ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
PSE Carioca
Cuidando de quem cuida: PSE em (Moviment)Ação
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Doutor Adão Pereira Nunes - 6ª CRE
Avenida Brasil 18476 - Irajá
Unidade não vocacionada


ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Pré I
Pré II
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano

OBJETIVOS
As práticas propostas nas ações aqui compartilhadas tem por objetivo despertar a consciência corporal e desenvolver sentidos e emoções, atentar a escuta e apurar o olhar para si, para a/o outra/o e para o mundo, por meio de uma Educação (do) sensível entremeada a ações de saúde, fortalecidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Diante disso, temos buscado organizar e promover ações que visem: permitir uma (re)conexão corporal, reequilibrando os sentidos, realinhando as energias e possibilitando melhora na qualidade de vida; fortalecer as condições emocionais e físicas das/dos sujeitas/os, de modo que isso reverbere no ambiente escolar; atentar e cuidar da saúde corporal em todas as suas dimensões - mental, emocional, física; criar vínculos e fortificar laços; fruir, encantar e vivenciar pausas, silêncios, momentos com a natureza e de interação e relaxamento.
HABILIDADES
1º ano - Artes Cênicas - Praticar o pensamento crítico-reflexivo
1º ano - Artes Cênicas - Reconhecer o trabalho colaborativo, coletivo e autoral, estimulando a autonomia e confiança no próximo
1º ano - Sala de Leitura - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
1º ano - Sala de Leitura - Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
1º ano - Sala de Leitura - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2º ano - Artes Cênicas - Propor possibilidades criativas do corpo e da voz
2º ano - Artes Cênicas - Usar a autoria, a cooperação e a colaboração em improvisações e narrações teatrais, explorando as possibilidades corporais e vocais das ações cotidianas
2º ano - Sala de Leitura - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
2º ano - Sala de Leitura - Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo. Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
3º ano - Artes Cênicas - Propor possibilidades criativas do corpo e da voz
3º ano - Artes Cênicas - Reconhecer o trabalho colaborativo, coletivo e autoral, estimulando a autonomia e confiança no próximo
3º ano - Artes Cênicas - Reconhecer processos de criação: possibilidades corporais e vocais, musicais, improvisacionais
3º ano - Sala de Leitura - Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
3º ano - Sala de Leitura - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
4º ano - Artes Cênicas - Desenvolver a consciência corporal
4º ano - Artes Cênicas - Identificar as possibilidades corporais e vocais
4º ano - Artes Cênicas - Praticar a solidariedade, resiliência e empatia com o outro e a coletividade
4º ano - Sala de Leitura - Aprender a agir, progressivamente, com autonomia emocional, respeitando e expressando sentimentos e emoções.
4º ano - Sala de Leitura - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
4º ano - Sala de Leitura - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
5º ano - Artes Cênicas - Desenvolver a consciência corporal
5º ano - Artes Cênicas - Identificar as possibilidades corporais e vocais
5º ano - Artes Cênicas - Praticar a solidariedade, resiliência e empatia com o outro e a coletividade
5º ano - Sala de Leitura - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
5º ano - Sala de Leitura - Aprender a agir, progressivamente, com autonomia emocional, respeitando e expressando sentimentos e emoções.
5º ano - Sala de Leitura - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Educação Infantil - Educação Infantil - Explorar as diversas maneiras de deslocar seu corpo no ambiente.
Educação Infantil - Educação Infantil - Reconhecer o seu corpo, por meio dos cuidados e das narrativas promovidas pelos seus cuidadores.
Educação Infantil - Educação Infantil - Reconhecer-se enquanto sujeito pertencente a um grupo social que respeita e é respeitado por sua maneira de ser e de agir.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Dezembro/2023
O adoecimento docente é uma realidade que se apresenta diariamente. Temos visto o aumento de casos de depressão, crises de pânico e ansiedade, Bournout e outras síndromes advindas da nossa relação com as pessoas, conosco e com o mundo que nos cerca. Diante dessa realidade, buscamos nas ações do Programa Saúde na Escola (PSE), proporcionar momentos de cuidado, afeto, experiências e consciência corporal no dia a dia, objetivando quebrar uma rotina dura, atropelante e estressante, que só corrobora essa situação de enfermidade física e mental. As ações são simples e intencionam ser momentos de pausa, de respiro, de olhar para dentro e de dentro para fora, reverberando no ambiente e nas relações que estabelecemos com as crianças, com as famílias e com nossos pares. Periodicamente, passamos o "Correio do Amor", no qual uma criança da instituição é, quase aleatoriamente escolhida, para percorrer a escola ofertando palavras, músicas, títulos de livros, pensamentos... Em dois momentos do ano de 2023, contamos com a parceria da Clínica da Família Edma Valadão, representada nessa ação específica pela Educadora Física Karine, que proporcionou à equipe do CIEP Adão momentos de relaxamento, massagem, alongamento e percepção. Nos atentamos também em planejar formações que promovam o desemparedamento e a sensibilidade docente. Além disso, buscamos construir, todos os dias, uma gestão parceira e democrática, que prime pela coletividade e por relações mais saudáveis.
Os relatos que nos chegam, imediatamente após as práticas e ao longo do período, é de que as ações apontadas aqui, são momentos de respiro para um cotidiano que pode ser extremamente sufocante. Acreditamos que somente professoras/professores que tenham suas sensibilidades cuidadas e desenvolvidas, podem cuidar e desenvolver as sensibilidades das crianças. Assim sendo, habitar os espaços com cuidado e beleza, criando brechas no tempo e promovendo atitudes mais conscientes e sensíveis é fundamental para uma educação mais democrática, libertadora e amorosa. Temos visto ações como essas reverberarem nos espaços da instituição, com a proposição de práticas às crianças que lhes conectem com suas sensibilidades e emoções, acendendo sua inteireza.
Registros
IMAGENS
Cuidando de quem cuida
Consciência Corporal e Relaxamento
Mensageiros do Amor
Músicas que acolhem a alma
Pensamentos compartilhados
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.