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Boas Práticas
Práticas Leitoras
Entre a ficção e a História: círculos de leitura na escola!
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Francisco Cabrita - 2ª CRE
Avenida Melo Matos 34 - Tijuca
AUTOR(ES)
Ana Maria Silva Figueira e Jenny Iglesias P. Fernandez

  • Ana Maria Silva Figueira é graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestranda em Ensino de História pela mesma instituição. Professora do ensino público há 19 anos, leciona em escolas das redes municipais de Angra dos Reis e do Rio de Janeiro.

  • Jenny Iglesias Polydoro Fernandez é professora de Língua Portuguesa há 24 anos e atua, principalmente, como regente de Sala de Leitura em escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro. É doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É membro do Grupo de Pesquisa EnLIJ – Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas na plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).


Somos duas docentes apaixonadas por histórias e acreditamos no letramento literário como uma prática social fundamental para a formação dos nossos estudantes. Convidamos a todos para um círculo de leitura em nossa escola. É só chegar e entrar na roda!
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PI - História; PI - Português (Sala de Leitura)
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
8º ano
OBJETIVOS

A ideia principal da ação é valorizar o propósito coletivo e integrador da leitura enquanto prática social a partir dos círculos de leitura na escola.

Neste fazer pedagógico, prioriza-se a mediação de leitura visando à formação de leitores autônomos e críticos, utilizando como recurso algumas estratégias de leitura para que os estudantes leiam e compreendam o texto também nas suas entrelinhas.

Objetiva-se, ainda, ler narrativas ficcionais com viés histórico sob a perspectiva da construção de sentidos, ativando os saberes de mundo dos alunos-leitores bem como os conhecimentos textuais e linguísticos compartilhados em roda

HABILIDADES
8º ano - Artes Visuais - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Identificar pela apreciação práticas musicais diversas reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana.
8º ano - Geografia - Conhecer aspectos da dinâmica demográfica e indicadores sociais e econômicos, identificando a produção de desigualdades na América Anglo-Saxônica.
8º ano - História - Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão, com destaque ao reconhecimento de formas de lutas e de resistências à escravização no Brasil, e discutir a importância de ações afirmativas.
8º ano - Sala de Leitura - Identificar a função social de textos; Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos; Identificar a finalidade desse gênero textual; Compreender a importância da produção cultural africana para toda a humanidade; Perceber a importância do processo comunicacional para vida em sociedade.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até Agosto/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Uma expedição literária e fantástica foi aceita pela turma 1801 e, então, iniciamos um círculo de leitura guiados pela obra Ludi na chegada e no bota-fora da Família Real, de Luciana Sandroni. Nesta mediação, apostamos no valor literário como critério primordial para a sua seleção, além de somar mais de 30 exemplares disponíveis no acervo da SL (Sala de Leitura), garantindo o manuseio e a leitura em grupo.

Após estipularmos como seriam as rodas, fixamos um horário semanal na grade da turma e elegemos a Sala de Leitura como espaço principal para a atividade.

Inicialmente, apresentamos à turma os elementos pré-textuais e pós-textuais que compunham a perigrafia do livro. Ainda neste momento de predição, acionamos os conhecimentos prévios dos alunos sobre o contexto sócio-histórico daquela época.

Considerando e respeitando o ritmo de cada aluno, sinalizamos a importância da leitura em voz alta e, a partir das inscrições voluntárias, começávamos a leitura.

Entremeávamos a leitura com o apoio de pequenos vídeos que contextualizavam os fatos históricos apontados pela narrativa, tendo a produção audiovisual como suporte para a ampliação dos conhecimentos acessados.

Ensinamos a localizar as pistas que o texto oferecia para a construção de sentidos. Instigamos a turma a criar hipóteses para mais à frente confirmá-las ou não, a levantar suposições capazes de completar as lacunas do texto.

Procurávamos dar nomes a nossas ações objetivando instrumentalizar os alunos a partir de estratégias de leitura que pudessem ser aplicadas nos mais variados gêneros textuais.

Numa perspectiva interdisciplinar, passeamos pela história e pela geografia do Rio Antigo, sempre acompanhados pelas pinturas e gravuras do período colonial.

Ao longo do processo, valorizamos a atividade de ler em grupo, pois entendemos que formamos uma comunidade de leitores capaz de convergir, mas também de divergir da interpretação dos textos, ampliando, assim, o repertório dos participantes, objetivo perseguido pelo PPP da nossa escola.

Ancorados no sentimento de pertencimento gerado pela leitura coletiva, construímos laços que nos identificaram como um grupo coeso e imerso numa experiência artística, e sobretudo, humana, tão delicadamente entremeada pela literatura.

Para além do que a obra propunha, refletimos sobre os impactos gerados pela chegada e pelo “bota-fora” da Família Real, e traçamos uma linha do tempo até chegarmos ao bicentenário da Independência do Brasil.

Relativamente a esse período, conversamos sobre alguns fatos históricos, especialmente a escravidão mais longeva das Américas, e muitos acontecimentos que “a história não conta” – tudo motivado pela ficção lida, acrescido do que a literatura pode oferecer como patrimônio cultural.

Para coroar nossos encontros, recebemos em nossa escola a própria autora que leu conosco o último capítulo do livro e nos falou sobre a sua produção literária e as fontes de pesquisa para a sua escrita. No semestre seguinte, outro livro lido... e outro...

Registros
IMAGENS
Visita da escritora Luciana Sandroni
Comemoração - visita da escritora Luciana Sandroni
Autógrafos de livros para a Sala de Leitura
Leitura em círculo na Sala de Leitura
Alunos lendo em grupo
Mediação de leitura - Estudantes e mediadoras
VÍDEOS
PDFs
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E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.