ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Anos Iniciais
"As Marias e suas identidades"
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
EM Luiz Cesar Sayão Garcez - 4ª CRE
Rua Paranapanema 1055 - Olaria



EM Luiz Cesar Sayão Garcez - 4ª CRE
Rua Paranapanema 1055 - Olaria
Ginásio Educacional Tecnológico - GET


AUTOR(ES)
Shirlei Machado
Professora Antirracista, Mãe, preta, pedagoga, contadora de histórias e eterna aprensdigem das vivências dos espaços que perpasso e perpassei.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PII/ professora de Roda de Leitura
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
2º ano
3º ano
OBJETIVOS

O que Carolina Maria de Jesus e Maria da Conceição Evaristo de Brito tem em comum?

Mulheres, negras, que viveram em favelas, de famílias humildes, amavam escrever e se tornaram grandes mulheres escritoras, em nossa história negra. Essas "Marias " tem muito pertencimento, tem a nossa identidade e falam sobre nosso território. Favelas potentes que vivem repletas de esperança, para nosso protagonismo e garantindo a diversidade, sem racismo, focados na educação antirracista.

HABILIDADES
1º ano - Sala de Leitura - Desenvolver o gosto pela leitura. (Auto) Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
2º ano - Sala de Leitura - Identificar na leitura uma maneira prazerosa de adquirir fluência. Utilizar diferentes linguagens, incluindo conhecimentos da matemática, para se expressar e partilhar informações, experiências. Uso de diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos.
3º ano - Sala de Leitura - Apreciar conto literário, observando sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição. Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Apresentei os livros : Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, os alunos ouviram as histórias através de contação oral, vídeos sobre a biografia de ambas. Após foram apresentados as favelas que ambas viviam e foi realizado um comparativo com as comunidades que cercam a nossa unidade. Os alunos tiveram contato com imagens de drone explorando toda comunidade dos Complexos do Alemão e da Penha , em seguida escolheram o funk como uma potência do local, exploramos músicas de funk que falavam da comunidade, assim como a dança do passinho com vídeos e muita animação, inclusive o vídeo de dança do passinho dos personagens da apostila da SME. Após executamos as maquetes das favelas de Canindé/SP, Pendura Saia/MG e Complexos Penha e Alemão/ RJ. Exploramos o mapa do Brasil destacando as cidades das favelas citadas. Após exploramos obras de artes que retratam a favela de artistas renomados e artistas individuais. Conhecemos a história de dois artistas da comunidade : Bruno Itan ( Forográfo de imagens das comunidades) e Mário Bands( grafiteiro da comunidade ) , realizamos uma entrevista através de vídeo para os dois artistas, com curiosidades dos alunos. Também produziram cartazes e pinturas e desenhos de todas as abordagens ,Explorando o território, a ancestralidade e a cultura..

Envolvimento e relatos de famílias e professores regentes sobre

reverberação das temáticas abordadas. O reconhecimento da nossa história, a valorização do negro, o combate ao racismo à partir do.empoderamento das narrativas trabalhadas nas turmas, a valorização do território como pertencimento positivo e potente. Exploração de artes próprias e de outros artistas renomados. Reconhecimento dos artistas locais. Protagonismo das ações em todo o processo, culminando em uma mostra Literária produzida pelas turmas.

Referências Bibliográficas

Material GERER

Material RioEduca

Material Multirio

Variados vídeos, textos e biografias de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo.

Registros
IMAGENS
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.