ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação Infantil
A SIMPLICIDADE DO BRINCAR
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
EDI Compositor Roberto Ribeiro - 7ª CRE
Rua Araticum 930 - Anil
Unidade não vocacionada


EDI Compositor Roberto Ribeiro - 7ª CRE
Rua Araticum 930 - Anil
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
LUCILÉIA RANGEL LUIZETO

Sou professora desde 1987 e atuo na Educação Infantil até os dias atuais. São mais de 35 anos de experiência e vivências extraordinárias onde ampliei meus conhecimentos em relação à Primeira Infância.

Entrei para a Secretaria Municipal de Educação em 2019, quando conheci o trabalho em um espaço de desenvolvimento infantil. Em 2023, tive a grande alegria em poder trabalhar em outra unidade(EDI Compositor Roberto Ribeiro) e consegui desenvolver um trabalho digno com os bebês e outros projetos também na Pré-escola(Pequenas Aventureiras) , sendo respeitada e acolhida pela gestão e demais colegas.

Foram muitas propostas bem-sucedidas nesta unidade e inúmeros desdobramentos positivos, desenvolvendo práticas pedagógicas coerentes e consistentes, onde as ações faziam sentido para os grupamentos.

Durante todos os processos em que estive envolvida, tinha como referência o Currículo da Educação Infantil e a BNCC .

Portanto, meu planejamento era organizado perante as necessidades dos grupamentos.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PROFESSORA ADJUNTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Berçário
OBJETIVOS

Promover momentos de interações com materiais não estruturados e estruturados, criando uma dinâmica divertida, acolhedora e repleta de vivências significativas no cotidiano do ambiente educativo.

Envolver cada bebê com os elementos da natureza e encantá-los com o brincar na terra, com o ar, com o vento, com a água, com o gelo, com os sabores, com as texturas, com as cores e com muitas histórias.

Organizar um planejamento cheio de possibilidades onde os bebês exploraram as diversas linguagens nas brincadeiras e também boas práticas com propostas sobre as relações étnico-raciais.

Potencializar as brincadeiras , o faz de conta, as histórias, o cuidado com o outro, o respeito e a diversidade.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Outubro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
@EDIROBERTORIBEIRO

O berçário é um grupamento com muitas possibilidades para o desenvolvimento de práticas que estimulem o crescimento de forma saudável. No primeiro momento, o oferecimento das caixas de papelão foi uma iniciativa que trouxe para o ambiente educativo o envolvimento de todos os bebês, cada um desenvolvendo seus deslocamentos e empilhamentos, entrando e saindo. Transformando as caixas em mesinhas para brincar, em pistas de carrinhos e rodas.

Experimentar, brincar, explorar, criar, movimentar, interagir, conhecer, participar, encantar, foram ações articuladas durante todos os processos criados para que os bebês tivessem o contato com estímulos significativos e que pudessem fazer a diferença em suas vidas.

A estratégia que assegurou a composição de toda a estrutura das atividades foi protagonismo dos bebês nas descobertas e não utilizar papel para registros formais, mas criar memórias em que cada pudesse viver e reviver experiências, apreciando e tocando a natureza que os cerca.

Nosso projeto teve como tema : Juntos e Misturados, reforçando os nossos laços! Assim, levar os bebês a desenvolverem o desejo pelo saber através da coletividade. Muitas foram as trocas entre eles e demais grupamentos.

O dia a dia no berçário não foi apenas trocas de fraldas; cada um do seu jeito, fazendo suas escolhas e brincando livremente ou com uma proposta trazida para o grupamento, transformava cada momento em novas descobertas. Brincamos com as caixas, bonecas e bonecos, terra, água, ar, vídeos, tecidos, bolinhas de sabão, imitação de animais, esconde-esconde, cantigas de roda, com imagens, com cordas e bolas, bambolês e com o corpo, seus sentidos e movimentos.

Famílias, professoras e bebês, todos envolvidos no cuidar e no educar, indissociáveis, consistentes e potentes para a promoção do crescimento saudável e repleto de afetividade.

Nas reuniões pedagógicas, os responsáveis nos davam retornos muito positivos sobre os bebês reproduzindo em casa alguma vivência e no dia a dia também relatavam a evolução satisfatória de cada um deles.

No ambiente educativo, foi muito significativo observar os avanços quando uma boa prática era retomada. Os bebês demonstravam conhecimento prévio e foram apresentando facilidades e alegrias durante a participação, como, por exemplo, de um jogo da memória ou quebra-cabeça, que já conseguiam montar com mais facilidade.

O brincar com as cantigas de roda também foi uma evolução bastante importante e a memorização dos trechos das canções, ampliando assim, o vocabulário.

Neste sentido, a utilização do papel para registros e composição de arquivos não fez falta para o crescimento dos bebês, pois o crescimento de todos constitui-se da diversidade de propostas e interações com objetos , com a leitura, canções, tornando as vivências experiências significativas.

Referências Bibliográficas

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

BNCC

ARTIGOS DIVERSOS SOBRE A EDUCAÇÃO, PAULO FOCHI

FORMAÇÃO DO BERÇÁRIO, INTENCIONALIDADES E CONTEXTOS DAS POTÊNCIAS DOS BEBÊS/2023

Registros
IMAGENS
BRINCADEIRA COM CAIXAS DE PAPELÃO
BRINCANDO COM A TERRA NO QUINTAL
MUITAS POSSIBILIDADES
O SIMPLES BRINCAR
EXPLORANDO O JOGO DA MEMÓRIA
DESPERTANDO A CURIOSIDADE NO JARDIM DA ESCOLA
MOVIMENTOS COM A RODA DE PAPELÃO
DESAFIOS NO BERÇÁRIO
EXPERIENCIAR COM MEDIDAS
PARTICIPAR DE NOVAS EXPERIÊNCIAS
A NATUREZA NOS ENVOLVE -O SOL E O GELO
JUNTOS, OS BEBÊS BRINCAM,EXPERIMENTAM,PARTICIPAM,CRIAM,INTERAGEM,VIBRAM,EXPLORAM,CONHECEM O OUTRO E TAMBÉM A SI MESMO.
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.