UNIDADE DE ENSINO
CIEP Doutor Adão Pereira Nunes - 6ª CRE
Avenida Brasil 18476 - Irajá
Unidade não vocacionada
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Pré I
Pré II
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º
OBJETIVOS
As práticas propostas nas ações aqui compartilhadas tem por objetivo despertar a consciência corporal e desenvolver sentidos e emoções, atentar a escuta e apurar o olhar para si, para a/o outra/o e para o mundo, por meio de uma Educação (do) sensível entremeada a ações de saúde, fortalecidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Diante disso, temos buscado organizar e promover ações que visem: permitir uma (re)conexão corporal, reequilibrando os sentidos, realinhando as energias e possibilitando melhora na qualidade de vida; fortalecer as condições emocionais e físicas das/dos sujeitas/os, de modo que isso reverbere no ambiente escolar; atentar e cuidar da saúde corporal em todas as suas dimensões - mental, emocional, física; criar vínculos e fortificar laços; fruir, encantar e vivenciar pausas, silêncios, momentos com a natureza e de interação e relaxamento.
HABILIDADES
1º ano - Artes Cênicas - Praticar o pensamento crítico-reflexivo
1º ano - Artes Cênicas - Reconhecer o trabalho colaborativo, coletivo e autoral, estimulando a autonomia e confiança no próximo
1º ano - Sala de Leitura - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
1º ano - Sala de Leitura - Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
1º ano - Sala de Leitura - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2º ano - Artes Cênicas - Propor possibilidades criativas do corpo e da voz
2º ano - Artes Cênicas - Usar a autoria, a cooperação e a colaboração em improvisações e narrações teatrais, explorando as possibilidades corporais e vocais das ações cotidianas
2º ano - Sala de Leitura - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
2º ano - Sala de Leitura - Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo. Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
3º ano - Artes Cênicas - Propor possibilidades criativas do corpo e da voz
3º ano - Artes Cênicas - Reconhecer o trabalho colaborativo, coletivo e autoral, estimulando a autonomia e confiança no próximo
3º ano - Artes Cênicas - Reconhecer processos de criação: possibilidades corporais e vocais, musicais, improvisacionais
3º ano - Sala de Leitura - Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
3º ano - Sala de Leitura - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
4º ano - Artes Cênicas - Desenvolver a consciência corporal
4º ano - Artes Cênicas - Identificar as possibilidades corporais e vocais
4º ano - Artes Cênicas - Praticar a solidariedade, resiliência e empatia com o outro e a coletividade
4º ano - Sala de Leitura - Aprender a agir, progressivamente, com autonomia emocional, respeitando e expressando sentimentos e emoções.
4º ano - Sala de Leitura - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
4º ano - Sala de Leitura - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
5º ano - Artes Cênicas - Desenvolver a consciência corporal
5º ano - Artes Cênicas - Identificar as possibilidades corporais e vocais
5º ano - Artes Cênicas - Praticar a solidariedade, resiliência e empatia com o outro e a coletividade
5º ano - Sala de Leitura - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
5º ano - Sala de Leitura - Aprender a agir, progressivamente, com autonomia emocional, respeitando e expressando sentimentos e emoções.
5º ano - Sala de Leitura - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Educação Infantil - Educação Infantil - Explorar as diversas maneiras de deslocar seu corpo no ambiente.
Educação Infantil - Educação Infantil - Reconhecer o seu corpo, por meio dos cuidados e das narrativas promovidas pelos seus cuidadores.
Educação Infantil - Educação Infantil - Reconhecer-se enquanto sujeito pertencente a um grupo social que respeita e é respeitado por sua maneira de ser e de agir.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Dezembro/2023
O adoecimento docente é uma realidade que se apresenta diariamente. Temos visto o aumento de casos de depressão, crises de pânico e ansiedade, Bournout e outras síndromes advindas da nossa relação com as pessoas, conosco e com o mundo que nos cerca. Diante dessa realidade, buscamos nas ações do Programa Saúde na Escola (PSE), proporcionar momentos de cuidado, afeto, experiências e consciência corporal no dia a dia, objetivando quebrar uma rotina dura, atropelante e estressante, que só corrobora essa situação de enfermidade física e mental. As ações são simples e intencionam ser momentos de pausa, de respiro, de olhar para dentro e de dentro para fora, reverberando no ambiente e nas relações que estabelecemos com as crianças, com as famílias e com nossos pares. Periodicamente, passamos o "Correio do Amor", no qual uma criança da instituição é, quase aleatoriamente escolhida, para percorrer a escola ofertando palavras, músicas, títulos de livros, pensamentos... Em dois momentos do ano de 2023, contamos com a parceria da Clínica da Família Edma Valadão, representada nessa ação específica pela Educadora Física Karine, que proporcionou à equipe do CIEP Adão momentos de relaxamento, massagem, alongamento e percepção. Nos atentamos também em planejar formações que promovam o desemparedamento e a sensibilidade docente. Além disso, buscamos construir, todos os dias, uma gestão parceira e democrática, que prime pela coletividade e por relações mais saudáveis.