Sou professora desde 1987 e atuo na Educação Infantil até os dias atuais. São mais de 35 anos de experiência e vivências extraordinárias onde ampliei meus conhecimentos em relação à Primeira Infância.
Entrei para a Secretaria Municipal de Educação em 2019, quando conheci o trabalho em um espaço de desenvolvimento infantil. Em 2023, tive a grande alegria em poder trabalhar em outra unidade(EDI Compositor Roberto Ribeiro) e consegui desenvolver um trabalho digno com os bebês e outros projetos também na Pré-escola(Pequenas Aventureiras) , sendo respeitada e acolhida pela gestão e demais colegas.
Foram muitas propostas bem-sucedidas nesta unidade e inúmeros desdobramentos positivos, desenvolvendo práticas pedagógicas coerentes e consistentes, onde as ações faziam sentido para os grupamentos.
Durante todos os processos em que estive envolvida, tinha como referência o Currículo da Educação Infantil e a BNCC .
Portanto, meu planejamento era organizado perante as necessidades dos grupamentos.
Promover momentos de interações com materiais não estruturados e estruturados, criando uma dinâmica divertida, acolhedora e repleta de vivências significativas no cotidiano do ambiente educativo.
Envolver cada bebê com os elementos da natureza e encantá-los com o brincar na terra, com o ar, com o vento, com a água, com o gelo, com os sabores, com as texturas, com as cores e com muitas histórias.
Organizar um planejamento cheio de possibilidades onde os bebês exploraram as diversas linguagens nas brincadeiras e também boas práticas com propostas sobre as relações étnico-raciais.
Potencializar as brincadeiras , o faz de conta, as histórias, o cuidado com o outro, o respeito e a diversidade.
O berçário é um grupamento com muitas possibilidades para o desenvolvimento de práticas que estimulem o crescimento de forma saudável. No primeiro momento, o oferecimento das caixas de papelão foi uma iniciativa que trouxe para o ambiente educativo o envolvimento de todos os bebês, cada um desenvolvendo seus deslocamentos e empilhamentos, entrando e saindo. Transformando as caixas em mesinhas para brincar, em pistas de carrinhos e rodas.
Experimentar, brincar, explorar, criar, movimentar, interagir, conhecer, participar, encantar, foram ações articuladas durante todos os processos criados para que os bebês tivessem o contato com estímulos significativos e que pudessem fazer a diferença em suas vidas.
A estratégia que assegurou a composição de toda a estrutura das atividades foi protagonismo dos bebês nas descobertas e não utilizar papel para registros formais, mas criar memórias em que cada pudesse viver e reviver experiências, apreciando e tocando a natureza que os cerca.
Nosso projeto teve como tema : Juntos e Misturados, reforçando os nossos laços! Assim, levar os bebês a desenvolverem o desejo pelo saber através da coletividade. Muitas foram as trocas entre eles e demais grupamentos.
O dia a dia no berçário não foi apenas trocas de fraldas; cada um do seu jeito, fazendo suas escolhas e brincando livremente ou com uma proposta trazida para o grupamento, transformava cada momento em novas descobertas. Brincamos com as caixas, bonecas e bonecos, terra, água, ar, vídeos, tecidos, bolinhas de sabão, imitação de animais, esconde-esconde, cantigas de roda, com imagens, com cordas e bolas, bambolês e com o corpo, seus sentidos e movimentos.
Famílias, professoras e bebês, todos envolvidos no cuidar e no educar, indissociáveis, consistentes e potentes para a promoção do crescimento saudável e repleto de afetividade.
Nas reuniões pedagógicas, os responsáveis nos davam retornos muito positivos sobre os bebês reproduzindo em casa alguma vivência e no dia a dia também relatavam a evolução satisfatória de cada um deles.
No ambiente educativo, foi muito significativo observar os avanços quando uma boa prática era retomada. Os bebês demonstravam conhecimento prévio e foram apresentando facilidades e alegrias durante a participação, como, por exemplo, de um jogo da memória ou quebra-cabeça, que já conseguiam montar com mais facilidade.
O brincar com as cantigas de roda também foi uma evolução bastante importante e a memorização dos trechos das canções, ampliando assim, o vocabulário.
Neste sentido, a utilização do papel para registros e composição de arquivos não fez falta para o crescimento dos bebês, pois o crescimento de todos constitui-se da diversidade de propostas e interações com objetos , com a leitura, canções, tornando as vivências experiências significativas.
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
BNCC
ARTIGOS DIVERSOS SOBRE A EDUCAÇÃO, PAULO FOCHI
FORMAÇÃO DO BERÇÁRIO, INTENCIONALIDADES E CONTEXTOS DAS POTÊNCIAS DOS BEBÊS/2023