“A Olimpíada das Multieficiências é inspirada no subprojeto do grupamento do Maternal II, “Educar para uma sociedade mais inclusiva / As multieficiências das pessoas com deficiências”. Ela foi organizada em três etapas: treino, atividade efetiva, premiação. Na primeira etapa, o Professor apresentou uma história, vídeos (escolhidos por cada Professor) sobre as olímpiadas, com a finalidade de preparar as crianças para as atividades seguintes. Na segunda etapa, iniciou-se a realização dos treinos das atividades. Cada grupamento foi organizado em pares para cumprir as atividades. Todas as atividades propostas foram pensadas à luz da psicomotricidade. Portanto, compreendemos que não há possibilidade de se pensar o movimento corporal desassociado do psiquismo, pois “a prática psicomotora baseia-se em algumas concepções fundamentais relativas à pessoa e à sua maneira de ser; ela considera a pessoa de forma global (...)” (AUCOUTURIER, 2010, p.85). Cada indivíduo é singular, desenvolve sua própria estrutura corporal em uma concepção neurobiopsicossocial. Porque somos seres evolutivos, inseridos em um contexto social e nos relacionamos, por meio da afetividade. Descrição das atividades - Berçário: 1) Organizar os colchões em linha reta. Em uma ponta, fica um adulto com um pote de bolas, na outra, outro adulto com o pote vazio. As crianças, em dupla, são desafiadas a pegarem a bola e caminhar com ela até a outra extremidade e jogá-la no pote. 2) Fazer duas trilhas com tijolos de EVA espaçados, na sequência, um adulto segurando dois bambolês. Cada dupla, caminha de mãos dadas pelos tijolos, passa, através dos bambolês, até a chegada. 3) Subir e descer no escorrega, esperar a dupla para juntos empurrar o cilindro até o final o percurso. Maternal I e II: 1) Demarcar o chão com fita, forma linhas angulares e duas linhas retas paralelas. Organizar as crianças em pequenos grupos. Um grupo por vez, é espaçado em cima da linha angular, enquanto os demais grupos estão espaçados nas linhas retas. Uma criança é responsável por entregar a bola para criança da ponta, que a passa para o amigo do lado e, assim, sucessivamente, até a chegada. São distribuídas três bolas. 2) Caminhada em linha reta (com troca de marcha), segurando a colher com uma bolinha. Cada criança leva a bolinha até a sua dupla, que segura um pote, onde é depositada a bolinha. Depois, foram invertidas as funções. 3) Organizar os grupamentos em pequenos grupos, em cada grupo devem ter três duplas no máximo. As duplas são organizadas em um espaço, onde são espalhadas bolinhas coloridas. Cada dupla é responsável por pegar as bolinhas de uma determinada cor e colocar em local indicado. A terceira etapa foi a premiação dos grupamentos. Foi feita uma culminância da Olimpíada junto aos pais (mostramos, por meio de fotos e vídeos, as atividades realizadas), com um lanche coletivo. Foi proposto, aos pais, a vivência de uma das atividades, para que eles pudessem realizá-las, juntos aos seus filhos.
Acreditamos que a temática “inclusão” ainda precisa ser discutida e desenvolvida com afinco nas instituições de ensino. Por isso, “A olimpíada das multieficiências de Creche Municipal Eduardo Moreira dos Santos” pode ser considerada uma estratégia relevante para fomentar a construção de uma educação infantil inclusiva, pois impacta nas experiências das crianças e ainda aumenta o vínculo entre famílias, criança e creche.
A vivência das atividades psicomotoras, por meio do brincar, elucida uma prática que potencializa o desenvolvimento da criança de forma divertida e significativa, permitindo a criança viver experiências corporais no ambiente escolar, em interação com outras crianças e com os adultos. Assim foi possível vivenciar experiências desportistas lúdicas em pares por meio de circuitos; promover o convívio, a interação, o empoderamento das crianças; ressaltar as multieficiências das crianças com deficiência, por meio da linguagem do brincar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AUCOUTURIER, Bernardo. As dificuldades de Comportamento e Aprendizagem / A pedagogia da escuta e a prática psicomotora para o acompanhamento do crescimento da criança. Lisboa. 1ª ed., 2010.
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
FONSECA, Vitor da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. 3º.ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2022.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 28 julho. 2023.