ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação
Vozes no Slam
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
EM Almirante Newton Braga de Faria - 5ª CRE
Avenida Monsenhor Felix 1059 - Irajá
Unidade não vocacionada


EM Almirante Newton Braga de Faria - 5ª CRE
Avenida Monsenhor Felix 1059 - Irajá
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Andressa da Costa M. de Oliveira
Estou na Rede Municipal de Ensino há 13 anos. Lecionei algum tempo com a Educação Infantil. Atualmente como PEF - Anos Iniciais, graduada em Letras, apaixonada por Literatura e projetos inovadores e tecnológicos. Costumo trabalhar de forma prazerosa, produtiva e bem realista. Atualmente trabalho na 5ª CRE. Gosto bastante do uso de tecnologia durante as aulas e projetos e isso vem sendo crescente e notório. Todo projeto começa pelo perfil da turma e vai tomando forma e vida através de desafios e muita produtividade.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF anos iniciais/ Professora
A prática inscrita neste edital está relacionada com produção jornalística estudantil?
Sim
Você gostaria de saber mais informações e participar da ANDAR (Agência de Notícias dos Alunos da Rede)?
Sim
Disciplina eletiva?
Não
Total de alunos envolvidos
26
Recursos materiais e técnicos existentes para a realização das atividades do projeto
smart fone, data show, computador, som e microfone
Dias e horários das reuniões / encontros para realização das atividades do projeto
quartas à tarde
Frequência de publicação de novos conteúdos do projeto
continua
Exemplos de pautas trabalhadas pelos estudantes na iniciativa
Entrevistas focadas no tema central, pesquisas, curiosidades, cobertura de eventos
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
4º ano
5º ano
OBJETIVOS

Utilizar o podcast como uma ferramenta de aprendizagem ativa para melhorar as habilidades de comunicação oral dos alunos. Encorajar os discentes a expressar suas ideias de forma criativa;

Identificar os elementos que constituem um podcasts e também a poesia Slam;

Reconhecer características como tom de voz, ritmo, rimas e repetições em áudios e performances;

Contar histórias em formato de podcast; Criar narrativas curtas, planejar o enredo e utilizar recursos sonoros simples para dar vida às histórias;

Apresentar um poema de forma criativa;

Realizar leituras expressivas de poemas, explorando pausas, entonação e gestos que adicionem significado à poesia;

Identificar como os autores expressam suas opiniões e sentimentos, e refletir sobre como isso pode influenciar a forma como entendemos o mundo.

Criar um podcast sobre um tema relevante e pertinente ao grupo

Trabalhar coletiva para pesquisar, discutir e apresentar informações sobre um assunto importante usando o formato de podcast

HABILIDADES
5º ano - Anos Iniciais - Antecipar o assunto de um texto com base no título, subtítulo e imagem.
5º ano - Anos Iniciais - Identificar a finalidade (função social) de um texto e seu público-alvo.
5º ano - Anos Iniciais - Reconhecer os elementos estruturais de texto em versos ( verso, estrofe, rima, ritmo etc).
5º ano - Anos Iniciais - Revisar coletivamente a produção de textos escritos tendo como critérios: a finalidade, o gênero e o interlocutor. )
5º ano - Anos Iniciais - Utilizar a linguagem adequada à situação de interação.
5º ano - Língua Portuguesa - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, etc.)
5º ano - Sala de Leitura - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Identificar, pela apreciação, práticas musicais diversas, reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Setembro/2023 até Novembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Ao perceber que os alunos da turma 1502 da Escola Municipal Almirante Newton Braga de Faria, obtiveram habilidades críticas em alta em língua portuguesa no 3º bimestre, foi preciso desenvolver um projeto que tivesse foco no desenvolvimento da linguagem e escrita, bem como algo bem atual e espontâneo. Foi aí que surgiu a ideia de criarmos uma batalha de poesia slam - poesia falada (tínhamos tratado brevemente desse assunto em outra ocasião). Prontamente a partir de várias sugestões, nós elegemos o podcast como formato principal para envolver toda comunidade escolar no processo. Pesquisamos plataformas e apps para o processo de criação e ouvimos podcasts para nos aproximar mais da prática. Iniciamos oficinas de poesia, trabalhando rimas, métrica, estrofes, versos, utilizando uma linguagem adequada e simples. Discutimos a importância da poesia falada como forma de expressar culturalmente problemas sociais, sentimentos e outros aspectos afetivos. Discutimos a existência da tecnologia em nossas vidas, o celular sendo conscientemente usado como ferramenta produtiva e imprescindível em nossas gravações Convidamos as turmas de 4º ano para participar do processo. Escolhemos o nome do slam (Vozes no Slam), criamos o grito de guerra (todo slam tem) "NAVEGANDO nas palavras de noite até de manhã: Vozes no Slam!", em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola: "Navegando no Mar do Conhecimento". Fizemos um concurso de desenhos para escolher aquele que iria estampar a bandeira do slam. No decorrer do projeto, convidamos um slammer para ser entrevistado, a professora regente e os alunos envolvidos. Os episódios explicavam o que é a poesia falada, como chegou no Brasil, dentre outras curiosidades. Os alunos fizeram a inscrição e prepararam três poesias para concorrer. Os finalistas ganharam livros, medalhas e a vencedora um troféu simbólico. Os episódios do podcast e entrevistas que os alunos fizeram durante a culminância do evento foram publicados na pagina da ANDAR (Agência de Notícias da Rede), no Youtube e Instagram da Unidade Escolar. É fundamental destacar que durante todo o processo de desenvolvimento do projeto houve a existência do protagonismo e pró-atividades dos alunos.

Toda comunidade escolar se envolveu no processo, interagindo nas redes sociais da escola, querendo saber mais, participar e dar sugestões.

A turma 1502 obteve muito sucesso e desenvolvimento em Língua portuguesa, descobrimos muitos talentos ocultos.

Destacamos ainda o aprendizado e a reflexão, pois o projeto ajudou a aprimorar habilidades de escrita, performance, produção de mídia e colaboração, protagonismo, etc.

O feedback da comunidade escolar foi construtivo e útil para o aprimoramento de todas as habilidades e competências em questão. A criatividade e originalidade foi ganhando espaço. Os alunos demonstraram bastante desenvoltura no processor de criatividade na escolha de temas, na escrita de poesias e nas gravações dos podcasts e apresentações. Os episódios do podcast alcançaram o público-alvo pretendido satisfatoriamente.

Referências Bibliográficas

https://streamyard.com/podcasting

https://youtu.be/fv5KcfxxfZs

https://youtu.be/QHcl1OStViM

BRUNO, Adriana Rocha. Formação de professores na cultura digital: aprendizagens do adulto, educação aberta, emoções e docências. Salvador: EDUFBA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34368/5/formacao-de-professores-na-cultura-digital-REPOSITORIO.pdf

ROJO, Roxane (Org.) Multiletramentos e as TICs: escol@ conect@d@. São Paulo: Parábola Editorial. 2013

Registros
IMAGENS
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.


Política de Cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação no site e entender melhor como os visitantes utilizam os nossos serviços on-line. Não são coletados dados pessoais por meio de cookies em nosso site. Ao clicar em Aceitar Cookies você concorda com o uso de cookies. Você também pode visitar Configurações de Cookies para outras opções. Para mais informações, consulte os Termos de Uso, Aviso de Privacidade e Política de Cookies.
Gaziantep Escort Gaziantep Escort gaziantep escort gaziantep escort gaziantep escort