professores do Rio de Janeiro
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
Sede da 9ª Cre - 9ª CRE
Rua Amaral Costa 140 - Campo Grande



Sede da 9ª Cre - 9ª CRE
Rua Amaral Costa 140 - Campo Grande
Ginásio Educacional Tecnológico - GET


AUTOR(ES)
Micheli Pires da Silva, Priscila Matos Resinentti, Raquel Fernandes Monteiro

Micheli Pires da Silva - Mestre em Ciências, PEF Ciências SMERJ e Formadora EPF (ciências) .

Priscilla Matos Resinentti-

Raquel Fernandes Monteiro - Mestre e doutora em Botânica, Bióloga da UFRJ e professora I Ciências da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF ciências
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
OBJETIVOS

Durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2022 foi realizado o curso “Ciências na Prática para professores do 6° ano carioca” que aconteceu na plataforma EAD da escola Paulo Freire e, com sua maior carga horária presencial em quatro polos de formação escolhidos de acordo com as proximidades dos professores entre as escolas e CREs.

O objetivo foi fornecer aos professores das turmas de 6° ano carioca subsídios (teóricos/práticos) para a realização de atividades durante as aulas de Ciências, que favoreçam uma aprendizagem significativa dos objetos de conhecimento de habilidades elencadas na priorização curricular e alinhadas ao material didático fornecido pela rede com base nos temas fornecidos pela BNCC: Vida e Evolução, Terra e Universo e Matéria e Energia.

Os professores receberam propostas práticas de estímulo a construção do conhecimento científico através de técnicas “mão na massa” e trabalho em grupos estimulando a colaboração e construção de ideias coletivas.

HABILIDADES
6º ano - Ciências - Compreender a função dos alimentos como fontes de materiais e energia para os seres vivos.
6º ano - Ciências - Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações promovidas pelas atividades humanas.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Julho/2022 até Agosto/2023

Durante os encontros, os professores montaram seus próprios filtros caseiros, terrários e simularam intemperismos reutilizando materiais. Realizaram atividades práticas que evidenciam a importância de lavar as mãos com sabão utilizando orégano, água e detergente e puderam entender a formação de fósseis na natureza entre outras atividades. Além disso, a proposta de utilização de cartões de recursos possibilitou o estímulo ao debate de informações baseadas em evidências com construções de mapas mentais e resolução de problemas. Dessa forma, professores generalistas criaram expectativas sobre aulas práticas e puderam perceber como essa metodologia motiva e contribui para a aprendizagem possibilitando um trabalho interdisciplinar. O convite a criarem suas próprias experiências e discuti-las ao final do curso foi motivo de grande expectativa para ouvir novos depoimentos e saber como foi a percepção e engajamento dos próprios alunos durante a realização dessas atividades nas unidades escolares.

Foram realizadas pelos professores as práticas :

- construção de um filtro caseiro;

- Simulação de chuva em diferentes terrenos;

- extração de DNA do morango;

- Identificação de funções dos alimentos.

As formações foram muito bem avaliadas pelos professores da rede municipal. A maioria deles pedem por mais formações nesse modelo “mão na massa” pois enriquece as práticas deles enquanto professores e formadores em sala de aula. Os recursos utilizados são acessíveis, materiais reutilizados que podem ser adquiridos com poucos recursos e com a ajuda dos alunos .
Referências Bibliográficas

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2017.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais, ciências naturais, terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica, Brasília: MEC/SEMT, 1998.

CURRICULO Carioca de Ciências 2020. Prefeitura do Rio de Janeiro, http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/10884553/4268545/CIENCIAS.pdf, 1 fev. 2020.

HEWITT, Paul G. Física conceitual [recurso eletrônico] / Paul G. Hewitt ; tradução: Trieste Freire Ricci ; revisão técnica: Maria Helena Gravina. – 12. ed. – Porto Alegre : Bookman, 2015.

KATO, D. S.; KAWASAKI, C. S. As concepções de contextualização do Ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de Ciências. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011

Registros
IMAGENS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.