O Laboratório de Geodiversidade é inaugurado em 2024 na Escola Municipal Marc Ferrez e tem como objetivos:
- Difundir a Ciência Geográfica Acadêmica no ambiente escolar, seus conceitos e estimular a interface entre as outras disciplinas do conhecimento
- Desenvolver a Educação Integral a partir da utilização de Metodologias Ativas de Aprendizagem
- Estimular o desenvolvimento de habilidades curriculares e de competências previstas pelo Currículo Carioca da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro
- Produzir conhecimentos com os estudantes da unidade escolar a partir da aplicação do método científico, da realização de experiências e desenvolvimento de respostas para questões contemporâneas a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas
BRAGA, R. Apresentação. In: CAMARGO, F.; DAROS, T. A Sala de Aula Inovadora:
Estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
CAMARGO, F. Por que usar Metodologias Ativas de Aprendizagem?. In: CAMARGO,
F.; DAROS, T. A Sala de Aula Inovadora: Estratégias pedagógicas para fomentar o
aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018
DAROS, T. Metodologias Ativas: aspectos históricos. In: CAMARGO, F.; DAROS, T.
A Sala de Aula Inovadora: Estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo.
Porto Alegre: Penso, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 61ª Ed.
Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GUERRA, Antonio J. T. e, JORGE, M.C.O (Orgs.). Processos Erosivos e Recuperação
de Áreas Degradadas. São Paulo: Oficina de Textos, 2018.
JORGE, M. do C. O. Solos: conhecendo sua história. 1 ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2021.
NOBREGA, L. P. R. Construindo aprendizagens no ensino de solos a partir de
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Ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico-prá tica. Porto Alegre:
Penso, 2018.